Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Furto de hidrômetros gera prejuízos para moradores de Camboriú

A criminalidade tem um novo alvo nos bairros de Camboriú: o furto de hidrômetros (aparelhos que registram o consumo de água dos imóveis). O crime tem trazido prejuízos e transtornos para muitos morados no município, que, além da perda do equipamento, ficam sem água em um momento que ela é ainda mais essencial para a higienização humana. Só em uma noite, foram furtados seis hidrômetros no bairro Tabuleiro, em Camboriú.

Arthur May, gestor operacional da Águas de Camboriú, explica que o número de ocorrências de furto de hidrômetros aumentou neste mês de maio. Para dificultar a ação, a Águas de Camboriú recomenda a instalação de sistema que proteja o equipamento (caixa padrão), que não obstrui a leitura e permite possível manutenção no local. Além disso, a concessionária sugere avisar a Polícia Militar e registrar boletim de ocorrência pela internet ou em uma delegacia, de modo que a Polícia Civil possa investigar os crimes.

O hidrômetro se torna alvo de furtos por um único motivo: o latão que reveste o equipamento é um material facilmente vendido e isso desperta o interesse dos criminosos.

 

Caixa Padrão

Uma recomendação para ajudar a coibir a ação dos criminosos é a instalação da caixa padrão de hidrômetro. Arthur May explica que, de acordo com as normas vigentes, o consumidor precisa ter uma caixa plástica padronizada instalada de forma embutida no muro da residência ou em uma mureta, nos casos em que a casa não é murada, para proteger o hidrômetro.

A instalação da caixa-padrão traz uma série de benefícios, entre elas, a proteção do hidrômetro e a garantia da medição no momento da leitura do consumo, mesmo sem a presença do morador, já que não é preciso entrar na propriedade para ter acesso ao relógio. Ela ajuda, inclusive, a evitar que a conta de água seja recebida com um valor diferente, por causa de danos com o hidrômetro, causando prejuízo ao dono do imóvel, que pode acabar pagando um valor maior. “Como a caixa tem tampa acrílica, o cliente continua podendo acessar o hidrômetro e verificar o seu consumo diário caso queira”, explica Arthur.

Posts Relacionados

Chá Revelação de filhote de pinguim foi realizado no Oceanic Aquarium em Balneário Camboriú

Prefeitura de Balneário Camboriú lança site com informações sobre a dengue

Lions Clube Camboriú lança financiamento coletivo para ação de visão

Águas de Camboriú divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Passeio San Miguel celebra a Páscoa com três dias de programação gratuita, em Balneário Camboriú

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira