Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zentretenimento

Fundação Aury Luiz Bodanese comemora dez anos de história

Fundação Aury Luiz Bodanese comemora dez anos de história

Conhecida como o braço social da Cooperativa Central Aurora Alimentos, a Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), revitalizada em 1º de fevereiro de 2008, comemora dez anos de atuação. Neste período atendeu mais de 1,2 milhão de pessoas em 11,2 mil ações. Para marcar a data e reconhecer pessoas e entidades que contribuem para a consolidação da FALB ocorre nesta terça-feira (20) um evento comemorativo a partir das 20 horas no Clube Recreativo Chapecoense (CRC).

A Fundação atua na valorização do ser humano, contribuindo para o exercício da cidadania no eixo socioambiental. A presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese Isabel Cristina Machado ressalta que é um momento de apresentar um resumo do trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “É motivo de imensa satisfação acompanhar o desenvolvimento e o crescimento da FALB ao longo de uma década”, afirma.

O presidente da Aurora Alimentos Mário Laznaster salienta que a FALB atua com referência em iniciativas que promovem a sustentabilidade e o cooperativismo. “A cooperação é o caminho certo para um futuro com mais respeito pelo planeta e mais qualidade de vida. É com um olhar de amor ao próximo que a Fundação vem há dez anos levando um pouco mais de esperança e alegria a centenas de corações”.

De acordo com o vice-presidente da Aurora Alimentos e presidente do Conselho Curador da FALB Neivor Canton, a Coopercentral não se torna grande somente pela qualidade dos seus produtos, mas também pelas pessoas que compõem a empresa e realizam o trabalho da Fundação Aury Luiz Bodanese, que leva o nome de um dos maiores cooperativistas do Estado. “Essa também é uma homenagem àquele que há 15 anos nos deixou e muito fez em prol do cooperativismo contribuindo para que a Aurora Alimentos e a FALB se tornassem hoje essa grande família”, complementa.

DESPERTANDO SORRISOS

Família é Tudo, Roda de Leitura, Vozes do Corpo, Atitude Agora, Vivendo Saúde, Centro de Memória, Amigo Energia e Eco Cooperação são os programas que levam as ações da Fundação Aury Luiz Bodanese pelo País.

O Amigo Energia incentiva e consolida o trabalho voluntário na comunidade promovendo a educação para o exercício consciente da cooperação e da sustentabilidade. Ação cooperada, casamento cooperado, doação de sangue, arrecadação de alimentos, utensílios domésticos e roupas, visitas a instituições sociais e melhorias em espaços educativos são algumas das iniciativas desenvolvidas

O Família é Tudo busca sensibilizar sobre a importância do planejamento na economia doméstica com valores sociais a fim de orientar sobre o papel de cada pessoa na sociedade e na família. São realizados cursos, palestras e capacitações.

Atitude Agora visa integrar as pessoas com deficiência e entidades, promovendo o desenvolvimento social, pessoal e profissional. Palestras, visitas a instituições, seminários e cursos de qualificação para pessoas com deficiência são as principais atividades.

O programa Vivendo Saúde prima pelo bem-estar das pessoas com ênfase na prevenção, promoção, humanização e redução de danos, garantindo acesso aos direitos pessoais, sociais e institucionais. Formação de multiplicadores, oficinas de atualização, gincana e cinema da prevenção e campanhas educativas integram as atividades promovidas.

A Roda de Leitura proporciona momentos de descontração e socialização, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita dos ouvintes, através da literatura, livroS, leitura e contação de histórias. O programa Vozes do Corpo possibilita, através do movimento, a vivência da linguagem corporal e musical, agregando elementos da arte e da educação.

O Centro de Memória tem como objetivo organizar o acervo documental da Aurora Alimentos e seus fundadores garantindo assim a sua prevenção e valorização. Preserva documentos fotográficos, produções audiovisuais e objetos que possibilitam exposições de materiais e palestras em espaços públicos e instituições parceiras.

Programa Eco Cooperação executa ações de educação ambiental que objetivam promover e despertar a importância da conversação e preservação dos recursos naturais, buscando a cooperação e a conexão harmônica com o meio ambiente. Palestras em escolas, capacitações de professores e multiplicadores, participação em atividades, jogos e brincadeiras sobre os cuidados com o meio ambiente são as iniciativas promovidas.

 

 

10 anos da Fundação Aury Luiz Bodanese

Braço Social da Aurora Alimentos leva assistência, lazer e cultura às comunidades

 

            Revitalizada em 1º de fevereiro de 2008 a Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB) comemora neste ano 10 anos de atuação e valorização do ser humano contribuindo para o exercício da cidadania. Neste período, atendeu mais de 1,2 milhão de pessoas em diferentes projetos que trabalham com referência em iniciativas que promovem a sustentabilidade e o cooperativismo. Para marcar a data um evento comemorativo será realizado na próxima terça-feira (20) no Clube Recreativo Chapecoense a partir das 20 horas. O presidente do Conselho Curador Neivor Canton e a presidente Isabel Machado falam nesta entrevista sobre os dez anos de história da Fundação.

