Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Fundação Pró-Rim realiza ações no Dia Mundial do Rim 2021 de forma online

Campanha deste ano apresenta o tema “Vivendo bem com a Doença Renal”, com foco no paciente renal crônico e a convivência em equilíbrio com a doença e o tratamento. Atualmente, mais de 140 mil pessoas em todo o Brasil realizam o tratamento de diálise.

 

O Dia Mundial do Rim é uma campanha de saúde global voltada à conscientização sobre a importância dos rins e as suas formas de prevenção, além da qualidade de vida dos pacientes renais crônicos. A campanha de 2021 apresenta o tema “Vivendo Bem com a Doença Renal”, sendo comemorado no dia 11 de março. O objetivo da campanha mundial é o de conscientizar, orientar e estimular o paciente com doença renal crônica (DRC) quanto a sua qualidade de vida.

 

Embora as ações de prevenção e progressão da DRC sejam importantes, os pacientes com doença renal, incluindo os que dependem de diálise e os transplantados, devem sentir-se apoiados e estimulados por seus familiares em exercer ações e tarefas do cotidiano e da vida social. O objetivo desta campanha é a inclusão dos pacientes renais na sociedade e a convivência em equilíbrio com a doença renal.

 

Atualmente, mais de 140 mil pessoas em todo o Brasil precisam do tratamento de diálise para sobreviver, segundo dados da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes (ABCDT).

 

“São pacientes que precisam estar na clínica três vezes por semana, em pelo menos 4 horas, para realizar o tratamento. Esse compromisso, muitas vezes impede o paciente de ter uma ocupação profissional, de estudar, enfim, de manter uma vida social. Temos que de alguma forma proporcionar e cativar estes indivíduos a terem um papel ativo na sociedade, se beneficiando no convívio com outras pessoas, com o crescimento pessoal e profissional”, comenta o médico nefrologista e presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira.

 

Campanha online

Por conta da pandemia de Covid-19 as ações presenciais com a comunidade, realizadas todos os anos pela Pró-Rim durante a campanha, não serão efetuadas neste ano. A campanha estará presente nos canais de comunicação da instituição, principalmente nas redes sociais e no site www.diamundialdorim.com.br.

 

No dia 11/03, data que comemora o Dia Mundial do Rim, será realizada uma live abordando o tema principal da campanha “Vivendo bem com a doença renal”. Mais informações sobre a live serão divulgadas em breve.

 

Roda da Vida

 

Para proporcionar um maior autoconhecimento e, dessa forma, trabalhar dimensões pessoais que possam estimular maior qualidade de vida, a Fundação Pró-Rim formulou uma adaptação da ferramenta “Roda da Vida”. Desenvolvida, em conjunto com a equipe de Psicologia da instituição, a atividade tem como objetivo facilitar uma visão dos aspectos que compõem a nossa vida e o grau de satisfação e equilíbrio em relação aos eixos: Pessoa, Vida Social e Qualidade de Vida.

 

A “Roda da Vida” estará disponível no site www.diamundialdorim.com.br para que todos possam baixar o arquivo e fazer a atividade.

 

O que é a Doença Renal Crônica?

 

A doença renal crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, como regular a pressão, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras.

 

Segundo Dr. Marcos, em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas ou são poucos e inespecíficos. “Normalmente a doença é identificada no seu estágio mais avançado, quando em muitos casos a pessoa irá necessitar da diálise, por isso a importância do diagnóstico precoce”, enfatiza o nefrologista.

 

Confira o site da campanha: www.diamundialdorim.com.br

 

Sobre a Pró-Rim:

A Fundação Pró-Rim foi fundada em 1987, em Joinville (SC), pelos médicos nefrologistas Dr. José Aluísio Vieira e Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho com o propósito de oferecer um tratamento mais digno e diferenciado aos pacientes renais. É reconhecida como referência nacional na área de nefrologia. É pioneira em transplantes renais no Estado e sua equipe está entre as que mais realizam transplante no país. Já ultrapassou a marca de 1.800 transplantes renais, é a primeira instituição de nefrologia do mundo a receber a certificação internacional Qmentum. Possui unidades de hemodiálise em Santa Catarina e Tocantins e atende pacientes renais crônicos de todo o Brasil (www.prorim.org.br).

Posts Relacionados

Mutirão Juntos Pelo Rio recolheu cinco toneladas de lixo em sua 11ª edição

Associação Amar Cura realiza ação de bem-estar para pacientes da Associação Madre Teresa

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana