Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí a partir de 09:30Hr.

A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem à público informar à sociedade, em geral aos munícipes de Itajaí e Navegantes, e todos que estiverem trafegando pela região, sobre as atividades da Décima Segunda Manobra Especial na área da nova Bacia de Evolução, e o devido fechamento do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí.

De acordo com a programação a ser divulgada pelo Armador (MSC), a manobra será realizada por um dos dois navios que estão a caminho do complexo, estando aptos para atracar em um dos berços da Portonave, sendo eles:

Navio “MSC NAOMI” – 299,95 metros de comprimento por 48,20 metros de largura (boca), de bandeira do Panamá. Está vindo do Porto de Montevidéu (Uruguai), e ao desatracar de um dos berços da Portonave, seguirá para o Porto de Santos (SP).

Também o navio “MSC ARICA” – 299,18 metros de comprimento por 48,20 metros de largura (boca), de bandeira da Libéria. Está seguindo seu trajeto marítimo vindo do Porto de Rio Grande (RS), e ao desatracar de um dos berços da Portonave, seguirá para o Porto de Paranaguá (PR).

A décima segunda manobra especial acontecerá na próxima segunda-feira, dia 30 de março de 2020, a partir de 09:30 horas. O horário compreendido para esta ação ficou programado em duas horas (período de Preamar – maré alta), porém, a manobra está prevista para ocorrer a partir de 09:30 até 11:30 horas. Em caso de mau tempo, ou seja, se as condições climáticas não estiverem favorecidas para essa atividade, toda a manobra será imediatamente cancelada.

Para dar toda a segurança de navegabilidade durante o teste, o canal de acesso ficará interditado e por um período, as atividades de rotina no Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira, serão interrompidas. Após encerrado a nova manobra de teste, todos estes locais estarão aptos a retornarem com suas atividades. 

MANOBRA DE GIRO INVERSA

Ao contrário das seis primeiras manobras, em que os navios desatracavam do cais, vinham de popa (ré) até a área da nova Bacia de Evolução, faziam o giro de 180º partindo de proa (frente) para fora do canal de acesso, agora, o navio faz inicialmente o giro de 180º na área da bacia e na sequência, segue de popa (ré) até o local de atracação. Trata-se de uma manobra inversa e quando o navio atracar junto ao cais do terminal, se dá por encerrada a manobra.

Ao entrar na nova área da Bacia de Evolução e posteriormente seguir seu percurso até um dos berços da Portonave, a partir de 09:30 horas, acredita-se que toda a duração desta segunda manobra ocorra em até 1h30 minutos.

A Superintendência do Porto de Itajaí informa que as seis primeiras manobras especiais com navios de 300 metros foram realizadas com sucesso na nova Bacia de Evolução. Nesta nova etapa as embarcações farão o giro de entrada e serão rebocados de ré (popa) até os terminais do complexo (Portonave/APMT).

Todas as operações estarão sendo totalmente acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e PORTONAVE), e empresas de rebocadores.

Em área terrestre, no lado de Itajaí, para auxiliar no trânsito próximo a entrada do Ferry Boat, durante o horário de teste de manobra, agentes de trânsito da Codetran estarão acompanhando a ação e promovendo a organização nas vias de acesso ao ferry boat.

Inspetores da Guarda Portuária também estarão acompanhando os trabalhos de manobra e ficarão situados de fronte aos portões da empresa, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança durante o período.

A nova Bacia de Evolução, nesta primeira etapa, contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14,00 metros.

Respeitosamente,

Att

SUPERINTENDÊNCIA DO PORTO DE ITAJAÍ.

Posts Relacionados

Itajaí Shopping oferece dicas com diferentes tipos de presentes para a Páscoa

Empreendimento de alto padrão é integrado à histórica Praça do Relógio e agrega conceito de boulevard em Itajaí

Chá das Cinco, evento, em Itajaí, inspira mulheres a se cuidarem

Selva Mágica traz universo de obstáculos e aventuras para o Itajaí Shopping

Itajaí abre inscrições para o Programa Bolsa Esportiva 2024

Representante de Itajaí vai disputar o Mundial de Paraciclismo de Pista

Atrações artísticas vão movimentar Navegantes neste sábado (23)

Fundação Cultural de Navegantes lança projeto Canto de Mar no Gravatá

Itajai terá show gratuito em homenagem ao músico Fernando das Neves

Município de Itajaí sanciona o Plano Diretor