Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zEntretenimentos Brasil / Mundo

A fé, uma aliada poderosa na cura de doenças

A medicina tem sido responsável por pesquisas científicas que promovem importantes descobertas e inovações tecnológicas no diagnóstico, combate e cura das doenças. E para auxiliar a ciência, e compreender melhorar o ser humano em sua totalidade, diversos estudos têm sido realizados e apontam o papel fundamental da fé e da espiritualidade na manutenção da saúde. Os resultados direcionam que, independente da religião, a fé auxilia no processo de recuperação e cura de doenças promovendo bem-estar psicológico, e ainda ajudando prolongar a vida, pois as pessoas espiritualizadas são mais regradas e comprometidas com hábitos saudáveis, tendo uma qualidade de vida melhor.

 

O Médico e Professor da UFPR, Dr. Edson Gomes Tristão, afirma que quando o paciente e seus familiares são religiosos, o tratamento tem melhor desempenho e recuperação. “Nos últimos tempos, pudemos observar que os pacientes que tem fé e recebem orações, têm um procedimento cirúrgico, pós-operatório e recuperação mais tranquila, que outros. O meu conselho neste momento é que a família se reúna e faça orações, porque nós percebemos isso.”

 

Na medida que a ciência tem comprovado a importância da fé e da espiritualidade na medicina, está ocorrendo uma grande mudança global na relação entre médico e paciente, através da “Medicina Integrativa”. Para o médico a doença deixa de ser o foco central do tratamento e a atenção passa a ser voltada para todos os aspectos do paciente, englobando a mente, corpo, estilo de vida e o espírito. É importante compreender a situação da pessoa como um todo, o seu relacionamento familiar, no trabalho e religioso, de forma mais humana e adequada para tratar o problema de forma individualizada.

 

Ela emprega terapias convencionais e complementares, onde o paciente é visto como o principal responsável pela sua cura. Para isso, além de tratar a doença com os conhecimentos mais avançados da medicina, são associadas às terapias como acupuntura, ioga, meditação, entre outras, de acordo com a necessidade para o restabelecimento integral do paciente, que inclui aspectos sociais e emocionais. Muito difundida nos Estados Unidos, onde surgiu na década de 70, ela vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, passando a ser adotada por hospitais conceituados como Albert Einstein e Sírio Libanês.

 

 

A Medicina Integrativa será debatida em Curitiba no mês de setembro

 

A Medicina Integrativa será debatida por renomados médicos e outros profissionais da saúde, da região Sul, durante o 2º SimpAME-PR (Simpósio da Associação Médico Espírita do Paraná), que acontece nos dias 23 e 24 de setembro, no Teatro da FEP (Federação Espírita do Paraná). O tema central do evento será “Saúde, Ciência e Espiritualidade – Conexão do Conhecimento para a Saúde Integral”.

 

De acordo com o Dr. Tristão, Presidente da Associação Médico Espírita do Paraná (AME-Paraná) e professor de ginecologia e obstetrícia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o objetivo do evento é reunir acadêmicos e profissionais de saúde: médicos, psicólogos, enfermeiras, assistentes sociais, terapeutas holísticos e ocupacionais, estudiosos e pesquisadores, além de grupos religiosos, espíritas e espiritualistas para promover a Conexão do Conhecimento para a Saúde Integral. Ele defende o conceito de que a saúde não é somente a ausência de doenças, mas sim o conjunto harmônico de saúde física, mental, social e espiritual, em que dever ser tratado o “doente” e não a doença.

 

A medicina integrativa tem mudado o paradigma do tratamento médico em hospitais, unidades de saúde e consultórios, que passaram a tratar o paciente em sua totalidade. Muito difundida nos Estados Unidos, onde surgiu na década de 70, ela vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, passando a ser adotada por hospitais conceituados como Albert Einstein e Sírio Libanês.

 

A medicina integrativa emprega no tratamento terapias convencionais e complementares, onde o paciente é visto como o principal responsável pela sua cura. Para isso, além de tratar a doença com os conhecimentos mais avançados da medicina, são associadas às terapias como acupuntura, ioga, meditação, entre outras, de acordo com a necessidade para o restabelecimento integral do paciente, que inclui aspectos sociais e emocionais.

 

Em paralelo ao Simpósio acontecerá, também, o ENCONTRAME-SUL, Encontro dos Presidentes das Associações Médico Espíritas do Sul do País(PR/SC/RS).

 

Entre os temas abordados estarão: “Stress e Doenças Cardiovasculares”, “O Campo Quântico como Espaço Fenomênico para a Cura de Doenças”, “Influência dos Processos Obsessivos na Área Médica”, “Despertando uma Consciência Crítica Frente ao Alcoolismo”, “Mentes Interconectadas”. “A Física Quântica e a Lei de Sintonia” e “Espiritualidade na Formação do Médico”.

