Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Ferramenta gratuita do SENAR ajuda a garantir qualidade na produção de leite

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC) reforça aos produtores e trabalhadores rurais que atuam na produção de leite no Estado para aproveitarem mais uma oportunidade de conhecimento que o SENAR Nacional trouxe ao setor. Para auxiliar na segurança alimentar e nutricional da população, a entidade lançou, neste mês, a cartilha 287: “Bovinocultura: produção de leite conforme a IN 76 e 77 de 2018”.

O material disponibilizado gratuitamente na Coleção SENAR aborda os padrões de identidade e qualidade do leite cru e os procedimentos importantes desde a produção na propriedade rural até o estabelecimento beneficiador e processador de leite, estabelecidos nas Instruções Normativas nº 76 e nº 77 do Ministério da Agricultura.

Os produtores e trabalhadores da pecuária leiteira aperfeiçoarão seus conhecimentos e entenderão de forma mais detalhada os conceitos quanto ao resfriamento e armazenamento do leite em tanques resfriadores, os procedimentos de coleta e transporte de leite cru refrigerado a granel, além dos cuidados necessários com o produto de acordo com a normativa.

O material ainda traz informações referentes às análises das amostras do leite, que devem ser enviadas periodicamente à Rede Brasileira de Laboratórios de Controle de Qualidade do Leite (RBQL).

O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, destaca que as cartilhas e vídeos oferecidos gratuitamente pelo SENAR oportunizam fomentar o conhecimento com o acesso aos conteúdos ministrados nos cursos e treinamentos. “É um privilégio ao nosso produtor ter em mãos materiais tão ricos em informações que auxiliam na implementação de técnicas e inovações para garantir qualidade e elevar a renda das famílias”.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que a cartilha reforçará o trabalho feito no Estado com os grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). “Com as ações da ATeG os produtores de leite contam com todo o apoio necessário para garantir as melhores tomadas de decisões, o planejamento adequado nas propriedades e para implementar ações práticas da produção. O conteúdo servirá como uma ferramenta a mais para auxiliar os produtores a seguirem os padrões de qualidade das Instruções Normativas nº 76 e nº 77 do Ministério da Agricultura”, conclui.

Outras cartilhas – Ao todo são mais de 170 títulos em diversas áreas do setor agropecuário disponíveis na Estante Virtual – Coleção Senar.

Se você preferir, pode visualizar as cartilhas por meio do aplicativo “Estante Virtual Coleção Senar”, disponível nas lojas da Apple e da Play Store.

AMPLIE CONHECIMENTOS

O SENAR oferece cursos gratuitos de formação profissional rural na área de bovinocultura de leite; produção de leite e seus derivados. Para obter informações entre em contato com o Sindicato Rural de seu município ou com o SENAR/SC.

Posts Relacionados

Em oito meses, IMA realiza 30 operações de fiscalização de produtos perigosos

Vokkan lança manifesto para apresentar o posicionamento do VivaPark Porto Belo, primeiro bairro parque do Brasil

Programa do SENAR/SC transforma a vida de mulheres do campo em São Domingos

Deputado Kennedy Nunes apresenta ao Ministério da Saúde proposta de incluir a cirurgia de correção intrauterina na tabela do SUS

STARK realiza curso sobre M&A e Operações de Crédito no Centro de Inovação Blumenau em 6 de outubro

Feira do Empreendedor Digital 2021 do Sebrae está com as inscrições abertas

II Conecta Saúde promove debate sobre segurança do paciente

Diário da Cidade

FFM tem inscrições abertas em cursos voltados a capacitação de executivos e empreendedores

Cooperativas Ailos se unem para preservar o bem-estar e a saúde mental de colaboradores

Santa Catarina zera imposto de medicamentos do kit intubação

Warren Investimentos anuncia aquisição da corretora Renascença DTVM

Governo do Estado trabalha para desbloquear rodovias catarinenses

Mercado imobiliário altamente aquecido atrai novas empresas para a região da Costa Esmeralda

Banco para condomínios fundado em SC recebe novo investimento de 6 milhões de reais

Mapeamento do ecossistema de CTI de SC ainda tem temas disponíveis para projetos

Rita Maria completa 40 anos de conexões, chegadas e partidas

Projeto que oferece cinema ao ar livre vai percorrer Santa Catarina

PremierSoft, de Blumenau, é listada entre as cinco melhores empresas para se trabalhar no país

Senador Dário Berger defende a implantação do Sistema Nacional de Educação

Unimed Chapecó faz doação de ambulância para a Chapecoense

Diário da Cidade