Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Florianópolis sedia evento nacional de arquitetura para discutir o desenvolvimento de cidades plurais com conexões locais e visão global

Estão abertas as inscrições para a 50ª Convenção Nacional AsBEA , que será realizada  entre 19 e 22 de junho em Florianópolis. Organizada pela regional catarinense da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a edição deste ano tem o tema ‘Raízes sustentáveis – Desenvolver cidades plurais com conexão local e visão global’, e contará com palestras e experiências conjuntas para elevar o debate sobre o tema.  As inscrições e a programação completa podem ser conferidas no site da AsBEA-SC: www.asbeasc.org.br.

Temas como internacionalização da arquitetura, inteligência artificial preditiva e generativa, cidades verdes, arquitetura nos climas extremos e o lugar da memória na arquitetura serão apresentados em painéis com especialistas ao longo dos dias de de Convenção Nacional, que será realizada nas dependências do Il Campanário Resort, no bairro Jurerê Internacional. Estará disponível também um tour com guia por alguns dos pontos arquitetônicos de destaque da cidade, com as opções: Ponte Hercílio Luz + Armazém Rita Maria; Distrito de Santo Antônio de Lisboa e Street Art Tour no Centro Histórico. Além disso, será realizado simultaneamente o Festival de Arquitetura de Florianópolis, com atrações abertas ao público em diversos pontos da cidade, de 15 a 23 de junho.

O tema da Convenção surgiu pela necessidade dos profissionais de remodelar o panorama contemporâneo diante da  globalização, que demanda que questões ambientais, culturais e sociais sejam abordadas pelo lema de ‘pensar globalmente e agir localmente’.  O evento anual, que reúne arquitetos de todo o país, se propõe a explorar o papel essencial de cada arquiteto e urbanista em uma sociedade em constante transformação, marcada pela diversidade e sustentabilidade.

Danilo Batista, presidente da AsBEA Nacional, justifica a escolha de Florianópolis como sede do evento nacional com base na excelência arquitetônica e urbanística da Ilha de Santa Catarina. “A cidade se destaca como um paradigma arquitetônico de sustentabilidade, que estimula o desenvolvimento de cidades agradáveis e ecológicas para quem as frequenta. É um local que reflete nosso compromisso com uma arquitetura que não só responde às demandas globais, mas também se integra ao contexto local”, considera.

“Além dos arquitetos, queremos atrair também toda a sociedade, quem gosta de arquitetura, arte e urbanismo para esse ponto de encontro, a Convenção Nacional. Será um espaço para falar e estimular que as ideias se entrelacem com as necessidades e formem o alicerce de uma arquitetura verdadeiramente conectada com a comunidade e o ambiente ao seu redor”, conta Ronaldo Martins, presidente da AsBEA-SC.

A Convenção Nacional AsBEA 2024 é uma realização conjunta da AsBEA Nacional e da AsBEA-SC, com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e do CAU-SC e patrocínio de diversas empresas do setor. Entre os patrocinadores já confirmados estão as empresas Portobello, Sincol, Sto, Lemca, Milliken + Referência SC, Resilienza, Saint-Gobain, Guardian Glass, Habitasul e Officeflex.

 

SOBRE A CONVENÇÃO NACIONAL AsBEA

Fundada em 1973, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) é uma entidade independente, de abrangência nacional. Única na representação da atividade empresarial, que congrega empresas de arquitetura e fornecedores de produtos e serviços, do setor da construção civil. Tem como papel contribuir para a contínua evolução no campo da arquitetura, para a valorização da sua importância no desenvolvimento urbano e na melhoria qualitativa da construção civil do país. O estatuto prevê a existência de regionais, já sediadas no Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Amazonas, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco que obedecem a um estatuto social único, mantendo, no entanto, autonomia financeira e operacional.

Desde a sua fundação, a AsBEA realiza a Convenção Nacional como uma oportunidade ímpar para reunir profissionais que atuam em escritórios de arquitetura de todo o país, conectando-os a especialistas de importantes segmentos, para juntos, refletirem sobre os atuais cenários, compartilharem experiências, tendências do mercado e apontarem caminhos inovadores para o setor.

O evento é itinerante, realizado em diferentes cidades brasileiras abrangentes por uma regional da entidade. Florianópolis foi a cidade escolhida para sediar a Convenção Nacional em 2024, tendo a AsBEA Santa Catarina como co-realizadora. Fundada em 2006, a AsBEA-SC integra 82 associados, entre escritórios de arquitetura e empresas do setor.

Serviço

O que: 50ª Convenção Nacional AsBEA 2024

Quando: 19 a 22 de junho

Onde: Florianópolis/SC

Quanto:  Valores e inscrições no site da AsBEA-SC: www.asbeasc.org.br.

Posts Relacionados

Costao do Santinho Resort conquista selo de aprovação do Prêmio Melhores Destinos 2023/2024

Multimodal no Brasil: desafios e oportunidades estarão em debate no Logistique Summit 2024

Região Sul e cidades abaixo de 10ºC: Você sabe como preparar a sua casa?

Inscrições para o maior concurso da história da Educação de Santa Catarina iniciam nesta terça

Julho Amarelo: mês é destinado ao reforço de ações de vigilância e prevenção das hepatites virais

Chapecó recebe a 8ª edição da maior feira gratuita de móveis de SC

Tratamento de Águas, Qualidade do Ar e suas tendências relacionadas ao ESG para o setor AVACR será o tema abordado de evento em Santa Catarina

Cidades do Vale do Itajaí oferecem benefícios fiscais relacionados à construção civil

Anúncio da bandeira tarifária amarela reforça a importância da energia solar no Brasil

ExpoMAR terá programação especial voltada às mulheres dos setores da economia azul