Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Fórum com palestra gratuita sobre ‘Janeiro Branco’ alerta para a importância da saúde mental e emocional

Fórum com palestra gratuita sobre ‘Janeiro Branco’ alerta para a importância da saúde mental e emocional

No evento será apresentado à sociedade o Projeto de Lei que institui a campanha no Município de Itajaí. Proposta de política pública permanente é de autoria do vereador Rafael Dezideiro (DEM).

Na próxima segunda-feira (21), às 19h, a Câmara de Vereadores de Itajaí será palco da palestra “Uma conversa que pode mudar tudo”, com a terapeuta Camila Custódio, dentro do Fórum sobre o movimento “Janeiro Branco”. A iniciativa do fórum e de instituir o Janeiro Branco como política pública permanente é do vereador Rafael Dezideiro (DEM), autor do Projeto de Lei nº 8/2019, que tramita nas Comissões da Casa. O evento atende um dos critérios para a aprovação de leis que instituem datas comemorativas; haverá ata e consulta pública sobre o tema.

A campanha Janeiro Branco começou há 06 anos em Minas Gerais, e hoje é realizada em várias cidades brasileiras e no exterior. O movimento visa destacar a importância da gestão da saúde mental e emocional. A Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí oferece apoio psicológico nas unidades de saúde e nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Entretanto, não há lei fixando a campanha no calendário do Município nem verba específica no orçamento.

Especialista em Inteligência Emocional pela Academia da Inteligência do Dr. Augusto Cury, incentivadora do movimento e palestrante do fórum, a terapeuta Camila Custódio destaca a relevância do tema. “A campanha do Janeiro Branco é importante porque fomenta a necessidade de se conversar, de se abrir. Há sofrimentos que podem ser prevenidos, dores que podem ser evitadas. Violências que podem ser impedidas, cuidadas ou reparadas. Uma conversa pode mudar tudo, literalmente”, comentou a profissional.

De acordo com a especialista, expor uma emoção é desconfortável para a grande maioria das pessoas, mas tentar apagar ou sufocar pode acabar fazendo com que essa emoção ganhe mais força. Camila destaca que falar sobre as emoções melhora as relações interpessoais, permite que o outro se sinta confidente e confiante e isso aumenta o carinho e a solidariedade entre as pessoas.

Autor do PL sobre o tema, o vereador Rafael Dezideiro celebrou a proposição e projetou seu impacto. “Fico muito satisfeito de ter a oportunidade de apresentar à sociedade um projeto de lei tão relevante. Como política pública permanente, o “Janeiro Branco” pode e vai ajudar muitas pessoas”, disse o parlamentar.

Mas quando falar sobre o que estamos sentindo?

“Sempre que você sentir um peso no seu interior, um nó que não lhe permite pensar com clareza e muito menos agir de forma eficiente. Existem situações nas quais é muito difícil falar sobre as próprias emoções, mas é preciso ter coragem, afastar a vergonha e o tabu de que buscar ajuda é sinal de fraqueza”, explica a terapeuta Camila.

A palestrante

Camila Custódio é Terapeuta, Palestrante e Coach.

Formação em Serviço Social, com especialização em Terapia de Família e Casal, Pós-graduada em Psicologia Transpessoal, Mastercoach em Mauêutica Socrática, Especialista em Inteligência Emocional pela Academia da Inteligência do Dr. Augusto Cury.

 

Entenda o Janeiro Branco e os objetivos da Campanha

1 – Fazer do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e Emocional e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;

2 – Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas;

3 – Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;

4 – Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;

5 – Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.

Serviço: Palestra “Uma conversa que pode mudar tudo”, com a terapeuta Camila Custódio, dentro do Fórum sobre o “Janeiro Branco” e a importância da gestão da saúde mental e emocional.

Data: 21 de janeiro (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: Câmara de Vereadores de Itajaí. Av. Ver. Abrahão João Francisco (Contorno Sul), 3825 – Ressacada – Itajaí – SC Fone: (47) 3344-7175.

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados