Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Foz do Iguaçu recebe o Festival Tambaqui da Amazônia

O Festival Tambaqui da Amazônia está confirmado para o dia 25 de novembro, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, durante o International Fish Congress (IFC 2021), um dos maiores eventos do segmento da aquicultura e pesca no Brasil. Na ocasião, 300 bandas do peixe nativo da Amazônia serão assadas e servidas para convidados e participantes do congresso. O objetivo é promover o consumo desta espécie, considerada de sabor inigualável.

Essa edição do Festival é organizada pelo Sebrae, pela Associação dos Piscicultores do Estado de Rondônia (Acripar) e pela Zaltana Pescados. A parceria com a organização do IFC 2021 veio como uma oportunidade de mostrar a investidores, participantes e ao grande público todo o potencial da produção de Tambaqui rondoniense, as características e qualidade da proteína produzida, assim como a viabilidade econômica do setor.

O presidente do IFC 2021, ex-ministro da pesca Altemir Gregolin assinala que a realização  do Festival Tambaqui durante o Congresso demonstra o nível de representação e integração da cadeia produtiva que o evento está obtendo em sua terceira edição.

A diretora executiva Eliana Panty destaca que a presença do Festival Tambaqui reforça a proposta de fortalecimento de todos os segmentos da aquicultura e pesca. “Estamos vivendo um momento ímpar, com uma grande evolução da cadeia de pescados brasileira na última década, especialmente na aquicultura e na indústria. Além de fortalecer o mercado interno, estamos ampliando as exportações e nos inserindo no mercado externo, o que é muito relevante. Ao escoar nossa produção para o mundo, temos maiores condições de desenvolver o potencial pesqueiro e aquícola, que é o nosso grande desejo”, afirma.

            “Esse congresso é um palco ímpar para nós. Depois de mostrar ao Brasil todo o sabor do nosso Tambaqui, Rondônia quer dizer agora para os investidores, indústrias e demais interessados, que estamos prontos, maduros e que temos capacidade de produção. Precisamos sim de mais plantas frigoríficas, de pessoas que somem com este mercado para que todos os brasileiros possam ter acesso ao nosso peixe”, explica o presidente da Acripar Francisco Hidalgo.

Em 2021, a segunda edição do Festival Nacional Tambaqui da Amazônia realizou assados semelhantes em todo o território brasileiro. Foram mais de 34 mil bandas de Tambaqui assadas em todas as capitais e no Distrito Federal. A ação buscou a geração de negócios para a cadeia produtiva local, assim como a promoção do pescado pelo país. Com os resultados positivos para os produtores, a busca em 2022 seguirá voos mais altos.

“O Tambaqui é um peixe 100% brasileiro, 100% sustentável e com potencial de crescimento incrível. Nós do Sebrae há muito tempo acreditamos nesse segmento, investimos pesado na capacitação dos produtores, na promoção e geração de um ambiente favorável para nossos piscicultores. Depois do Brasil, o Tambaqui tem que ganhar o mundo também”, avalia o diretor técnico do Sebrae em Rondônia Samuel de Almeida.

Para participar do Festival do Tambaqui durante o IFC 2021 é necessário se inscrever no evento, através do endereço www.ifcbrasil.com.br. Mais informações também podem ser  obtidas através das redes sociais do evento, assim como diretamente na página do festival no Instagram – @festivaldotambaqui e pelo WhatsApp (69) 69 99217-9263.

            MAIOR PRODUTOR

O estado de Rondônia se destaca como maior produtor de peixes nativos em tanque escavado do Brasil e lidera esse ranking desde 2014. Dentre as principais espécies produzidas em Rondônia, está o tambaqui (Colossoma macropomum), produzido de forma sustentável e em respeito à legislação ambiental brasileira vigente.

O tambaqui é reconhecido por ser um peixe de excelente qualidade, de carne branca, leve, carnuda e sabor único. É um peixe de grande aceitação pelos consumidores, pois seu preparo é fácil e rápido. Pode ser preparado de diversas formas, entre elas, grelhado, assado, cozido ou frito. Como parte de um padrão de alimentação saudável, comer peixe contribui com diversos benefícios e vantagens para a saúde.

O Festival do Tambaqui é tradicionalmente realizado em Ariquemes desde o ano de 2017 pela Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia em parceria com o Lions Canaã. Em 2019 o evento entrou para o Ranking Brasil – Livro de Recordes Brasileiros – como maior churrasco de peixes do Brasil. Toda a renda arrecada com o valor simbólico da venda das bandas assadas é destinada às ações sociais do Lions Clube.

            COOPERAÇÃO

O tema geral do IFC 2021 – “Das águas à mesa do consumidor: por uma cadeia competitiva, sustentável  e focada no mercado global” – oferece uma ideia geral da abrangência do evento.

O 3º International Fish Congress tem a coorganização da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação  (FUNDEP) e da UNIOESTE com patrocínio do SEBRAE e apoio da Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Governo do Estado do Paraná; Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Associação de Produtores de Peixes do Brasil (Peixe BR), Associação das Indústrias de Pesca (ABIPESCA), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Paraná, Sanepar e Copel.  O  IFC 2021  conta ainda com o apoio da Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR) e Sistema FAEP/SENAR-PR.

Posts Relacionados

Vini Jr e o racismo que nos adoece

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos

Parceria entre Librelato e Copa Truck segue com força em 2024

Seguro para carro elétrico é mais caro? Veja o que pode mudar

Dia Mundial da Síndrome de Down: tecnologia assistiva e abordagem interdisciplinar contribuem para melhora de mobilidade e inclusão social

Passo a passo: como migrar a sua empresa para o mercado livre de energia

Empoderamento? O impacto da mulher na sociedade

South Summit Brazil 2024: Mercur apresenta solução de acessibilidade no Palco Innovation Stage

Serasa dá auxílio de R$ 100,00 para quem pagar contas de água, energia, gás, telefone e internet