Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC z.Destaques

Galeria Municipal de Artes recebe duas exposições do 2º BC Foto Festival.

A Galeria Municipal de Artes de Balneário Camboriú recebe duas exposições dedicadas à fotografia dentro da programação do 2o Balneário Camboriú Foto Festival. As mostras ficam abertas para visitação das 13h às 19h. Uma delas é a “Água”, do renomado fotógrafo Valdemir Cunha. As fotos que compõe a exposição foram feitas ao longo de cinco anos e retratam várias regiões do Brasil. Além da alta qualidade estética das suas imagens, a mostra serve de alerta para o uso inadequado dos recursos hídricos.

A exposição é parte do livro Água que é dividido em dois capítulos. O primeiro, com texto do jornalista Xavier Bartaburu, traça o panorama atual da situação da água no Brasil e situa o país no contexto mundial e histórico. O segundo apresenta um vasto ensaio fotográfico produzido por Cunha ao longo dos últimos cinco anos.

A outra exposição é “Sobre árvores secas e árvores mortas”, da artista visual e fotógrafa Betinha Trevisan, de Alegrete (RS).  Na série “Sobre árvores mortas e árvores secas” são apresentadas imagens fotográficas impressas em pigmento mineral e que receberam intervenção em pintura, tornando-se cópias únicas. O trabalho nasceu da observação do contraste e da transformação da paisagem, onde a vegetação transborda vida e morte. O conceito se funda na possibilidade de criar a potência da vida e burlar a morte.

Segundo a artista, na paisagem a distinção entre árvores mortas e secas não é simples, pois estas se confundem ao cumprirem papéis semelhantes, embora passageiros. Para Betina, elas não passam despercebidas, gritam em pleno espetáculo dos ciclos da natureza.

O BC Foto Festival 2016 acontece de 18 a 21 de agosto e atende a demanda artística por aperfeiçoamento técnico, intercâmbio e promoção do setor. As atividades do festival serão realizadas no Teatro Bruno Nitz, na Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú, nas dependências do SESC Balneário Camboriú e em outros pontos da cidade. Além de gerar novas oportunidades de carreira mercadológica ou acadêmica, o evento vem estimulando e profissionalizando o fazer e o pensar fotográfico. O Balneário Foto Festival tem o patrocínio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú através da Lei de Incentivo à Cultura.

 

Sobre Valdemir Cunha 

06082013-VA-Reentrancias Maranhenses-MA-4327_1

Valdemir Cunha nasceu em São Paulo em 1966. Cursou jornalismo na Cásper Líbero e começou na fotografia em 1986. Trabalhou durante seis anos na Abril, como editor de fotografia das revistas Terra e Viagem & Turismo. Viajou por mais de 80 países produzindo imagens para aquelas revistas e outros títulos da editora. Conquistou várias premiações de fotografia, entre eles três prêmios Abril. De 2001 a 2009, foi responsável pelo departamento de fotografia da Editora Peixes (que publicava doze títulos).

 

sobre-arvores-mortas-e-arvores-secas-de-betinha-trevisan_5

Sobre Betinha Trevisan

Betinha Trevisan é artista visual em atividade desde o início dos anos 80, quando ingressou no Curso de Desenho e Plástica da Universidade Federal de Santa Maria /RS. Em 1985, mudou-se para Florianópolis, onde desenvolve pesquisas e realiza trabalhos em diversas técnicas e segmentos das artes como pintura a óleo, desenho, gravura, aquarela, pintura em objetos, estamparia, ilustração, entre outros. Realizou sua primeira mostra individual de pinturas em 1989. Participou de salões e exposições coletivas, além de várias individuais pelo Brasil, EUA, França e Argentina. Atualmente sua pesquisa está voltada para a relação da pintura sobre fotografia.

2º Balneário Camboriú Foto Festival

Data: 18 a 21 de agosto

Local: Teatro Bruno Nitz, Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú e SESC, além de outros pontos da cidade.

Valor: Gratuito

Informações e inscrições: http://bcfotofestival.com.br/

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH