Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Frigoríficos têm descumprido termos para o combate à Covid-19, afirma especialista

O Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura divulgou relatório nesta terça-feira (16) com a informação de que oito frigoríficos foram interditados no mês de maio por conta do risco de transmissão da Covid-19 (coronavírus) entre os seus funcionários. Ao todo, 47 abatedouros paralisaram as atividades em maio, de modo que os demais tiveram “questões comerciais” como motivo para a paralisação. Os locais pertencem aos Estados do Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Segundo o advogado de sindicatos de trabalhadores do setor frigorífico, Paulo Roberto Lemgruber Ebert, sócio do escritório Mauro Menezes & Advogados, é um fato que os abatedouros não vêm cumprindo, total ou parcialmente, os TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) firmados com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o que vem gerando o aparecimento de novos casos em várias unidades. “Em alguns frigoríficos, a situação chegou a um extremo tal que dificilmente a cadeia de transmissão ocupacional da Covid-19 será rompida sem a interdição temporária das unidades”, afirma.

Os termos firmados pelo Ministério Público do Trabalho com os frigoríficos vêm impondo aos locais medidas com base nos parâmetros de controle da propagação ambiental do novo coronavírus. “Exemplos são a testagem periódica em massa dos trabalhadores; a triagem dos indivíduos que apresentam sintomas, com o afastamento imediato do trabalho; a implementação de distanciamento mínimo; a adequação da produtividade em função das medidas sanitárias; e a higienização dos equipamentos coletivos de trabalho, dentre outras”, explica Lemgruber.

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)