Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Exposição no Norte Shopping reúne obras criadas com a técnica oriental Sumi-ê

Técnica oriental de pintura que retrata a forma e a essência dos elementos na natureza e o homem interior, o Sumi-ê é tema de uma exposição no Norte Shopping. Até o dia 25 de setembro, o público pode conferir cerca de 40 obras criadas pela artista plástica e professora Rosinha Imthurm, de Timbó. A exposição está aberta à visitação diariamente, das 10h às 22h, próximo à Praça Central.

O Sumi-ê, palavra que em português significa ‘pintura a tinta’, consiste em pinturas em preto e branco. Essa arte milenar se originou em mosteiros budistas na China, durante a Dinastia Sung (960-1274), e foi introduzida no Japão pelos monges no século 14, onde tornou-se mais difundida. A arte do Sumi-ê retrata temas significativos, sendo quatro deles os mais importantes e que evidenciam uma profunda ligação com a natureza: a orquídea selvagem, o bambu, a ameixeira e o crisântemo.

Para criar as obras, a artista que se dedica a esta técnica há 10 anos utiliza materiais como barra de sumi e uma pedra para preparar a tinta, pincel, papel chinês, carimbo e tinta vermelha. “O Sumi-ê é feito com tinta preta, onde se aplica meio tons, mas também pode ser colorido. As características são pinceladas sem retoque e com uma gestual próprio. O pincel fica com as cerdas inclinadas a 90 graus e o artista não pode apoiar a mão, os traços são leves e soltos. É uma técnica que extrai a essência da emoção do artista”, ressalta Rosinha.

Agende-se
O quê: Exposição de pinturas Sumi-ê, com obras da artista plástica Rosinha Imthurm

Onde: Norte Shopping, próximo à Praça Central
Quando: Diariamente, das 10h às 22h. Até o dia 25 de setembro
Quanto: Entrada gratuita

Posts Relacionados

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados

Dia Internacional do Milho: sabor tipicamente brasileiro é ingrediente para todo tipo de bolo

Workshop sobre mesa posta, etiqueta à mesa e etiqueta social reúne convidadas em Itajaí

Paixão por selos e flores é tema de exposição inédita em Florianópolis

Como se preparar para um intercâmbio?

Banda Nós Naldeia faz show gratuito neste sábado no Jurerê OPEN

A Geolocalização do Balneário Shopping agora é estampa da The North Face

Dia das Mães: open shopping de Florianópolis faz promoção especial para a data

SC se consolida como palco para grandes eventos de fisiculturismo e vai receber a 3ª edição do Eduardo Corrêa Classic em maio

Warung Day Festival chega à nona edição anual com 21 atrações