Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zz Esporte BR

Fabio Gouveia destaca confraternização gaúcha na Taça Madeirite.

Taça Madeirite 2016, Guarita, Torres (RS). Foto: Divulgação

Tá aí um clássico evento de confraternização. Já vinha acompanhando o Madeirite em algumas edições passadas, sempre antenado à representação do surfe gaúcho. Aliado à grande festa, alguns convidados de honra sempre presentes.

Já haviam ido nosso ídolo Tom Currem, Percy “Neco” Padaratz… Enfim, foi com grande surpresa e apreço que recebi o convite para participar, juntamente com meu filho Igor, da edição deste ano, promovida nos últimos dias 16 e 17 de abril.

As baterias rolavam, mas o que valia ali era  realmente a diversão, o prazer de estar participando de uma camaradagem incrível que vem de épocas. Baterias com a turma do berço do surfe gaúcho, anos 70, 80, pioneiras do surfe feminino, gerações juntas na categoria Pais e Filhos, ”Sementinhas” (até 10 anos), depois até 14… Na categoria Flowers, muitas meninas novinhas e amarradonas, com surfe na veia, totalmente empolgadas. Quem sabe dali saia mais uma pra fortalecer o surfe feminino brasileiro? Legal ver muitas meninas surfando.

A praia da Guarita e suas histórias me deixaram fascinado. Mesmo em dia fraco, as marolas estavam divertidas e sol a pino. Peguei algumas boas ondas com mais um convidado de honra, Bruno Santos, que não diferente dos demais, estava amarradão em estar ali.

A esperada bateria Expression Session teve a presença de Rodrigo Dornelles, dono de um surfe clássico e muito polido. Outros estavam ali fortalecendo. Cristiano Bins, Gobato, Lucas de Nardi, ”Ki” Fornari, enfim, difícil lembrar dos nomes.

De última hora, meu filho Igor repôs alguma vaga e com um aéreo reverse faturou a disputa. Saiu dali muito amarradão, pois as condições estavam difíceis naquele momento. As baterias entre pais e filhos foram muito legais, gerações surfando juntas, algumas famílias com três integrantes até. Era sempre uma alegria fazer fotos para posteridade com todos e a troca de ideias e vivência eram muitas.

A categoria de campeões de todas as taças do estado teve Dornelles como vencedor. Além do surfe clássico, o bichinho tava ligeiro na marola.

Fiquei filmando no andar de baixo da estrutura montada na Guarita, e, diga-se de passagem, uma aconchegante estrutura. Ao meu lado Basílio Bosque Ruy, legend da fotografia de surfe do Brasil e “figuraça”!  Com um olho na água e outro na areia, o bicho não perdia um clique, tanto das ondas como das beldades em desfile.

O evento teve como patrono Pedro Chaves Barcelos. Ouvi dizer que foi o primeiro gaúcho a surfar Jeffrey’s Bay nos anos 70. Será que o “magrão” pegou crowd naquela época? Silvana Valentin foi homenageada por ter sido uma das primeiras meninas do estado a subir em uma tabla.

E, antes que me esqueça, ali tive a oportunidade  de reencontrar Roberta Borges, destaque do estado nos eventos brasileiros na também “mágica” década de 80. Outros homenageados foram  Renato Rener de Araújo, proprietário da primeira Sk8 Shop no Rio Grande do Sul (época dos Dog Town) e Geraldo Ritter, embaixador e campeão do estado e que deixou a turma precocemente ao fim da década de 80.

Rolando de dois em dois anos, a próxima será em 2018.  Agradecido pelo convite de ter participado da festa deste e estarei acompanhando o próximo. Abraços pra turma e sucesso sempre!

Fotos: Arquivo pessoal Fabinho, Basílio Ruy e Rafael Boca

Vencedores das baterias

Sementes (10) Gabriel Bem
Sementes (14) Kaique Garcia
Flowers – Manu Ronan
Taça Trópico – Rodrigo “Pedra” Dornelles
Anos 80 – Marne Sieben
Anos 70 – Totonho
Pais e Filhos – Fabio Gouveia e Igor Gouveia

Posts Relacionados

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina

Bota do Mundo 2018

Próxima edição da Volvo Ocean Race será com barcos da IMOCA

Fraiburgo e Transcatarina: a comemoração da Bodas de Estanho

Pâmella Mel completa 40 pódios

Circuito Catarinense de Stand-up Paddle é neste final de semana

Brasileiro sub-21 de vôlei de praia tem atleta de Balneário Camboriú

Saiba como o Dongfeng Race Team ganhou Volvo Ocean Race mais apertada da história

Estreia no 10º Transcatarina: de navegador para piloto

Paraná recebe as promessas olímpicas da Natação no Brasileiro Junior