Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Florianópolis sedia eventos de educação empreendedora e de inovação na educação

A 3ª edição do Seminário Conhecer e do Encontro Internacional de Inovação na Educação serão realizadas nesta terça e quarta-feira, no CentroSul

A capital catarinense foi a escolhida pelo Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora para sediar a 3ª edição do Seminário Conhecer, com realização do Sebrae e com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Esta edição, que será realizada nos dias 8 e 9 de outubro, terá como tema “Educação Empreendedora e Inovação na Educação”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo http://cer.sebrae.com.br/conhecer/. Em paralelo ao Conhecer, em parceria com os grupos VIA Estação Conhecimento e Labmídia, do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, também será realizado o III Encontro Internacional de Inovação na Educação. Os eventos serão realizados no CentroSul.

Serão dois dias com palestras, painéis, oficinas, talks e rodas de conversas envolvendo especialistas nacionais e internacionais que irão debater temas como Políticas Públicas para uma Educação Empreendedora, Movimento Maker, Gamificação, Metodologias Ativas e Ágeis, Habilidades para o Futuro, Inovação e Tecnologia na Educação e Experiências Empreendedoras na Educação.

De acordo com Clarissa Stafani, do VIA Estação Conhecimento da UFSC, o objetivo do evento é difundir o conhecimento para ampliar cada vez mais as discussões da temática da educação empreendedora e da inovação na educação no Brasil. “Pensamos em uma programação que irá tornar o 3º Conhecer e o 3ºEncontro Internacional de Inovação na Educação em um espaço de intercâmbio de tendências e melhores práticas em educação empreendedora e metodologias de aprendizagem”, comenta Clarissa.

Entre os palestrantes confirmados, destaque para José Carlos Morgado, português e doutor em educação na especialidade de desenvolvimento curricular. É Membro Fundador da European Association on Curriculum Studies (EuroACS); Dale Stephens, norte-americano e líder do UnCollege, movimento onde capacita os alunos para que escolham como vão ser educados, por meio de ferramentas, recursos, redação, workshops e comunidade; e Martha Gabriel, considerada uma das principais pensadoras digitais no Brasil.

A gestora do programa de educação empreendedora do Sebrae/SC, Mariana Vitarelli, reforça que a realização de eventos como esse é fundamental para estimular a inserção da Educação Empreendedora nas salas de aula como forma de impulsionar o estudante a pensar nos desafios da sociedade e traçar caminhos que possam enriquecer o cenário econômico por meio do empreendedorismo. “Pensar e proporcionar a educação empreendedora aos nossos estudantes é uma  maneira de capacitá-los a construir caminhos para o futuro com ações concretas e tecnicamente embasadas, que tenham efetiva capacidade transformadora”, comenta.

Atualmente, o Sebrae/SC trabalha com a aplicação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos nos municípios participantes do Programa Cidade Empreendedora, o que garante conhecimento para mais de 30.000 alunos do Estado. “Além disso, temos parcerias com algumas universidades, onde realizamos palestras com temas ligados ao empreendedorismo para os alunos e para professores, e lançamos o Portal Universitário, https://atendimento.sebrae-sc.com.br/portal-universitario/educacao-empreendora/, com diversos conteúdos exclusivos para alunos e professores de instituições de ensino superior”, finaliza Mariana Vitarelli.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira