Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zEsporte zz Esporte BR

Gabriel Medina coroa os campeões do Circuito Medina/ASM 2016

A inspiração veio da areia para o show de surfe nas ondas. Com Gabriel Medinaacompanhando as finais, os campeões do Circuito Medina/ASM de Surf 2016foram definidos na terceira e última etapa, encerrada, neste domingo (20), na Praia de Maresias, em São Sebastião. Um dos grandes destaques foi Caio Costa, talento local, que faturou a categoria Sub-12, o único com 100% de aproveitamento, e ainda foi o vice na Sub-14, que teve como campeão Kauê Germano, da vizinha praia de Juquehy.

Na Sub-16 masculina, quem levou a melhor foi Pedro Dib, de Boiçucanga, enquanto que entre as meninas, o título foi para Saquarema (RJ). Na Sub-12 feminina, mais uma conquista para Maresias, com Pamella Mel, e na Sub-10, Ryan Kainalo, que é de São Paulo e treina em Ubatuba, confirmou o favoritismo.

Pedro Dib. Foto Jorge Mesquita

Pedro Dib. Foto Jorge Mesquita

Na etapa, os catarinenses Lucas Vicente e Tainá Hinckel fizeram bonito na Sub-16. Tainá, inclusive, foi a dona da melhor nota do evento, um 8,83, para repetir o primeiro lugar da etapa anterior. Outra vitória muito comemorada (tanto quanto um título geral) foi na Sub-10, com Murilo Coura. O atleta, que era de São José dos Campos e agora mora em Ubatuba, superou Ryan e saiu carregado da água.

Também merecem atenção na etapa, as promessas nordestinas Guilherme Lemos, que veio do Ceará só para competir e terminou em quarto na Sub-10, e Fabrício Rocha, que é do Rio Grande do Norte e está passando uma temporada em Maresias, sendo o segundo na Sub-12 e terceiro na sub14. Ele e Caio Costa foram os únicos a chegarem a duas finais.

Lucas Vicente. Foto Basílio Ruy

Lucas Vicente. Foto Basílio Ruy

Na Sub-16 (masculino e feminino), na Sub-14 e Sub-12 masculina, os campeões gerais faturaram passagens aéreas para a Califórnia. Os melhores do ranking que são de Maresias também faturaram pranchas, assim como os campeões da sub10 masculina e sub12 feminina. A premiação também contou com kits e troféus.

Patrocinado pelo próprio Gabriel Medina, o circuito teve como objetivo revelar e formar novos valores locais e também servir como primeiro critério de seleção para a turma inicial do Instituto Gabriel Medina, que entra em atividade no início de 2017. O primeiro brasileiro campeão mundial fez questão de assistir as disputas e também serviu caddie (auxiliar) nas baterias que sua irmã, Sophia, competiu.

Murilo Coura. Foto Basílio Ruy.

Murilo Coura. Foto Basílio Ruy.

Foi uma honra ver essa molecada aqui. E quem não ganhou, os vices, enfim, dou parabéns também. Na verdade, é o que o meu pai (Charles) sempre me falou no começo, quando eu não ganhava: parabéns e vamos para a próxima. E esse é o meu conselho. Continuem firmes”, disse Medina durante a premiação para um grande público na Praça do Surf de Maresias. “O circuito foi muito bem organizado, conseguimos alcançar o nosso objetivo de formar novos talentos e selecionar a molecada para o Instituto, que estamos ansiosos para começar”, complementou.

Durante a premiação, Charles Saldanha, um dos idealizadores do Instituto divulgou a lista dos atletas convidados a fazer parte da primeira turma, com base nas performances no Circuito. Simone Medina, a presidente da entidade destacou a importância da iniciativa: “As crianças vão ter um período na escola e o outro no Instituto, terão alimentação balanceada, treinamento, até prevenção dentária. Os patrocinadores estão acreditando, colocando os corações no projeto”, falou.

Medina dando uns toques para a irmã Sophia. Foto Jorge Mesquita

Medina dando uns toques para a irmã Sophia. Foto Jorge Mesquita

Nós somos o primeiro Instituto do mundo com essa proposta. Pensava que era do Brasil, mas é do mundo. A gente tem tudo para ser modelo, para transformar a vida de muitas pessoas em muitos outros lugares. A gente quer que isso se prolifere e tenha um mundo melhor para viver. Estamos plantando hoje para colher amanhã. Também queremos envolver os pais, porque esses meninos vão aprender a conviver com o próximo, a conviver com o sucesso dos outros, aprender a vencer e perder, a serem seres humanos melhores. Tenho certeza de que além de grandes campeões, teremos pessoas realizadas”, anunciou.

