Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC

FUTURO INCERTO: SEM NOVOS PATROCINADORES, TIME DO JARAGUÁ FUTSAL ESTÁ PRESTES A ACABAR

Com a eliminação da Liga Nacional para o Sorocaba, no último sábado (15), o momento volta a ser de indefinição para o Jaraguá Futsal. Mesmo com duas competições para serem disputadas até o fim do ano, o clube segue sofrendo com a falta de apoio financeiro e ainda não há uma confirmação se o projeto terácontinuidade em 2017, ou mesmo se terá possibilidade de completar o Campeonato Catarinense e Jogos Abertos de Santa Catarina na atual temporada.

O motivo é justamente a ausência de novos patrocinadores, além das dívidasque continuam aumentando com o passar dos meses. A incerteza a respeito da manutenção dos suportes financeiros mantidos atualmente também dificulta o planejamento dentro do time. “Minha projeção é bem pé no chão. Se não tivermos uma boa contribuição da Prefeitura que tem seu novo prefeito, a partir de janeiro, e não conseguirmos um patrocínio máster em breve, vamos ter que parar. Porque se continuar do jeito que está, vamos aumentar nossa dívida e nos trará ainda mais problema”, disse Franklin.

O último jogo da equipe foi contra o Sorocaba, no último sábado (15). O duelo decidiu a saída dos jaraguaenses da Liga Nacional. (Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!)

Na tarde de ontem, o atleta e gestor do aurinegro se reuniu com os demais membros da diretoria para discutir estratégias, visando o futuro do clube. De acordo com ele, a intenção é manter o projeto, mas o dirigente não estipula um tempo para uma decisão concreta sobre a permanência ou não da equipe, nem mesmo nos confrontos deste ano. “Procuramos discutir tudo nessa reunião. Por enquanto vamos seguir essa linha, de viver o dia a dia e viabilizando o projeto da forma que dá. Agora vamos ver até onde vai. Pretendemos manter, mas não sabemos o que vai acontecer durante este percurso”, destacou.

Dívidas
Se a crise estourou no Jaraguá em 2016, muito se deve as dividas. Desde o início do ano, o elenco não recebe salários integrais, sofre com o atraso de aluguéis dos jogadores e seus fornecedores. Se não fosse a ajuda de várias pessoas da cidade no quesito alimentação, no qual alguns estabelecimentos auxiliaram com o almoço dos atletas, além da compreensão das imobiliárias e dos próprios jogadores que resolveram permanecer mesmo com todas estas dificuldades financeiras, dificilmente o projeto estaria vivo até hoje.

Equipe segue com os treinos para os próximos desafios no Catarinense e os Jasc. (Foto: Eduardo Montecino)

Segundo Franklin, a antiga diretoria ainda não enviou os documentos que mostram o rombo que o clube possui, fator que dificulta a tentativa de regularização do projeto. “Ligamos para o Gerson (ex-presidente) e marcamos um reunião com ele para recebermos essa planilha de dividas e saber exatamente como está a situação. Com toda essa tentativa de organização, fomos freados muitas vezes. A parte financeira é muito importante e ainda não conseguimos todos os valores do que a ADJ tem de dividas na cidade. Então chegamos num momento que tem que ter um ponto final e se não tiver, nós vamos dar um ponto final”, afirmou.

Elenco
Com a recente eliminação na Liga, ainda é tratado como uma dúvida se algum jogador pedirá dispensa ou seguirá no clube, caso o projeto seja mantido. Na manhã de hoje, a diretoria se reunirá com todo elenco para ter uma definição sobre o assunto. “Pretendemos ficar com o todo elenco até dezembro. A princípio ninguém veio falar comigo sobre uma saída. Coloco para os jogadores que temos que iniciar e terminar o ano juntos, mesmo com todas as dificuldades. Temos que ressaltar que eles estão sendo grandes homens e honrando a camisa do Jaraguá, apesar de receber cerca de 40% do salário por mês. Então vamos fazer de tudo para que eles continuem”, relatou Franklin.

O ano 2016 foi e continua sendo conturbado no Jaraguá. Confira algunsdestaques da trajetória do clube desde a crise financeira, a glória na Copa dos Campeões e a eliminação na Liga Nacional:

Janeiro

RENOVAÇÃO LIGA: Comissão técnica renova contrato e chega a quarta temporada à frente da equipe.
LIGA: O até então presidente Gerson Postai confirma time para a disputa da Liga Nacional e divulga lista de atletas do elenco, formada por 14 integrantes.

Fevereiro

PREPARAÇÃO: Grupo inicia trabalhos de pré-temporada, com foco na preparação física.
TAÇA BRASIL: Time estreia na Taça Brasil com empate contra o Minas.

Março

DESPEDIDA: Jaraguá se despede na primeira fase da Taça Brasil, com três empates e uma vitória.

Abril

TÍTULO: Nos pênaltis, aurinegro bate o Carlos Barbosa, na Arena, e leva o título da Copa dos Campeões, garantindo vaga na Taça Libertadores da América.
PATROCÍNIO: Fakini Malhas é anunciado como novo patrocinador máster.
ESTREIA: Na Arena, Jaraguá larga na Liga Nacional com vitória sobre o Carlos Barbosa por 3 a 1.

Maio

DÍVIDAS: Crise financeira estoura e atletas começam a criar ações para resolver impasse com salários atrasados.

Junho

LIBERTADORES: Estreia na Libertadores com vitória sobre o Kimberley-ARG por 1 a 0.
VICE: Time perde para o Cerro Porteño por 4 a 2 e fica com o vicecampeonato da Libertadores.

Julho

BOLA FORA: Apostando em um novo patrocinador máster para acabar com as dívidas, diretoria contrata cinco jogadores, mas empresa desiste do negócio e apenas dois atletas permanecem.

Agosto

MUDANÇAS: Gerson Postai deixa a presidência do clube e Franklin assume gestão, ao lado do preparador físico Mauro Sandri.
ADVERSÁRIO: Time vence o Minas, encerra primeira fase em sétimo lugar geral e conhece adversário das oitavas de final: o Sorocaba.

Setembro

ATRASOS: Devido ao enorme atraso na falta de pagamento dos alugueis de atletas, Franklin coloca projeto novamente em xeque.

Outubro

ELIMINAÇÃO: Pelo terceiro ano consecutivo, Sorocaba elimina o Jaraguá da Liga Nacional e equipe jaraguaense tem futuro incerto.

Próximos compromissos

Com a aparição de novos patrocinadores que viabilizem o projeto até o fim deste ano, o aurinegro tem pela frente a disputa de duas competições até dezembro. Uma é o Campeonato Catarinense da Divisão Especial, em que a equipe aparece em terceiro colocado da Chave C e tem mais três compromissos pela segunda fase. O primeiro deles será nesta quarta (19), quando enfrenta o Araquari, fora de casa, às 20h15, no Ginásio Waldir Quirino da Luz. Depois, encerra sua participação nesta etapa contra Tubarão, no dia 26, e Joaçaba, 29.

O outro compromisso é a 55ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que acontece entre os dias 11 e 19 de novembro, na cidade de Joaçaba. “Ficamos muito tristes pela eliminação na Liga, porque queríamos ir mais longe. Mas esse grupo está de parabéns por todo empenho, luta e dedicação pelo que apresentaram não só neste jogo, mas em toda temporada, diante de todas as dificuldades. Agora temos o Estadual, que queremos defender o título do ano passado, além do Jasc, que também pretendemos ir com grande força para buscar o título”, comentou o técnico Sergio Lacerda.

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina