Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Formado em Medicina no exterior garante na justiça o direito de exercer a profissão no Brasil

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre RS), garantiu a um médico brasileiro formado na Universidad Tecnica Privada Cosmos (UNIPETEC), da Bolívia, o direito de exercer a medicina no Brasil. A 7ª Turma do Tribunal negou o pedido de condenação feito pelo Ministério Público (MPF/SC, mantendo a sentença de primeira instância que absolveu o profissional formado no exterior. O médico foi representado pelo escritório Silva & Silva Advogados Associados, de Itapema, e o julgamento colegiado foi unânime em relação à inocência do médico.

Em junho de 2017, o profissional da saúde foi denunciado pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina acusado de ter falsificado as assinaturas do diploma de graduação em medicina, cursado em Cochabamba, na Bolívia. Após passar pelo Sistema Revalida, tendo habilitado o diploma estrangeiro para trabalhar no Brasil, o médico foi inscrito nos quadros do Conselho Federal de Medicina e passou a exercer a atividade médica no país. De acordo com os advogados do escritório Silva & Silva, a identidade do médico não foi divulgada para não prejudicar sua carreira.

Por suspeitas da falsificação, a denúncia foi recebida pela 1ª Vara Federal em Florianópolis, que absolveu o profissional em primeiro grau. Durante a instrução foram ouvidas diversas testemunhas, entre elas o vice-reitor da UNITEPC, atestando a veracidade do diploma médico. Além do depoimento das testemunhas, foi apresentado pela defesa um laudo grafotécnico em favor do médico, comprovando a autenticidade das assinaturas do diploma.

A sentença absolutória reconheceu a ausência de autoria e materialidade do crime e também atestou a validade do diploma para que o médico pudesse exercer sua profissão no Brasil. O MPF catarinense apelou da decisão ao TRF da 4ª Região e desembargadores federais entenderam pela manutenção da absolvição do médico, considerando a ausência de provas que indicassem que o profissional não tinha sido graduado na Bolívia.

O que é Revalida?

 

Revalida é o nome do exame que reconhece as aptidões e capacidades dos médicos formados no exterior para atuar segundo a legislação e a medicina brasileira. O nome oficial da prova é “Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras”.

O processo é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A aplicação é feita ainda em conjunto com a Secretaria de Ensino Superior (SESu/MEC), como o Ministério da Saúde e da Andifes.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH