Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Fiscalização de obras públicas por meio do ‘QR Code’ poderá ser feita por cidadãos

Edson Lapa diz que o objetivo é garantir ao cidadão o amplo acesso às informações da administração pública.

De autoria do vereador Edson Lapa, desde o último dia 10 tramita na Câmara de Vereadores de Itajaí projeto de lei determinando que em todas as placas de obras públicas municipais seja  disponibilizado o código bidimensional QR Code (quick response) vinculado à página do portal da transparência, com as informações sobre sua execução. O projeto nº 64/2020 aguarda ser apreciado pelas comissões técnicas.

O QR Code é um código de barras bidimensional, facilmente escaneado pelos aparelhos celulares equipados com câmera e um aplicativo que faça sua leitura. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em site.

No aplicativo deverá constar dados como: objeto contratado, população atendida, valor total, executado e a executar, prazo da obra, com a data de início e previsão de término, empresa(s) executante(s), informações e documentos de todo o processo licitatório e da execução contratual, inclusive de eventuais aditivos contratuais, com a descrição clara e precisa da necessidade de aditamento, identificação do agente público responsável pela fiscalização da obra, dados da execução financeira, como empenhos e notas fiscais, e relatório mensal sobre a execução e avanço da obra.


O vereador Edson Lapa (PSL) explica que o objetivo é garantir ao cidadão o amplo acesso às informações da administração pública. “Os órgãos públicos da administração pública direta, indireta ou fundações e autarquias deverão disponibilizar as informações referentes aos procedimentos licitatórios e relatório mensal sobre a execução da obra, com uma interface simples para acesso de toda a população”, comentou o proponente.

Acesse o projeto de lei: www.abre.ai/projetofiscalizarqrcode

Posts Relacionados

Vigilantes escolares de Itajaí receberão reforço no treinamento após episódios de roubos de armas

Itajaí Shopping lança campanha anual com presentes que se completam ao longo de 2024

Campanha do agasalho Karsten arrecada roupas de inverno para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Balneário Camboriú já destinou 160 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul

Projeto Visite Balneário Camboriú e Região Costa Verde & Mar estará nesta semana em Minas Gerais

Grupo Oceanic destina valor da venda de ingressos online ao Rio Grande do Sul em gesto solidário

Mulher é morta a facadas em Camboriú; autor do crime foi preso

Balneário Camboriú envia mais de 60 toneladas de mantimentos ao Rio Grande do Sul

Itajaí amplia vacinação contra gripe influenza para a população em geral

Polícia Militar de Itajaí apreende grande quantia de haxixe com valor estimado em R$ 700 mil