Nas disputas, com sol e ondas de até 1,5 metro, a primeira final na água foi a Sub-12 Feminino. Pamella abriu com uma onda muito bem trabalhada, garantindo a melhor nota, um 6,33 que fez a diferença. Sophia Medina tentou virar o resultado até o final. “Estou feliz demais por ser campeã, surfar com as amigas e agora ter a oportunidade de participar do Instituto. E foi muito legal estar numa final com o Gabriel Medina lá pertinho. Meu ídolo”, disse a surfista, que há um ano e meio mora em Maresias.

Ryan Kainalo. Foto Jorge Mesquita

Ryan Kainalo. Foto Jorge Mesquita

Na Sub-12 masculina, Caio já entrou na água como campeão e confirmou a boa fase com a terceira vitória, com uma nota oito. “Estou muito feliz por essa passagem. Agora é tirar o visto e partir para a Califórnia”, festejou. Na Sub-16 Feminino, Carol Bonelli e Júlia Camargo, do Rio de Janeiro entraram na bateria empatadas no ranking. Tainá Hinckel mostrou superioridade e repetiu a vitória, ficando a disputa particular pelo título.

Tainá Hinckel fez a melhor nota do evento. Foto Jorge Mesquita

Tainá Hinckel fez a melhor nota do evento. Foto Jorge Mesquita

A surfista de Saquarema garantiu um 7,17 e foi para o segundo lugar para erguer a taça. No início do ano, nessa mesma praia, Carol acabou com o vice no Rip Curl Grom Search e agora ficou emocionada. “Essa conquista representa tanta coisa. Venho treinando muito, me dedicando demais. Todo dia na água, focada. Sou apaixonada por esse esporte. É um sonho realizado, esse esporte abrindo portas, me levando a tantos lugares. Ainda mais aqui, um campeonato grande, bem organizado, com uma premiação fantástica e feito pelo nosso campeão mundial, que admiro tanto. Quero agradecer aos meus pais (Adriana e José Carlos), ao meu técnico, Aelson Silva, e meus patrocinadores”, comemorou.

Carol Bonelli. Foto Jorge Mesquita

Carol Bonelli. Foto Jorge Mesquita

Na Sub-14 masculina, Kauê também competiu como campeão, com o título conquistado ainda no sábado, mas nem por isso relaxou e garantiu a vitória com a maior somatória do evento, 15,66 pontos de 20 possíveis. Caio Costa, mostrando ser destaque, ficou em segundo. “Foi irado esse campeonato, ainda mais com essa premiação. Um nível técnico excelente. E teve um campeão mundial como patrocinador. Isso é demais”, afirmou Kauê.

Na Sub-10 masculina, Ryan Kainalo fez a final como o novo campeão. Buscava a terceira vitória, mas viu Murilo Coura numa bateria inspirada, garantindo a melhor nota, um sete. “Foi muito legal ser campeão aqui. Foi tudo legal. E o Murilo mereceu essa vitória”, disse Ryan, também bicampeão paulista da categoria e que ao sair da água foi comemorar justamente com o vencedor. Além de seu título, Ryan terminou como vice da Sub-12, mostrando futuro certo.

Kauê Germano. Foto Jorge Mesquita.

Kauê Germano. Foto Jorge Mesquita.

Na última decisão do dia, uma bateria nervosa ao pé da letra. Na briga, Pedro Dib e Fernando John John, que precisava vencer e torcer para o rival ficar em quarto. Pedro acabou em último, mas no caminho de John John estava o catarinense Lucas Vicente, que levou o primeiro lugar com grande atuação. Luan Hanada, de Guarujá, ainda roubou o segundo lugar nos instantes finais. “Estava nervoso, mas acabou dando tudo certo. Foi um título superimportante, principalmente por essa premiação, que nenhum campeonato no Brasil deu esse ano”, comentou Dib.

O presidente da Associação de Surf de Maresias (ASM), Alex Leco, ficou feliz com o sucesso do circuito, sobretudo pela parceria com a família Medina e a ligação com o Instituto Gabriel Medina. “É um momento de satisfação. Quero agradecer mais uma vez a confiança da família Medina, ao meu time da ASM e ao staff. Fizemos um circuito com consistência técnica. Um campeonato que começou pequeno, que até poucos anos tinha o Gabriel, só que ele chegou onde chegou e agora nos dá esse suporte para crescer. É uma história bonita que está iniciando e esperamos fazer um circuito ainda melhor em 2017”, completou.