O que inspirou o surgimento da Fundação Aury Luiz Bodanese como braço social-assistencial da Cooperativa Central Aurora Alimentos?

Neivor Canton (presidente do Conselho Curador da FALB): Uma organização das dimensões da Cooperativa Central Aurora Alimentos, onde à época, já se tratava de um contingente de mais de 70 mil famílias, hoje ultrapassando as 100 mil (empregados, produtores e suas cooperativas), pertencente a um sistema cooperativo que precisa resgatar os seus valores, não poderia mais postergar a criação da Fundação. O nome tem a intenção de homenagear e perpetuar aquele que coordenou a idealização do Sistema.  Essa Fundação, nasceu então, para ser o braço social do Sistema, recebendo a missão de buscar incessantemente contribuir para a construção de um mundo melhor para as pessoas do nosso meio e do nosso entorno. E assim tem sido, está sendo e será sempre.

O financiamento da Fundação é exclusivamente suportado pela Aurora?

Isabel Machado (presidente da FALB): A Cooperativa Central Aurora Alimentos é a principal mantenedora da Fundação, efetuando repasse financeiro desde a sua revitalização em 2008. Todos os anos é apresentado um planejamento orçamentário o qual passa pela aprovação da diretoria da Aurora. Mas também recebemos recursos de outros parceiros como é o caso do Sescoop de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul que nos auxiliam com capacitações e palestras nas unidades da Aurora. Além disso, contamos com a colaboração de serviços de parceiros nos eventos da FALB. Um exemplo é na Ação Cooperada em que salões de beleza oferecem cortes de cabelo gratuitos a comunidade. O repasse financeiro é importante, mas o mais importante, ao longo dos dez anos, é essa articulação com a sociedade.

Ao longo desses dez anos a FALB já beneficiou mais de 1,2 milhão de pessoas, como esse trabalho vem sendo desenvolvido? Como é possível fazer tanto com um orçamento relativamente modesto?

Isabel Machado: A participação das pessoas é o que faz o trabalho da Fundação Aury Luiz Bodanese acontecer de fato. A mobilização dos voluntários envolve as comunidades onde as ações são desenvolvidas e isso se multiplica. As pessoas acabam abraçando a causa. Somos um grupo pequeno de funcionários, mas com a união de esforços dos voluntários e da comunidade essas iniciativas são possíveis. Somente em 2017 foram cadastrados 3.300 voluntários. É um trabalho lindo e de muitas mãos.

Quais são os programas que integram a Fundação?

Isabel Machado: A Fundação trabalha com programas no eixo socioambiental. São eles: Família é Tudo, Roda de Leitura, Vozes do Corpo, Atitude Agora, Vivendo Saúde, Centro de Memória, Amigo Energia e Eco Cooperação são os programas que levam as ações da Fundação Aury Luiz Bodanese pelo País.

Quais os principais resultados alcançados ao longo desse período?

Isabel Machado: O principal resultado é visto na transformação das pessoas. Acompanhamos histórias de pessoas que começaram conosco e que hoje participam de entidades beneficentes em cargos de gestão. Ver a mudança de vida nessas pessoas é algo que nos deixa orgulhosos e felizes. São os pequenos exemplos que geram grandes resultados futuros e que nos trazem a satisfação em fazer o trabalho da Fundação. A gratidão das pessoas é algo que não tem preço e ver isso no dia a dia é recompensador.

Como as ações da FALB contribuem na disseminação dos princípios cooperativistas?

Isabel Machado: A essência dos programas da Fundação é o cooperativismo e a sustentabilidade. Isso está presente no DNA da FALB e vem da nossa mantenedora Aurora Alimentos que preza muito por esses princípios. Acreditamos no cooperativismo. Uma sociedade só será melhor com a cooperação de cada um em prol de um bem maior.

Como enxerga o benefício que a Fundação leva até as comunidades atendidas?

Isabel Machado: As ações da FALB facilitam o acesso às comunidades em que a Aurora Alimentos está inserida a serviços, palestras, capacitações e também a momentos de lazer e descontração. Cada iniciativa da Fundação tem como intuito oportunizar algo novo e único na vida das pessoas. Seja uma nova experiência, a criação de novos laços de amizades, o acesso a serviços que antes não eram possíveis. São as pequenas atitudes que geram grandes transformações.

Como visualiza a Fundação daqui há dez anos?

Isabel Machado: Temos muitos desafios pela frente. A sociedade se transforma a cada dia, temos que estar atentos e conectados a essas mudanças contribuindo para a melhoria da comunidade em que estamos inseridos. Comemoramos dez anos com muita alegria, mas já pensando nos próximos dez, iniciando mais um capítulo dessa história em busca sempre de transformar, preservar o que já fizemos para ficar na história e pensar como podemos contribuir ainda mais no futuro.

Uma frase para sintetizar esses dez anos de trabalho na Fundação?

Isabel Machado: O que de mais importante podemos deixar para as pessoas são os bons exemplos e os bons sentimentos e é isso que esperamos alcançar com as ações da Fundação: oportunizar momentos únicos e inesquecíveis.

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu