Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Galeria de Arte Garten recebe exposição da artista visual Juli Rossi

Galeria de Arte Garten recebe exposição da artista visual Juli Rossi

Vanitas, nas artes, é um tipo de obra de arte simbólica especialmente associada com o gênero de pintura Still-life (Natureza-morta). A palavra em latim significa “vacuidade, futilidade”, na história da arte é interpretada como “vaidade”, e pode ser compreendida como uma alusão à insignificância da vida terrena e à efemeridade da vaidade. Este é o tema da nova exposição individual da artista visual  Juli Rossi, que abre no dia 10 de abril, às 19 horas, na Galeria de Arte do Garten Shopping, a exposição “Vanitas”, a mostra apresenta trabalhos que destacam a visão da artista sobre uma verdade por vezes desconcertante: a única certeza da vida é o fim. Este fim, aqui, é representado por caveiras, que são elementos simbólicos sobre a morte e estão presentes nos trabalhos de Rossi. A curadoria é assinada por Marc Engler.

A vaidade está na natureza humana, todo indivíduo gosta de se sentir bem e aceito, aprovado e admirado pelo seu grupo social. Até onde este cuidado com a beleza exterior pode nos levar? Quando a influência do mercado exacerba essa busca por um padrão ideal? Como essa pressão social impacta principalmente as mulheres?

Com essas questões a artista nos apresenta a exposição Vanitas, uma série que traz a figura de mulheres que representam a beleza, a sensação de prazer que se tem ao olhar um modelo estético, dito como desejável, mas também questiona a real essência humana, que transmite emoções, ações, memórias, experiências, alegrias, vergonhas, orgulhos e medos.

A artista começou a desenhar muito cedo, quando criança copiava histórias em quadrinhos, criava cenários com fadas e cavalos-mulheres. “Comecei a fazer curso de pintura aos 12 anos com a Linda Poll. Durante a adolescência e juventude nunca parei de desenhar, sempre nos cadernos e livros da escola. Meus pais sempre me incentivaram. A arte passou a me fascinar mais ainda quando comecei a estudar  na faculdade de Artes Visuais e a me profissionalizar na área”.

Juli tem em seu currículo diversas exposições, entre as quais destacam-se: Entre e Fique a Vontade, na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, junto das artistas ceramistas Gleici Kannenberg e Heloisa Steffen, e também participação nas duas edições de Memórias de Moças Bem-Comportadas, na Associação dos Artistas Plásticos de Joinville.

Sobre suas influências a artista destaca:” Gosto muito das “sacadas” críticas do Banksy, a relação espetacular com o tridimensional (às vezes ilógico) de Escher, os desenhos com materiais irreverentes de Vik Muniz, a caveira com diamantes de Damien Hirst, Magritte e sua simplicidade surreal, Hopper e a solidão confortável, a delicadeza e destreza de Alphonse Mucha, a força virtuosa de Tamara de Lempicka, os traços e linhas de Hamilton Machado e o desenho e a didática de Asta dos Reis. Admiro também os trabalhos dos amigos artistas da AAPLAJ, como a Márcia Camargo, Priscila dos Anjos, Denise Schlickmann, Ane Winter, Jan MO, Marc Engler, Regina Marcis, Ronaldo Diniz, etc”.

Sobre a artista

Juli Rossi é Professora de Desenho Artístico, Pintura e Figura Humana na Escola de Artes Fritz Alt (EAFA) da Casa da Cultura Fausto Rocha Junior, graduada em Artes Visuais, Especialista em Arte-educação e Mestre em Educação, fez cursos de desenho e pintura com Asta dos Reis, História da Arte com Miriam da Rocha e Leandra Schmidt. Sua produção artística é voltada ao Desenho.

Agende-se

O QUÊ: Exposição de arte “Vanitas”, da Artista visual Juli Rossi

ONDE: Garten Shopping.

QUANDO: de 10 de abril a 21 de maio.

CONTATOS: (47)99937-7319 julirossi@gmail.com (47)99917-0067 ou marc.engler.arte@gmail.com (Marc Engler)

Texto e fotos: Arte na Cuca

Posts Relacionados

Banda mineira surpreende com releitura do Hino do Flamengo

Flávia Alessandra é presença confirmada no Elas, do Balneário Shopping

TITÃS CHEGA A CURITIBA COM NOVO TRABALHO

Com o legítimo sabor italiano, Mais1.Café lança Empanada Caprese em parceria com a Catupiry®

Maior Tributo Internacional dos Bee Gees chega a Curitiba neste domingo, no Guairão

Festival de Outono do Jurerê OPEN agita o final de semana com 16 atrações

Maior Feira do setor de Noivas e debutantes do Paraná chega em Itajaí

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações