Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Fibromialgia requer tratamento multidisciplinar

Dor generalizada, principalmente nos tendões e nas articulações, acompanhada de fadiga, rigidez corporal, sono não reparador, ansiedade, depressão e alterações intestinais, de memória e de humor são sintomas da fibromialgia, uma das doenças reumatológicas mais frequentes. Outro indicativo é a sensibilidade ao toque com compressão da musculatura, por isso muitos pacientes não suportam serem agarrados ou até mesmo abraçados. Pessoas mais tensas, sedentárias e com estilo de vida agitado são as mais propensas a desenvolver a doença.

“Os sintomas podem iniciar após um trauma físico, uma cirurgia, uma infecção ou uma tensão psicológica significativa. Estudos evidenciam que os níveis baixos de serotonina, desequilíbrios hormonais, tensão e estresse também estão envolvidos no aparecimento da doença. Contudo, em alguns casos não é possível determinar os fatores geradores. Na maioria das vezes o paciente não consegue definir quando começou a sentir dor e se foi localizada e depois se generalizou ou se começou em todo o corpo” explica o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann.

A doença se manifesta com dores localizadas em vários pontos do corpo, espontaneamente, ou por meio de simples compressão local. Os pontos musculares são os mais sensíveis, predominando pescoço, costas, braços e coxas. “Estes pontos podem doer após a prática de exercício físico, durante a noite interrompendo o sono, em situações de tensão e angústia ou até mesmo durante repousos prolongados. A dor é intensa e pode ser incapacitante, porém não provoca inflamações ou deformidades físicas”, esclarece.

O médico explica que a fibromialgia, também chamada de fibrose, é bastante complexa, e tem merecido especial atenção devido à sua alta incidência na população, principalmente entre as mulheres no período próximo da menopausa. De cada dez pacientes com fibromialgia, sete são mulheres.

Reichmann lembra que pessoas com este tipo de enfermidade precisam adequar-se a um estilo de vida mais tranquilo e equilibrado, que envolve a prática de esportes e, principalmente evitar a automedicação – um problema sério para quem sofre de fibromialgia. “Se o tratamento é prescrito para um paciente, ele jamais deve ser utilizado por outra pessoa, pois cada caso é um caso e somente o especialista saberá indicar o tratamento ideal para os sinais e sintomas de cada paciente”, complementa.

 O tratamento exige intervenção de profissionais como fisioterapeutas, fisiatras, entre outros. De acordo com Reichmann, o tratamento para a fibromialgia é feito com relaxante muscular, analgésicos, antiinflamatórios e antidepressivos. A prática da fisioterapia também é uma forma de tratamento eficaz. Com o tratamento fisioterápico é realizado a termoterapia, por meio do ultrassom, Tens (transcutaneous eletric nerve stimulation) e ondas curtas.

É usada também, a cinesioterapia que consiste de alguns tipos de ginástica, além de uma orientação de reeducação da postura. O médico explica ainda que a palavra polimialgia, isoladamente, apenas indica dor em vários grupos musculares, sem caracterizar uma doença em especial.

Ainda entre as recomendações aos pacientes estão: evitar carregar pesos, afastar-se de situações que elevem o nível de estresse, eliminar perturbações do sono (luz, barulho, temperatura desagradável), procurar posições confortáveis quando permanecer sentado muito tempo e realizar exercícios físicos regulamente.  

Posts Relacionados

3 autoras de romance para ler ainda este ano

Diário da Cidade

Músico catarinense Gui Franzói lança single e inicia novo momento na carreira

Escritora lança série de vídeos no Youtube sobre a literatura africana

Cerveja Corona lança linha exclusiva de produtos em colaboração com marca de Garopaba

Shopping Itaguaçu apresenta campanha com foco em inovação

Depois da Tempestade: o desespero do término e a importância do amor próprio

Victor Bonini assina contrato com Grupo Editorial Coerência para novo livro

Cervejaria Dádiva marca mês de setembro com novidades

Vendas de livros crescem durante pandemia e autores sentem diferença

Acibalc realiza painel online para debater o novo método de pagamento do Banco Central

Cinco autores de fantasia nacional para você conhecer ainda nessa quarentena

Bibi lança calçado com ação antiviral que protege contra o coronavírus

Diário da Cidade

Beneficiários do Auxílio Emergencial têm acesso ao Corujinha Social

Diário da Cidade

Em setembro, gaúcho tem ingresso diferenciado no Fun Museu

Telma Brites assina contrato para lançar nova edição da trilogia Gaia

Diário da Cidade

A vida no campo e o amor pela pintura compõem novo livro de Natalia Moreno

Diário da Cidade

Circuito de Cicloturismo da Costa Verde & Mar receberá novidades quando a situação de emergência for superada

Cerveja Beck’s vai transformar a icônica tenda do Green Valley em peças de moda exclusivas

Patrícia Vittorini fecha contrato para lançar seu terceiro livro

Diário da Cidade

Fun Museu lança experiência em realidade aumentada

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: