Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Financiado pelo FRBL, “PMSC Cidadão” facilitará acesso à segurança

Financiado pelo FRBL, “PMSC Cidadão” facilitará acesso à segurança

O projeto da Polícia Militar disponibilizará, por meio de aplicativo para smartphones, serviços como o 190, rede de vizinhos e atendimento à mulher vítima de violência doméstica, além de ser acessível às pessoas com deficiência auditiva.

O projeto “PMSC Cidadão”, que tem como objetivo desenvolver um aplicativo para smartphones que facilitará e democratizará o acesso à segurança, será financiado pelo Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL). Elaborada pela Polícia Militar de Santa Catarina, a iniciativa disponibilizará ao cidadão serviços como o programa rede de vizinhos, o atendimento à mulher vítima de violência doméstica e o 190.

A nova ferramenta, cujo projeto foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Gestor do FRBL na quinta-feira (12/7), também possibilitará a interação direta com a Polícia Militar e por meio dela o cidadão receberá feedbacks do seu atendimento, acessará boletins de ocorrência, fará cadastro de bens, entre outros. O aplicativo também servirá como um meio de comunicação da Polícia Militar, que enviará através dele informações corretas sobre a segurança no estado, dificultando assim a propagação de notícias falsas.

Desenvolvido em parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), o aplicativo possibilitará cadastro das mulheres vítimas de violência doméstica e priorizará o atendimento nesse tipo de ocorrência. Além do mais, será disponibilizado um botão de pânico, que poderá ser acionado em situações de emergência. Em 2017, apenas a Polícia Militar de Santa Catarina atendeu 16.576 ocorrências de violência doméstica. Ou seja, a cada uma hora, aproximadamente, duas mulheres acionam a PM relatando algum tipo de violência doméstica.

No que diz respeito à Central de Emergência 190, atualmente um canal disponível apenas por telefone ou pelo contato direto com as guarnições da Polícia Militar nas ruas, o “PMSC Cidadão” ampliará o serviço. Com o aplicativo, o acionamento da polícia será realizado sem ter que falar, por meio do uso de texto, fotos, vídeos e respostas a perguntas predefinidas, possibilitando que pessoas com deficiência auditiva também possam fazer solicitações ou então, que se peça socorro em situações de risco.

O Tenente-Coronel da PMSC, Jorge Eduardo Tasca, responsável por apresentar o projeto ao Conselho Gestor do FRBL, ressaltou que, ao disponibilizar os recursos, o FRBL permite à Polícia Militar fechar um ciclo utilizando a tecnologia. “Agora será possível realizar desde a solicitação até o atendimento do cidadão, que já utiliza aplicativos de ônibus e outros produtos, e agora poderá usar a tecnologia na sua segurança e no contato com a PM”, explicou.

Os recursos serão utilizados para o desenvolvimento do aplicativo, customização do atual Sistema de Atendimento e Despacho de Emergências (SADE) para que ele seja integrado à nova ferramenta e adequação da infraestrutura. Para a realização de todas as atividades o FRBL destinará ao projeto R$ 1.063.087,00.

A previsão é de que o aplicativo esteja disponível para uso dos cidadãos de todo o estado em fevereiro de 2019 e por meio dele será possível enviar vídeos, áudios e fotos. Para utilizar a ferramenta, será necessário fazer o download e realizar um cadastro individual.

Veja abaixo outras funcionalidades oferecidas pelo PMSC Cidadão:

  • Informações de segurança e utilidade pública para todos os usuários ou para uma região específica ou perfil específico

  • Consulta de Informações (FAQ, legislação de proteção à mulher, relação das entidades de apoio e proteção à mulher, e localização das unidades da PMSC);

  • Coleta de informações por meio de enquetes

  • Cadastro de bens do cidadão garantindo que, em caso de roubo, furto ou extravio, as informações sobre suas características e números identificadores estarão disponíveis e acessíveis para a Polícia Militar.

  • Realização de denúncias

  • Avaliação do atendimento realizado

  • Acesso ao histórico de atendimentos e registros policiais

  • Solicitações de visita do Programa Viagem Segura

Outros projetos apresentados

Também foram apresentados na 43ª Reunião Extraordinária do Conselho Gestor de quinta-feira (12/7) os projetos “Aquisição de veículos de pequeno porte para o exercício da fiscalização”, da Prefeitura Municipal de Maravilha, e “Sanitarista Junior”, apresentado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC). O primeiro, que solicitava financiamento de três veículos pequenos para fins de fiscalização, foi indeferido por não estar de acordo com as finalidades prioritárias do FRBL. O segundo, que visa à elaboração de cartilhas para conscientização ambiental de crianças e adolescentes, foi encaminhado para vista, a pedido de um dos conselheiros.

Requerimentos de perícia 

O Conselho também avaliou e aprovou seis requerimentos de perícia nas áreas de moralidade administrativa e meio ambiente. Os pedidos foram solicitados pelas seguintes Promotorias de Justiça.

  • 1 pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê;

  •  1 pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Balneário Piçarras;

  •  1 pela Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Oeste;

  •  1 pela 6ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul;

  •  1 pela 32ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital;

  •  1 pela 1ª Promotoria de Justiça de Timbó

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira