Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Fórum Municipal de Cultura ocorre no dia 28 de abril, na Fundação Cultural de Blumenau

Fórum Municipal de Cultura ocorre no dia 28 de abril, na Fundação Cultural de Blumenau

Com o tema Acessibilidade e Democratização, o evento é gratuito e inicia às 9h, com previsão de término às 16h30min

Cultura e cidadania. No dia 28 de abril, o Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau (CPMC) e a Fundação Cultural de Blumenau (FBCLU) promovem o Fórum Municipal de Cultura 2018. O tema desta edição será Acessibilidade e Democratização e contará com palestras com a coordenadora da Companhia Lápis de Seda e escritora, Ana Luiza Ciscato, e com o diretor de cultura e cooperação internacional no Governo do Estado de Santa Catarina e vice-presidente do Instituto Internacional Juarez Machado, Edson Busch Machado. O evento também contará com recitais, intervenção artística e roda de conversa sobre o assunto. O Fórum ocorre das 9h às 12h e das 14h às 16h30min, nas dependências da Fundação Cultural de Blumenau. As inscrições são gratuitas e abertas ao público e podem ser feitas por meio de formulário que será disponibilizado no www.facebook.com/cmpcblumenau ou https://goo.gl/dq8wH4.

A vice-presidente do CMPC, Tatiane Hardt, ressalta que o evento é aberto à comunidade em geral e que a presença de entidades que atendem portadores de necessidades especiais e que atuam em ações sociais é muito importante. “Queremos que todos façam parte desta construção, artistas, produtores, comunidade, entidades e portadores de necessidades especiais. Queremos trabalhar a sensibilização e principalmente, construir juntos uma política de inclusão na área cultural e artística do nosso município”, diz.

A vice-presidente do CMPC, Tatiane Hardt, ressalta que o evento é aberto também a comunidade em geral e que a presença de instituições que aten dem portadores de necessidades especiais e atual em ações sociais é muito importe. “Queremos que todos façam parte desta construção, artista, produtores, comunidade, entidades e portadores de necessidades especiais. Queremos trabalhar a sensibilização e principalmente, construir juntos uma política de inclusão área cultural e artística do nosso município”,complemente.

Elton Gomes, presidente do CMPC, comenta que os convidados foram pensados pela experiência na produção cultural e, principalmente, pelas ações que promovem a acessibilidade e a democratização na cultura. “Quem participar do Fórum não sairá dele sem se sentir sensibilizado. Será uma troca de experiência e conhecimento muito valiosa, com histórias e cases que irão surpreender”, afirma.

No período da tarde, ocorre apresentação do Grupo Capivara e segue com roda de conversa com os palestrantes, comunidade em geral e demais participantes. O evento será totalmente acessível. O local possui rampas de acesso e o fórum contará com tradutores em libras, áudio-descrição, espaço reservado para cadeirantes e portadores de baixa visão. A diretora de cultura da FCBLU, Mariana Girardi, enfatiza: “Todo material gráfico do evento está sendo divulgado nas redes sociais com a hashtag #paratodosverem e segue com a descrição da imagem. Importante que todos compartilhem e divulguem desta forma”.

ANA LUIZA CISCATO
Coordenadora da Companhia Lápis de Seda, tem sólida experiência na condução de grupos de dança mistos, que incluem pessoas com algum tipo de deficiência motora e/ou intelectual. Trabalha com dança em Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (Apaes). Com experiência e vastos serviços nesse campo de atuação, em 2011 ela atendeu ao convite da organização não governamental britânica Diverse City e do British Council para integrar o projeto Breathe, que posteriormente resulta em Battle for the Winds/Breathe. O espetáculo foi a abertura dos Jogos Náuticos nas Olímpiadas de 2012, em Londres, no qual entra Brasileiríssimo, coreografia concebida por Ana Luiza Ciscato para a turnê inglesa. Entre outras cidades e lugares, esteve no LiveSite – palco ao ar livre criado para a abertura dos Jogos Náuticos, em Weymouth, na Inglaterra.

EDSON BUSCH MACHADO
Bacharel em Comunicações Sociais pela Universidade Federal do Paraná, frequentou a Escola de Música e Belas Artes do Paraná e pós-graduação em Educação Fundamentada na Arte, em Curitiba. Fez cursos e seminários em cinema, televisão, desenho animado, jornalismo, fotografia, relações públicas, psicologia, marketing, museologia, turismo, patrimônio histórico, literatura, música, artes visuais, investimento cultural e economia criativa. Atualmente é diretor de cultura e cooperação internacional no Governo do Estado de Santa Catarina e vice-presidente do Instituto Internacional Juarez Machado.

SERVIÇO
Fórum Municipal de Cultura de Blumenau: Acessibilidade e Democratização
28 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 16h30
No Salão Elfy Eggert, na Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)
As inscrições são gratuitas e abertas ao público e podem ser feitas por meio de formulário que será disponibilizado no www.facebook.com/cmpcblumenau ou https://goo.gl/dq8wH4.
Inscrições também no dia do evento, das 9h às 9h30.
Apoio: Nane Pereira Comunicação e Arte, Microponto Produções e Mono Produções Culturais

PROGRAMAÇÃO
9h: Abertura de inscrições
9h30min: Abertura do evento
9h45min: Recital “Nunca Mais” – Poema “O corvo” de Edgar Allan Poe – traduzido por Fernando Pessoa
10h: Palestra: Edson Busch Machado
11h: Palestra: Ana Luiza Ciscato, Convite ao Olhar: política de inclusão – Cia. Lápis de Seda
12h: Almoço
14h: Intervenção de Maracatu, Grupo Capivara
14h15min: Roda de conversa sobre acessibilidade e democratização cultural, entre palestrantes e público
16h30min: Encerramento.

PARA TODOS VEREM
#paratodosverem Imagem de Cartaz. Fundo em amarelo e letras pretas. Lado esquerdo 28 de Abril. Sábado. 9h. Fórum de Cultura de Blumenau. No fundo desenhos geométricos com linhas brancas por cima de letras grandes em azul e rosa. No interior das letras grandes vários rostos, pessoas de costas e imagem da Fundação Cultural de Blumenau. Na parte inferior do cartaz Fundação Cultural de Blumenau e ícone de localização. Realização Logos da Fundação Cultural de Blumenau, Conselho Municipal de Política Cultural e Prefeitura de Blumenau. Apoio Logos de Nane Pereira Comunicação e ArteMicroponto ProduçõesMono Produções Culturais. Mais Informações Facebook Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau

#culturaacessivel #seliga #mudaomundo

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)