Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Fucam realiza primeira audiência de conciliação por videoconferência no Estado

Audiência 100% virtual ouviu até testemunhas e foi realizada nesta quarta-feira, dia 24

A Prefeitura de Camboriú, por meio da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (Fucam), realizou nesta quarta-feira, dia 24, uma audiência de conciliação por vídeoconferência, por conta da pandemia de Coronavírus. Foi uma audiência de conciliação, com oitiva de testemunhas, ou seja, testemunhas foram ouvidas num processo de fiscalização ambiental. Em consulta ao órgão estadual, Instituto do Meio Ambiente (IMA), e demais órgãos municipais não se tem conhecimento de outra Fundação de Meio Ambiente do estado que já tenha realizado este procedimento de forma virtual.

O objetivo da audiência é chegar a um acordo junto com o autuado, fornecendo às partes um momento apropriado para tentar solucionar a demanda, e a lei irá também permitir alguns descontos dependendo de cada caso, podendo variar de 30, 40 e 60% de desconto na multa. De acordo com o diretor de fiscalização da Fucam essa audiência foi de conciliação e também de instrução, para ouvir as testemunhas que o autuado arrolou dentro do processo administrativo.

De acordo com a presidente da Fucam, Liara Rotta Padilha Schetinger, a audiência teve intenção de chegar a um acordo conciliativo entre as partes, “O nosso objetivo não é punir, queremos buscar uma alternativa para de fato resolver estes problemas ambientais relacionados à fiscalização, obtendo uma conciliação entre o infrator e a Fundação. Sobretudo, temos o objetivo de garantir que o meio ambiente seja preservado”, comenta.

Segundo o diretor de fiscalização, Amauri Cardoso, a audiência foi um sucesso e que desejam usar essa ferramenta mais vezes, “Com o advento da pandemia, os processos ambientais não podem parar, então se adotou esse regime de realização de videoconferência por aplicativo. Nessa primeira experiência não tivemos nenhum problema, o programa funcionou muito bem, foi gravado, foi anexado em mídia digital dentro dos autos administrativos ambientais. Foi um sucesso, acreditamos que venha a fortalecer o uso desse instrumento posteriormente. A empresa autuada era de Florianópolis, e a audiência virtual facilitou muito”, ressaltou.

Posts Relacionados

Homem é detido por furto em Balneário Camboriú pela segunda vez em menos de 10 dias

Confira como ficará o trânsito em Camboriú durante o 39º Congresso dos Gideões

Balneário Camboriú ganhará Túnel de Vento que simula queda livre a 300 km/h

Câmara de BC: vereadores discutem Parque Linear e Novo Marambaia na sessão desta terça-feira

Home & Decor – Feira de Móveis, Imóveis e Decoração acontece em maio no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco

VIII Simpósio Técnico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú: inscrições abertas para capacitação sobre enquadramento hídrico

Balneário Camboriú e Itajaí recebem primeira etapa do Circuito Catarinense de Padel

Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú reforça a importância da vacinação contra a gripe

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo

Mulher é detida após furtar espumante de quase R$ 500 em estabelecimento de Balneário Camboriú