Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Fundação Dorina Nowill para Cegos recebe doações do Imposto de Renda para realizar o projeto “Saber Incluir”

Objetivo com a ação é capacitar professores da rede pública de São Paulo para o ensino de crianças e adolescentes com deficiência visual

Até o dia 30 de abril, as pessoas físicas que fizerem a declaração do Imposto de Renda no modo completo poderão destinar até 3% do tributo para colaborar com um novo projeto idealizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, o “Saber Incluir”. A instituição destinará os valores arrecadados para promover a acessibilidade e capacitar professores que dão aula para pessoas com deficiência visual.

O “Saber Incluir” é um projeto que oferece, por meio de plataformas digitais de aprendizagem, a distribuição dos conteúdos voltados à educação e práticas inclusivas. A ação tem como objetivo capacitar cerca de 480 educadores da rede pública do Estado de São Paulo, que poderão participar de 16 palestras e 10 videoaulas ao longo deste ano. O conteúdo voltado à alfabetização de crianças e adolescentes com deficiência visual possibilita que esses profissionais realizem aulas de forma acessível aos estudantes cegos ou com baixa visão.

A doação por pessoa física pode ser feita na condição de imposto a pagar ou também a restituir, seguindo a porcentagem máxima informada anteriormente. No primeiro caso, o valor doado para a instituição beneficente será abatido da quantia que o contribuinte-solidário teria de pagar. Já no caso da restituição do IR, o donativo será descontado do valor a receber.

Para destinar seu Imposto de Renda como pessoa física basta seguir as instruções abaixo:

1- Após informar as possíveis doações realizadas em 2020 e terminar o preenchimento da sua declaração no modo completo, selecione “Resumo da Declaração” e escolha a opção “Doação diretamente na declaração – ECA”. Clique em “Novo “, escolha:

A- Tipo do Fundo: “Estadual”

B- UF: “São Paulo”

C- CNPJ: 13.885.657/0001-25 (esse número é do CONDECA e será gerado automaticamente)

D- Abaixo do quadro, no canto inferior direito, o próprio programa da Receita Federal indicará o valor disponível para doação. Este valor deverá ser digitado no campo “Valor” para completar a operação. Clique em Ok.

2- Clique na opção “Imprimir” no menu lateral e selecione “DARF – Doações diretamente na declaração – ECA”. O sistema gerará o Documento de Arrecadação de Receitas Federais, um boleto bancário que deve ser pago até o dia 30 de abril.

3- Envie uma cópia do comprovante de pagamento da DARF para o e-mail: parceria@fundacaodorina.org.br com o título: Eu apoio o projeto Saber Incluir.

4- Em seguida a Fundação Dorina enviará um modelo de carta para solicitação do recibo de doação junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente de São Paulo.

“Com a nova realidade do ensino a distância, promover a capacitação dos professores para que as aulas sejam inclusivas é fundamental para o acesso à educação. Portanto, o recebimento das doações dos 3% do Imposto de Renda é necessário para executar esta ação. Além disso, é importante ressaltar que a pessoa física não pagará mais imposto com isso. O que acontece é a destinação de parte do IR a pagar, permitindo que o valor seja direcionado para uma instituição social”, explica Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos

Celebrando 75 anos de existência, a Fundação Dorina Nowill para Cegos vem trabalhando para que crianças, jovens, adultos e idosos cegos ou com baixa visão sejam incluídos em diferentes cenários sociais. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.
Responsável por um dos maiores parques gráficos de braille no mundo, com capacidade de impressão de até 450 mil páginas por dia, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas.
Contando com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. Mais detalhes: https://www.fundacaodorina.org.br.

Posts Relacionados

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas