Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí a partir de 09:30Hr.

A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem à público informar à sociedade, em geral aos munícipes de Itajaí e Navegantes, e todos que estiverem trafegando pela região, sobre as atividades da Décima Segunda Manobra Especial na área da nova Bacia de Evolução, e o devido fechamento do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí.

De acordo com a programação a ser divulgada pelo Armador (MSC), a manobra será realizada por um dos dois navios que estão a caminho do complexo, estando aptos para atracar em um dos berços da Portonave, sendo eles:

Navio “MSC NAOMI” – 299,95 metros de comprimento por 48,20 metros de largura (boca), de bandeira do Panamá. Está vindo do Porto de Montevidéu (Uruguai), e ao desatracar de um dos berços da Portonave, seguirá para o Porto de Santos (SP).

Também o navio “MSC ARICA” – 299,18 metros de comprimento por 48,20 metros de largura (boca), de bandeira da Libéria. Está seguindo seu trajeto marítimo vindo do Porto de Rio Grande (RS), e ao desatracar de um dos berços da Portonave, seguirá para o Porto de Paranaguá (PR).

A décima segunda manobra especial acontecerá na próxima segunda-feira, dia 30 de março de 2020, a partir de 09:30 horas. O horário compreendido para esta ação ficou programado em duas horas (período de Preamar – maré alta), porém, a manobra está prevista para ocorrer a partir de 09:30 até 11:30 horas. Em caso de mau tempo, ou seja, se as condições climáticas não estiverem favorecidas para essa atividade, toda a manobra será imediatamente cancelada.

Para dar toda a segurança de navegabilidade durante o teste, o canal de acesso ficará interditado e por um período, as atividades de rotina no Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira, serão interrompidas. Após encerrado a nova manobra de teste, todos estes locais estarão aptos a retornarem com suas atividades. 

MANOBRA DE GIRO INVERSA

Ao contrário das seis primeiras manobras, em que os navios desatracavam do cais, vinham de popa (ré) até a área da nova Bacia de Evolução, faziam o giro de 180º partindo de proa (frente) para fora do canal de acesso, agora, o navio faz inicialmente o giro de 180º na área da bacia e na sequência, segue de popa (ré) até o local de atracação. Trata-se de uma manobra inversa e quando o navio atracar junto ao cais do terminal, se dá por encerrada a manobra.

Ao entrar na nova área da Bacia de Evolução e posteriormente seguir seu percurso até um dos berços da Portonave, a partir de 09:30 horas, acredita-se que toda a duração desta segunda manobra ocorra em até 1h30 minutos.

A Superintendência do Porto de Itajaí informa que as seis primeiras manobras especiais com navios de 300 metros foram realizadas com sucesso na nova Bacia de Evolução. Nesta nova etapa as embarcações farão o giro de entrada e serão rebocados de ré (popa) até os terminais do complexo (Portonave/APMT).

Todas as operações estarão sendo totalmente acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e PORTONAVE), e empresas de rebocadores.

Em área terrestre, no lado de Itajaí, para auxiliar no trânsito próximo a entrada do Ferry Boat, durante o horário de teste de manobra, agentes de trânsito da Codetran estarão acompanhando a ação e promovendo a organização nas vias de acesso ao ferry boat.

Inspetores da Guarda Portuária também estarão acompanhando os trabalhos de manobra e ficarão situados de fronte aos portões da empresa, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança durante o período.

A nova Bacia de Evolução, nesta primeira etapa, contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14,00 metros.

Respeitosamente,

Att

SUPERINTENDÊNCIA DO PORTO DE ITAJAÍ.

Posts Relacionados

Pedidos de novas ligações de água agora podem ser de forma digital em Penha

Diário da Cidade

Bico do Papagaio recebe máscara para incentivar o uso pela população

Obras da Prefeitura de Balneário Piçarras vão interromper funcionamento da ETA da Casan e pode afetar abastecimento em Penha

Sindicato consegue liminar na justiça suspendendo efeitos da medida provisória que prejudicava servidores de Itajaí

Vereadores sugerem ao MP que acompanhe ações do Município no combate ao coronavírus

Lançamento ONLINE do Programa – Stop-Covid 19 – Cuidando de Sua Segurança

Aprovados dois Projetos de Lei, quatro requerimentos e oito indicações

Projeto de lei que institui “Maio Laranja” em Itajaí é protocolado na Câmara Municipal

Vídeo: pescador encontra cobra no costão da Praia Brava em Itajaí

Grupo Koch está contratando para 450 vagas de emprego

Diário da Cidade

Navio que esteve no Porto de Itajaí na semana passada está com 14 tripulantes com Covid-19

Águas de Penha, Aris e Casan criam comitê para gerenciamento da crise hídrica

Dois recém-nascidos estão entre as quatro crianças com coronavírus em Navegantes

Diário da Cidade

Adolescente é detido acusado de assassinar mulher em Itajaí

Diário da Cidade

Comitê especial é formado para discutir crise hídrica em Balneário Piçarras e Penha

Diário da Cidade

Após registrar morte, Navegantes decreta uso obrigatório de máscaras e restringe circulação de pessoas

ACII doa cestas básicas para a Paróquia Dom Bosco

Diário da Cidade

Lei aprovada na Alesc evita licitação “relâmpago” como caso de hospital de campanha de Itajaí

Sindifoz encaminha ao prefeito de Itajaí sugestão de economia de R$2,6 milhões e questiona possíveis problemas na folha de pagamento dos servidores

Vereadores deliberam oito requerimentos e oito indicações

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: