Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Extra abre inscrições para projeto que apoia mulheres negras e seus empreendimentos durante a pandemia

Por meio do Instituto GPA e, em parceria com a Fundação Tide Setubal, mais de 30 novos empreendimentos receberão aporte financeiro e formação técnica nas turmas de 2021

São Paulo, março de 2021 – Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgada em 2020, as mulheres empreendedoras negras são o segmento mais afetado pela pandemia do novo coronavírus entre todos os grupos de empreendedores brasileiros. Elas têm maior dificuldade de se adaptar ao ambiente virtual e conseguir empréstimos bancários em razão do CPF negativado. Ainda de acordo com a pesquisa, 36% das empreendedoras negras seguem com as atividades interrompidas.

Por acreditar na importância e no potencial de transformação que esses empreendimentos e essas mulheres têm na vida de outras mulheres, em seus territórios, comunidades e em toda a sociedade, a rede Extra, por meio do Instituto GPA, em parceria com a Fundação Tide Setúbal, selecionou em 2020 17 mulheres empreendedoras negras que se encontram em situação de vulnerabilidade social para apoiar seus negócios.

O apoio fez parte da primeira edição do projeto Empreendedoras Periféricas, que busca fortalecer iniciativas econômicas de mulheres negras por meio de aporte de recursos financeiros e formações e através da conexão dessas iniciativas em uma rede mais extensa de atores sociais, favorecendo a manutenção dos seus empreendimentos no cenário da Covid-19.

Uma das empreendedoras selecionadas na primeira edição do curso foi a Suelli Conceição, bióloga e CEO da YA OMI, empresa de fitocosméticos naturais que gera renda nas comunidades, divulgando e fortalecendo uso da flora local, promovendo a sustentabilidade, a sustentação cultural, social, econômica e ambiental. “Como dona de uma empresa de cosmética natural artesanal, uma microempreendedora, não teria forma alguma de sustentar nesse processo de pandemia sem o suporte oferecido pelo projeto para fazermos o capital de giro e conseguirmos atender o maior número de mulheres que fortalecem a iniciativa. Esse apoio é muito importante para conseguirmos manter as nossas atividades emergenciais, garantindo a nossa produção, e o fortalecimento da nossa cultura que é o fomento do auto cuidado”, disse.

Para Hellen Caroline dos Santos Sousa, fundadora de um negócio da comunidade de Fazenda Coutos, na Bahia, que produz o EcoCiclo, um absorvente 100% biodegradável, o projeto é um fôlego em meio a um momento tão delicado. “Por conta desse recurso conseguimos colocar em prática grande parte do nosso planejamento que estava suspenso por conta do Covid-19”, disse.

Nas turmas de 2020, o aporte, de até R﹩ 9 mil por negócio, a depender do número de mulheres impactadas pelos empreendimentos, foi feito durante três meses. Além disso, as empreendedoras receberam capacitações técnicas online sobre gestão de negócios, educação financeira, inteligência emocional e comunicação. Em 2021, o curso terá o mesmo formato, expandido para 4 meses e com aportes distribuídos nesse mesmo período. Estão previstas duas turmas para este ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre.

As empreendedoras interessadas em participar do processo de seleção da próxima turma devem preencher o formulário disponibilizado no site do Instituto GPA (https://institutogpa.org.br/projeto/empreendedoras-perifericas), entre os dias 17 e 24 de março.

Projeto Empreendedoras Periféricas:

Período de inscrição: de 17 a 24 de março

Posts Relacionados

Telemedicina: primeira consulta presencial e territorialidade geram divergências para regulamentação

Transformação digital visa contribuir com o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil no Brasil

Seminário debaterá desafios e soluções para o desenvolvimento sustentável da indústria de resíduos sólidos no Brasil

Empresas devem afastar gestantes de atividades presenciais na pandemia; advogado questiona realização de home office

União Europeia credencia o Tecpar para oferecer exame sorológico antirrábico

Diário da Cidade

Com mercado digital esbanjando vagas, Gama Academy lança curso para pagar só depois de contratado

Diário da Cidade

DHL Supply Chain garante distribuição de equipamentos médicos e abastecimento de hospitais durante a pandemia

ABNT sugere indicadores para o desenvolvimento urbano eficiente de Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis

Pastor foge da prisão e vai namorar mulher de companheiro de cela

diariodacidade

Pastor presidente é detido por pornografia infantil

diariodacidade

Presidente da Assembleia de Deus é acusado de lavar dinheiro, diz pastor

diariodacidade

Filho de Crente x Filho de ímpio – APÓSTOLO ARNALDO

diariodacidade

Fórum da deep web reivindica massacre em creche de SC e ameaça: “Não foi o último atentado”

diariodacidade

Pastor que orou para Paulo Gustavo morrer, toma atitude após morte do ator

diariodacidade

Bolsonaro faz a mais clara ameaça de golpe: “se não tiver voto impresso, não vai ter eleição”

diariodacidade

Correios lança sistema que agiliza contratação de serviços de transporte

Diário da Cidade

Imposto de Renda 2021: como declarar criptomoedas sem erros?

Pandemia causa perdas de R$12 bilhões para o setor de transporte público

Confira os estados do Brasil com mais vagas de trabalho temporário

Save Ralph: Veganismo cresce ao redor do mundo em respeito ao meio ambiente e animais