Fundema em parceria com Corpo de Bombeiros Militar de Barra Velha resgata graxaim no São Cristovão

77

Fundema em parceria com Corpo de Bombeiros Militar de Barra Velha resgata graxaim no São Cristóvão

Na tarde de sexta-feira (20), a Fundação do Meio Ambiente de Barra Velha – FUNDEMA, atendeu a um chamado de moradores sobre um animal silvestre que estava no meio da rua José Ceara da Costa, no bairro São Cristóvão. Um graxaim, também conhecido como cachorro-do-mato, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Barra Velha e levado até a sede da Fundema, onde foi constatado que o animal precisava de atendimento emergencial.

O graxaim estava debilitado e foi encaminhado à Polícia Ambiental de Joinville para receber o atendimento veterinário. Caso fosse necessário, o animal seria levado para o centro de reabilitação em Florianópolis para, em seguida, ser devolvido ao seu habitat.

O graxaim é um animal silvestre que se adapta fácil a diversos ambientes, como matas ciliares, áreas abertas e florestas. Podem alimentar-se de pequenos insetos, frutos e pequenos mamíferos. São encontrados comumente em áreas urbanas a procura de comida, podem adentrar plantações de milho e galinheiros. Esses animais não oferecem perigo aos seres humanos e, ainda, podem pegar doenças dos animais domésticos.

Ao encontrar esse ou outros animais silvestres deve-se acionar a Fundema, o Corpo de Bombeiros Militar de Barra Velha ou a Polícia Ambiental para estes fazerem o resgate. A FUNDEMA orienta a não tocar em animais silvestres por estes poderem pegar ou passar alguma enfermidade.