Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Noticia BR Notícias

Fake news do momento: bolsonarista recomenda água tônica por conter quinino, a “base” da cloroquina.

Fake news do momento: bolsonarista recomenda água tônica por conter quinino, a “base” da cloroquina.

“Isso a Globo não te conta”, diz Victória Peixoto, militante do Novo em Campo Grande que seria pré-candidata a vereadora, em vídeo que circula nas redes bolsonaristas para defender a cloroquina contra o coronavírus.

Depois da onda de pneus explodindo e da história do “primo Antônio Carlos” que foi curado da Covid-19 com clorquina, as redes bolsonaristas já possuem sua mais nova fake news para minimizar a doença e defender o presidente Jair Bolsonaro, que aposta em uma “cura milagrosa” para o coronavírus.

Um vídeo que circula entre apoiadores do presidente mostra uma mulher em um supermercado pegando uma lata de água tônica e dizendo: “Água tônica tem quinino. Quinino é a base da cloroquina. E isso aqui você pode comprar tanto no supermercado como eu to fazendo, como na conveniência da esquina. Isso aqui a Globo não te conta”.

Walfrido Warde@WalfridoWarde

O que aconteceu com o bom senso? O que houve com o respeito à ciência? O que passa pela cabeça de uma pessoa que acha que pode curar a covid-19 com água tônica?

648 pessoas estão falando sobre isso

O vídeo vem sendo usado para incentivar as pessoas a consumirem o produto, como se ajudasse no combate à Covid-19.

No entanto, além de a cloroquina não ter sua eficácia contra o coronavírus 100% comprovada em estudos, o quinino presente na água tônica, apesar de conter a mesma base, não é a mesma substância.

“Quinino é quinino, cloroquina é cloroquina. A cloroquina foi desenvolvida a partir do quinino, mas são moléculas bem diferentes. Seria o mesmo que dizer que a cocaína e a lidocaína sejam a mesma coisa”, explicou, ao analisar a fake news, o professor da Unicamp e psiquiatra Luis Fernando Tófoli.

“E não, não há qualquer estudo em laboratório, em animais ou em humanos que sugira que quinino – e muito menos água tônica – tenha qualquer efeito terapêutico em SARS, coronaviroses ou covid-19, mostre a Globo isso ou não”, completou o professor em uma sequência de tuítes.

LF Tófoli

@lftofoli

A mais nova pseudo-polêmica “que a Globo não mostra” é a influencer de direita mandando as pessoas beberem água tônica, que contém quinino e, segundo ela, “é a base da cloroquina”. É isso mesmo?

NÃO. Aí vai um pequeno 👇🏾

Ver imagem no Twitter
1.206 pessoas estão falando sobre isso

A mulher que aparece no vídeo fazendo propaganda da água tônica é Victória Peixoto, uma militante de direita filiada ao partido Novo de Campo Grande (MS) e provável pré-candidata a vereadora.

Em seu perfil no Twitter, ela se descreve como “ambientalista, ativista política, cientista política e antropóloga.

 

Posts Relacionados

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

Homem de 73 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Balneário Camboriú

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município