Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Fotógrafo Tom Lisboa cria os primeiros cartões-postais dos dez menores municípios do Paraná

“O livro Novas Maurílias, que acaba de ser lançado através das redes sociais do autor, traz para o grande público histórias e curiosidades destas localidades. 

Foi do romance As Cidades Invisíveis, de Italo Calvino, que o fotógrafo Tom Lisboa tirou inspiração para seu novo livro, Novas Maurílias, que acaba de ser lançado digital através das redes sociais do autor. Durante o período de lançamento, Tom irá distribuir gratuitamente centenas de cartões-postais destas cidades e também sortear exemplares de sua publicação. O projeto tem o incentivo do Governo do Estado do Paraná através do Profice e teve apoio da Copel Tintas Vergínia.

A relação com o livro de Calvino encontra-se no título. Maurília, na obra do escritor italiano, é uma cidade que oferecia aos seus visitantes, um certa quantia de cartões-postais para que estes pudessem comparar a cidade atual com imagens que mostravam como ela havia sido. A partir do momento que Iguatu, Esperança Nova, Guaporema, São Manoel do Paraná, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Jardim Olinda, Santa Inês, Miraselva e Santo Antônio do Paraíso receberam seus primeiros cartões-postais, passaram a ser, ao mesmo tempo, novas Maurílias.

A escolha pelos menores municípios veio pela constatação de que os cartões-postais, de modo geral, são um privilégio dos grandes centros urbanos ou importantes pólos turísticos. “Quando recebemos um postal de alguém sonhamos com aquela cidade a partir de uma foto e um recado que é escrito no verso. Eu quis proporcionar aos dez menores municípios do Paraná, todos com população entre 1.500 e 2.500 habitantes, uma oportunidade de tirá-los da invisibilidade e fazer o grande público sonhar com eles também.”, explica Tom.

As viagens foram realizadas entre agosto e outubro de 2020, quando o número de caso da Covid-19 sofreram uma queda significante no Estado. Mesmo com as ruas praticamente desertas e as pessoas seguindo as normas de distanciamento social, foi possível realizar as fotos e as entrevistas com muitos habitantes destas localidades. No fim, o que era uma dificuldade, se transformou em oportunidade. “Eu consegui relatar episódios muito curiosos de como estas cidades se adaptaram à pandemia. O livro ganhou muita relevância neste aspecto, especialmente para estudos futuros.”, afirma o fotógrafo.

ETAPAS DO PROJETO

Novas Maurílias é um projeto idealizado em três etapas distintas. A primeira foi a de CRIAÇÃO, que envolveu a viagem aos dez menores municípios para produção das imagens e realização das entrevistas até a impressão dos livros e dos postais. Nesta etapa foram percorridos quase 3.500 km, 6.000 fotos realizadas e 50 horas de gravação feitas. A segunda foi a de TRANSFORMAÇÃO, onde Tom viajou novamente para os dez municípios para entregar um lote de 3.000 postais para cada um deles. O nome transformação se deve ao fato de que, somente após o recebimento dos postais, cada cidade se transformou também em uma Maurília. Por fim, a terceira se chama CONEXÃO e acontecerá durante o lançamento do livro. Neste estágio, Tom enviará, para todo o mundo (a entrega pode ser internacional), postais com fotos e histórias destas cidades e, com isso, conectará as novas Maurílias com diversos centros urbanos. Para receber gratuitamente estes postais e também exemplares do livro que serão sorteados, basta seguir o fotógrafo nas redes sociais do Instagram e Facebook e aguardar suas notificações.

Acompanhe o lançamento “Novas Maurílias”
Autor: Tom Lisboa
Facebook: Tom Lisboa
Instagram: @tomlisboa
Site: https://tomlisboa.wixsite.com/novasmaurilias

Fotos Tom Lisboa segurando o livro (Crédito: Franklin de Freitas)

Posts Relacionados

Enem: 6 dicas para aumentar o foco

Diário da Cidade

Restaurantes adotam cardápio digital para otimizar o atendimento

Confira as delícias para celebrar o Dia Nacional da Banana, em 22 de setembro

Rafa Kalimann desabafa: “A mulher é colocada à prova muito mais. É testada muito mais”

Cãominhada será dia 12 de outubro

Livro que ensina a criar seu próprio negócio no mercado digital entra na lista dos mais vendidos

Diário da Cidade

Gêmeas Melissa e Nicole lançam quinto livro da carreira

Raça Negra & Convidados confirmam live no Teatro Bradesco

Garten recebe musical gratuito “A Bela e a Fera” nesta quarta

Diário da Cidade

Capa da Sexy de setembro faz subir a temperatura em Campos do Jordão

“Praça da Pérola” leva os encantos do fundo do mar ao público infantil do Itajaí Shopping

Setembro chega com lançamento de novo trabalho da banda catarinense Stella Folks

Rafa Kalimann – “Preciso ter cuidado e responsabilidade ao me posicionar. Estou influenciando mais de 20 milhões de pessoas”

Artista Plástica Asta dos Reis expõe “Cromoformas” no Garten Shopping

Diário da Cidade

Dia do Cliente: o Rei do Mate anuncia promoção especial para celebrar a data (15/09)

Diário da Cidade

Roteiro de Observação de Aves será lançado na Costa Verde & Mar

Diário da Cidade

Beiramar Shopping promove exposição de motos de colecionadores

Diário da Cidade

Vai Ter Samba neste sábado com Belo, Ferrugem, Akatu e Revelação no Mega Space

Diário da Cidade

Brahma Pela Volta: Marca cria movimento de incentivo à segunda dose da vacina contra a covid-19

Grupo Velocity expande franquia e inaugura sua primeira unidade em Balneário Camboriú