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Férias: Cinco dicas para manutenção preventiva dos pneus

Férias: Cinco dicas para manutenção preventiva dos pneus

Especialista da Boss Pneus apresenta sugestões para economia de combustível, aumento da vida útil dos pneus e evitar situações na estrada

 

Julho é mês de férias e muita gente escolhe aproveitar os dias de folga para pegar a estrada e visitar locais próximos as suas cidades. Como o uso do carro passa a ser maior nesta época, é necessário ficar atento à manutenção preventiva, para evitar alguma situação durante a viagem. Um dos cuidados essenciais que o motorista deve ter é com os pneus. Para quem está planejando um passeio duramente os próximos dias, o especialista da Boss Pneus, Anderson Heiderscheidt, deu algumas dicas para economia de combustível, aumento da vida útil dos pneus e componentes da suspensão do automóvel:

 

Calibragem: esse é um item que muitas pessoas não dão a devida atenção e é um fator que influencia diretamente na durabilidade dos pneus e no consumo de combustível do veículo. O mal cuidado deste item significa prejuízo certo. Por exemplo, rodar com os pneus em baixa pressão, acarreta em maior atrito com o solo e ocasiona desgaste prematuro. Com esta situação, aumentam as chances de estourar um pneu ou até mesmo entortar o aro ao passar em um buraco, por exemplo.

 

Balanceamento: deixar esse item de lado ocasiona vários problemas que incluem o desgaste acentuado irregular em pontos da banda de rodagem dos pneus. Pode causar ainda um desgaste prematuro de peças como rolamento, amortecedores, terminais de direção e articulador axial. A situação pode gerar ainda uma perda de tração e estabilidade do carro. Precisamos ter muita atenção com o balanceamento!

 

Alinhamento: que nada mais é quando nós transitamos com o chamado ‘volante torto’. O veículo fica instável e faz com que o pneu tenha um desgaste irregular e prematuro. Isso exigirá uma demanda maior do motor para manter o automóvel estável e essa situação por sua vez elevará o consumo de combustível;

 

Rodízio de pneus: esse também é um ponto muito importante. Como a maior parte da frota nacional de veículos possui tração paralela ou no eixo dianteiro e traseiro, haverá um desgaste do pneu no eixo de tração. Para ampliar a vida útil do pneu e ainda garantir uma redução de consumo de até 15% de combustível, é aconselhável realizar o rodízio a cada 10 mil quilômetros rodados. Deste modo, manterá a uniformidade dos pneus e o desgaste será proporcionalmente igualitário;

 

Manutenção preventiva: é aconselhável que o procedimento seja realizado a cada 10 mil quilômetros. A manutenção preventiva é fundamental para que o veículo circule de acordo com as medidas exigidas pelos fabricantes e para prevenir o desgaste prematuro de peças e componentes vitais para o funcionamento do automóvel. Este cuidado se torna um grande aliado para evitar situações inesperadas durante a viagem e até uma forma de prevenção de pequenos acidentes.

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