Pamella Mel. Foto Jorge Mesquita

Pamella Mel. Foto Jorge Mesquita

O Circuito Medina/ASM 2016 teve os patrocínios da Oi, Guaraná Antarctica, B.Blend, Vult Cosmética e Rip Curl, com apoios de Wizard Idiomas, Restaurante Terral, Pousada Tambayba, DB Cópias, Cabianca Surfboards, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião e Somar. Realização da Associação de Surf de Maresias (ASM) e Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes.

RANKING FINAL 2016 – APÓS 3 ETAPAS
SUB-16 MASCULINO
1º Pedro Dib – São Sebastião – 2.358
2º Heitor Duarte – São Sebastião (Maresias) – 2.240
3º Fernando John John – São Sebastião (Maresias) – 2.195
4º Daniel Adisaka – Ubatuba – 1.716

SUB-16 FEMININO
1º Carol Bonelli – RJ – 2.610
2º Júlia Camargo – RJ – 2.439
3º Louisie Frumento – Guarujá – 2.268
4º Tainá Hinckel – SC – 2.000

SUB-14 MASCULINO
1º Kauê Germano – São Sebastião – 2.900
2º Caio Costa – São Sebastião (Maresias) – 2.140
3º Daniel Adisaka – Ubatuba – 1.916
4º Sérgio Luan – São Sebastião – 1.815

SUB-12 MASCULIN0
1º Caio Costa – São Sebastião (Maresias) – 3.000
2º Ryan Kainalo – Ubatuba – 2.456
3º Yuri Beltrão – Santos – 2.268
4º Lúcio Rosário – Ubatuba – 1.997

SUB-12 FEMININO
1º Pamella Mel – São Sebastião (Maresias) – 2.810
2º Sophia Medina – São Sebastião (Maresias) – 2.700
3º Naire Marques – Ubatuba – 2.349
4º Sophia Gonçalves – Peruíbe – 2.041

SUB-10 MASCULINO
1º Ryan Kainalo – Ubatuba – 2.900
2º Murilo Coura – Ubatuba – 2.710
3º Ryan Coelho – PR – 1.771
4º Guilherme Fernandes – Ubatuba – 1.710

RESULTADOS DA 3ª ETAPA
SUB16 MASCULINO
1º Lucas Vicente – SC
2º Luan Hanada – Guarujá
3º Fernando John John – São Sebastião (Maresias)
4º Pedro Dib – São Sebastião

SUB-16 FEMININO
1º Tainá Hinckel – SC
2º Carol Bonelli – RJ
3º Louisie Frumento – Guarujá
4º Julia Camargo – RJ

SUB-14 MASCULINO
1º Kauê Germano – São Sebastião
2º Caio Costa – São Sebastião (Maresias)
3º Fabrício Rocha – RN
4º Daniel Adisaka – Ubatuba

SUB-12 MASCULINO
1º Caio Costa – São Sebastião (Maresias)
2º Fabrício Rocha – RN
3º Yan Sondhal – São Sebastião (Maresias)
4º Yuri Beltrão – Santos

SUB-12 FEMININO
1º Pamella Mel – São Sebastião (Maresias)
2º Sophia Medina – São Sebastião (Maresias)
3º Naire Marques – Ubatuba
4º Sophia Gonçalves – Peruíbe

SUB-10 MASCULINO
1º Murilo Coura – Ubatuba
2º Ryan Kainalo – Ubatuba
3º Guilherme Fernandes – Ubatuba
4º Guilherme Lemos – CE

FONTE: FMA NOTÍCIAS

Posts Relacionados

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina

Bota do Mundo 2018

Próxima edição da Volvo Ocean Race será com barcos da IMOCA

Fraiburgo e Transcatarina: a comemoração da Bodas de Estanho

Pâmella Mel completa 40 pódios

Circuito Catarinense de Stand-up Paddle é neste final de semana

Brasileiro sub-21 de vôlei de praia tem atleta de Balneário Camboriú

Saiba como o Dongfeng Race Team ganhou Volvo Ocean Race mais apertada da história

Estreia no 10º Transcatarina: de navegador para piloto