Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Exposição ao sol: um aliado para aumentar a imunidade

Reichmann destaca os benefícios da vitamina D3 no organismo

Regular a presença de cálcio e do ferro no sangue, controlar a pressão arterial e as funções cardíacas, contribuir com a força muscular, prevenir a calvície, combater doenças autoimunes, moderar a secreção de insulina, auxiliar no fortalecimento dos ossos e revigorar o sistema imunológico. Esses são os benefícios da vitamina D3 no organismo, ressalta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.

A vitamina D3 é muito importante e proveniente da exposição solar na pele. “A orientação é a exposição diária ao sol, durante 20 minutos no período do meio dia, quando as concentrações de raios UVB são maiores, sendo que essa radiação é responsável pela produção da vitamina. Essa atitude resultará no aumento significativo dos níveis de vitamina D3 no organismo, contribuindo para a melhora da imunidade. O problema é que dificilmente as pessoas se expõem ao sol e, por isso, é frequente a deficiência dessa vitamina”, explica Reichmann.

O médico destaca que muitas vezes é difícil tomar sol de maneira regular por inúmeros fatores, por isso é importante suplementar essa vitamina se o paciente estiver com os níveis baixos. “A deficiência da vitamina D3 causa raquitismo em crianças (ossos fracos e quebradiços) e osteomalácia em adultos (inflamação do periósteo e dores no corpo inteiro), além de ser responsável por inúmeras reações metabólicas e atuar em quase 10% do genoma humano”, complementa. Segundo Reichmann, todas a pessoas com deficiência de vitamina D3 são beneficiadas com a suplementação, indiferente da idade.

Uma das funções da vitamina D3 é aumentar a absorção de cálcio no intestino, necessária para fortalecer ossos e dentes. Desta maneira, a vitamina consegue atuar como epigenome nutrigenético, ou seja, através da alimentação é possível inibir ou acelerar a função da produção de uma proteína pelos genes. “O genoma humano tem aproximadamente 23 mil genes funcionais e a vitamina D3 age pelo menos em 10% desses genes, isso quer dizer que podemos tratar com essa substância ou o Colecalciferol aproximadamente 10% de todos os problemas de saúde ou das doenças metabólicas”, argumenta o médico.

Devem ficar atentos ao déficit da vitamina D pessoas acima dos 60 anos; que sofrem quedas e fraturas recorrentes; gestantes e lactantes; indivíduos com osteoporose e doenças osteometabólicas; portadores de doença renal crônica; pacientes com má absorção de nutrientes ou que fizeram cirurgia bariátrica; pacientes com câncer; presença de sarcopenia (perda de massa e força muscular); diabéticos; e pacientes com insuficiência cardíaca.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira