Festival de Corais de Tijucas terá show de luzes e chegada do Papai Noel

Inédito na cidade, evento ocorre nos dias 14 e 15 de dezembro e terá apresentação inédita de corais com show de luzes e projeção mapeada no Casarão Gallotti

Dentre as tradições de final de ano, poucas coisas representam mais o espírito natalino do que a música. Em todos os rincões de Santa Catarina, grupos de canto coral fazem apresentações belíssimas de canções sacras ou não. Alguns desses grupos irão se apresentar em Tijucas, que pela primeira vez será a sede de um festival com a participação de sete corais de diferentes cidades do Estado. O Festival de Corais de Tijucas será nos dias 14 e 15 de dezembro, a partir das 19h30min, em frente ao histórico Casarão Gallotti. Um encontro para celebrar a cultura da região e o Natal. Tudo gratuito.

Além das apresentações dos corais, outro destaque da programação é o show de luzes com projeção mapeada na fachada do Casarão Gallotti, patrimônio cultural de Tijucas e de Santa Catarina. Trata-se de uma técnica que permite projetar imagens bi e tridimensionais em qualquer superfície. Já imaginou o histórico casarão ganhando vida?

O Festival de Corais de Tijucas é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Portobello e Koch Supermercados, apoio da Prefeitura Municipal de Tijucas, produção da Marte Cultural e realização da INCENTIVE, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Canções sacras, natalinas e MPB

Os sete corais convidados a participar do Festival mostrarão diferentes repertórios. Formado apenas por meninas de 6 a 14 anos de idade, o Coral Meninas Cantoras, de Palhoça, vai interpretar o “natal brasileiro”: no dia 14, as 35 vozes irão cantar a história do nascimento de Jesus como se ele tivesse nascido no Brasil em ritmos como samba, baião e sertanejo.

De Itapema, o Coral Vivaz, com mais de 20 anos de história, levará para o palco montado na rua canções do folclore brasileiro e da música popular. Também com mais de 20 anos de trajetória, o Coral Vivace, de Florianópolis, formado por 70 coristas, é quem encerra o festival no dia 15. E o recém-criado grupo formado por 100 crianças e adolescentes de Tijucas também fará sua estreia com apresentações nos dois dias do festival. A programação completa está abaixo.

— Tijucas é uma cidade com um patrimônio histórico fantástico e ainda pouco conhecido em Santa Catarina.  Tem um casarão centenário maravilhoso a beira da BR 101 e que poucos moradores da região próxima a Tijucas visitam. Esse é um dos propósitos do Festival, valorizar essa história tanto do ponto de vista patrimonial, quanto do ponto de vista das tradições locais como o Terno de Reis, canto de corais e etc. O evento é gratuito, acessível e democrático, pensado para celebrar a cultura regional. Vale lembrar que o patrocínio da Portobelo e Koch Supermercados através da Lei Rouanet, o apoio da Prefeitura de Tijucas e a realização do projeto junto com o Ministério da Cultura e Governo Federal viabilizaram esse projeto — afirma Mariana Kadletz, da INCENTIVE Projetos e Eventos

Chegada do Papai Noel

O ponto alto do festival se dará na abertura do evento, no dia 14 de dezembro, com a tão aguardada chegada do Papai Noel.

O espírito do Natal precisa ser vivenciado pelas novas gerações. E para as crianças da cidade, ver os grupos de canto coral é um estímulo para que também participem — diz a Secretária de Cultura de Tijucas, Paula Regina da Silva.

Acessibilidade – LIBRAS

Nos dois dias de Festival, as apresentações terão recursos de LIBRAS.

Alteração de trânsito no Centro

O Festival de Corais de Tijucas será realizado em frente ao Casarão Gallotti e, em razão disso, o trânsito será alterado na região. Já na quinta-feira, 13/12, a Rua Coronel Gallotti será fechada para a montagem da estrutura. A Avenida Valério Gomes ficará provisoriamente com mão dupla para facilitar a circulação de carros na área.

 

PROGRAMAÇÃO

Sexta, 14/12, a partir das 19h30

– Banda do Exército
– Coral Meninas Cantoras (Palhoça)
– Coral Criança Feliz (Criciúma)
– Chegada do Papai Noel
– Apresentação das Crianças de Tijucas
– Coral Acreditar (Florianópolis)

 

Sábado, 15/12

– Coral Vivaz (Itapema)
– Coral Vozes de Amanhã (Florianópolis)
– Coral Anjos Luz Portobello (Tijucas)
– Apresentação das Crianças de Tijucas
– Coral Vivace (Florianópolis)

Agende-se

Festival de Corais de Tijucas
Quando: 14 e 15/12, a partir das 19h30min
Onde: em frente ao Casarão Gallotti (Rua Coronel Büchelle, 01, Centro, Tijucas)
Quanto: gratuito

Informações: https://www.facebook.com/incentiveprojetoseeventos/
Confirme presença no evento: https://www.facebook.com/events/252998458908861/
Siga-nos também no Instagram: @festivaldecoraisdetijucas