Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc

Florianópolis recebe festival que exibe filmes projetados com energia gerada por bicicletas

A primeira edição do Cine Pedal Brasil passará por Florianópolis nos dias 28 e 29 de maio. O festival, que exibe filmes projetados a partir da energia gerada por ciclistas voluntários, também vai realizar diálogos sobre mobilidade e meio ambiente. O evento será na Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, das 15h às 22h.

Quem se interessar em participar pedalando e gerando energia deve se inscrever no local do evento a partir das 15h. Serão 10 bicicletas fixas e 10 bases onde o público poderá encaixar suas próprias bikes – as bases aceitam qualquer modelo de bicicleta. O festival também disponibilizará um pedal manual, que pode ser utilizado por cadeirantes, crianças e idosos.

Como funciona:

Ao serem pedaladas, as bicicletas produzirão a energia motriz (energia mecânica gerada através de movimentos contínuos), que será recebida por um equipamento condensador que alinhará toda a energia gerada e a redistribuirá para o projetor e para os equipamentos de som e iluminação.

Para o cinema funcionar, os ciclistas voluntários deverão produzir pelo menos 1300 watts. Haverá um sinalizador exibindo em tempo real quantos watts estão sendo gerados.  A energia produzida também poderá ser utilizada no carregamento de dispositivos eletrônicos do público.

Bikes produzirão a energia motriz que será redistribuída para o projetor e equipamentos de som e iluminaçãoFoto: Inffinito / Divulgação

Programação:

Diálogos mediados por Adriana L. Dutra – cineasta e Diretora do Cine Pedal (28 e 29/5, às 17h)

Mobilidade x inovação – Como as novas tecnologias podem contribuir para a difusão e promoção de soluções inteligentes para a mobilidade urbana.

Meio ambiente e sustentabilidade x educação – A importância do papel da educação na conscientização e informação sobre o respeito ao meio ambiente e as práticas sustentáveis.

Filmes (28 e 29/5, às 18h30min)

Bike vs Carros – Com roteiro e direção de Fredrik Gertten, o filme aborda a questão da mobilidade urbana e como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades.

5 vezes Chico – o Velho e Sua Gente  O filme traz a temática do meio ambiente e conta a história, a cultura, a vida e a luta pela sobrevivência das comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco.

Assista ao vídeo e entenda o mecanismo:

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana