Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Fumar, mesmo fora de casa, oferece risco à saúde da criança

O tabagismo é considerado um problema de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) essa é a principal causa de morte evitável no mundo. Para conscientizar a população sobre os riscos decorrente do cigarro foi instituída por lei o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto.

Só no Brasil, existem 21,9 milhões de fumantes ativos e passivos, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E quando se fala em fumante passivo, as crianças estão entre os mais afetados. Estima-se que metade delas, em todo o mundo, sofra algum dano à saúde em decorrência do tabagismo.

Vanessa Luiza Perini, pediatra no Hospital Infantil Pequeno Anjo, afirma que na Unidade de Saúde, é comum receber crianças em que, pelo menos, um membro da família seja tabagista: “Não se deve fumar perto da criança. Se fumar, mesmo fora de casa, é preciso depois que a pessoa tome banho, lave os cabelos, troque de roupa, escove os dentes, para depois ter o contato com a criança”, orienta. Essas medidas vão garantir que os pequenos não tenham contato com as substâncias tóxicas presentes no cigarro.

Entre outros efeitos, o fumo passivo prejudica o pulmão, criando ou agravando problemas respiratórios, além de deixar a criança mais suscetível a otites. A pediatra afirma, ainda, que quanto mais nova a criança, maiores são os danos à saúde, por conta da imunidade.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)