 

A AME-PR (Associação Médico Espírita do Paraná) é uma entidade científica cultural, sem fins políticos ou lucrativos, de caráter eminentemente científico, filosófico, ético, moral e social, comprometida com a Ciência Oficial e a Cultura Espírita.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

23/09/2016 – SEXTA-FEIRA

 

19:00-19:30h: Abertura

19:30- 20:10h: “Saúde, bioética e espiritualidade na construção de um novo mundo”. Dr. Gilson Roberto – Homeopata/especialista em psicologia clínica. Presidente da AME Brasil.  Porto Alegre/RS

MESA REDONDA: Saúde & Espiritualidade

20:20 – 21:00h:“Espiritualidade na formação do médico”

Dr. Paulo Rogério Aguiar- Psiquiatra. Mestrado pela UFSCPA, Vice -Diretor do núcleo de Psiquiatria e Espiritualidade (NUPE) da Associação de Psiquiatria do RS. Porto Alegre- RS

21:00 – 21:40h: “O despertar da espiritualidade nas condições de risco”

Dra. Eunice Velloso. Ginecologia/obstetrícia, administração hospitalar, Núcleo espírita Nosso Lar e Centro de Apoio ao Paciente com Câncer, ex-docente da Faculdade de Medicinam da UNISUL (SC). Florianópolis-SC

21:40- 22:00h – Perguntas e respostas com os presentes

22:00h. Encerramento do primeiro dia

 

24/09/2016 – SÁBADO

 

8:00 – 8:40h: “Doença e sofrimento. Significados para a alma”

Dr. Felipe Ferreira – Ginecologia/obstetrícia. Pós-Graduação em Ultrassonografia. Presidente da AME – Maringá-PR

8:40 – 9:20h:“Saúde ou doença. A escolha de cada um”

Dr. Victório Luiz Turconi. Pediatra, Auditor médico, ex-Secretário de Saúde de Bento Gonçalves. Conferencista nacional e internacional.Presidente da AME de Bento Gonçalves, RS.

9:20 – 10:00h- “Influência dos Processos Obsessivos na área Médica”

Dr. Marco Aurélio Silva. Cirurgião Plástico, presidente da AME de Livramento- RS

10:00- 10:15h- –Perguntas &Respostas

10:15- 10:30h- Intervalo

MESA REDONDA:  Dependência Química

10:30- 11:10h-“Despertando uma consciência crítica frente ao alcoolismo”

Dr. Edson Luis Cardoso. Psiquiatra. Presidente da AME de Santo Angelo-RS

11:10-11:50h – “Um diálogo entre pais e filhos”

Marlene Venâncio Sperandio, Psicóloga Clínica, com especialização em Dependência Química e Medicina Sócio-Psicossomática. AME-PR

 

11:50- 12:00h –  Perguntas e respostas com os presentes

12:00-13:30h- Intervalo para o almoço

13:30 – 14:10h– “Stress e Doenças Cardiovasculares”

Dra. Maria Cristina Fervenza. Cardiologista, Livramento-RS

MESA REDONDA:  Física Quântica, Saúde e Espiritualidade

14:10 – 14:50h- “Mentes Interconectadas. A Física Quântica e a Lei da Sintonia”

Dra. Samira Turconi. Farmacêutica e Bioquímica, especialista em análises clínicas, ex-docente da faculdade de medicina de Caxias do Sul. Conferencista nacional e internacional. Bento Gonçalves, RGS

14:50-15:30h “O campo quântico como espaço fenomênico para a Cura das Doenças”.

Osny Ramos.Engenheiro Mecânico e bacharel em filosofia, pós-graduação em filosofia da ciência, mestrado em Antropologia Filosófica. AME-PR.

15:30-15:45h: Perguntas e respostas

15:45-16:00h: Intervalo

MESA REDONDA:  Preparo para a Morte e a Defesa da Vida

16:00- 16:40h – – “Testamento Vital” – Diretrizes elaboradas pelo paciente para seu tratamento futuro”.

Dr. Jorge Timi. Cirurgião Vascular e Advogado. Curitiba/PR.

16:40- 17:20h – “Dignidade do Nascituro e reflexões sobre a eutanásia”

Dr. Clayton Reis. Juiz de Direito. Prof. Universitário. Curitiba

17:20- 17:40h. Perguntas e respostas com os presentes

17:45h. Encerramento do Simpósio.

 

SERVIÇO: 2º SIMPAME-PR

 

Data: 23/09 – sexta, das 19h às 22h / 24/09 – sábado, das 8h às 17h45.

Local: Teatro da FEP (Federação Espírita do Paraná) – Rua Alameda Cabral, 300 – Centro.

Investimento: Setembro (R$120,00). Desconto de 50% para acadêmicos de medicina, psicologia (graduandos e pós-graduandos) e médicos residentes, mediante comprovação no local do evento e Clube Gazeta do Povo.

Ponto de Venda: Disk Ingressos (Call Center 41 3315-0808), nos quiosques Disk Ingressos dos shoppings Mueller, Palladium e Estação ou pelo www.diskingressos.com.br .

Informações: www.diskingressos.com.br e www.ameparana.org .

Posts Relacionados

Fernanda Lacerda vai até o chão em novo vídeo clipe de MC Fabinho

Em julho o projeto Cia Mútua 25 anos oferece duas oficinas

Kiev Ballet apresenta “Dom Quixote” e “Paquita” em Curitiba

Bota do Mundo 2018

VEM AÍ A QUARTA EDIÇÃO DO BEATNESS

Na’amat Pioneiras de Porto Alegre realiza bazar anual beneficente

Paulo Miklos faz pocket show gratuito em Curitiba

Rafa Brites realiza workshop em prol da ONG Projeto Camaleão: Autoestima Contra o Câncer na capital gaúcha

Atriz internacional de cinema Cris Lopes visita São Miguel Arcanjo no Brasil

Inverno exige cuidados extras com as doenças respiratórias nos pets