Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Geoparque Caçapava: o novo aspirante ao selo da Unesco

A cidade de Caçapava do Sul apresenta uma rica e complexa geologia, com exposições de
rochas metamórficas, plutônicas, vulcânicas e sedimentares.

A Pedra do Segredo é um dos geossítios mais representativos do futuro geoparque aspirante à UNESCO. (Foto:Carlos Augusto B. Peixoto, 2013)

O ano de 2021 foi marcado pela evolução dos trabalhos de geoparques no Brasil. Tanto os aspirantes Caminhos dos Cânions do Sul (RS/SC) e Seridó (RN) estão a uma etapa de entrar para a Rede Global de Geoparques (GGN) da UNESCO. Novos geoparques brasileiros se preparam para se candidatar, também, a receber essa chancela, dentre eles, o Geoparque Caçapava .

O novo aspirante apresentou à comunidade o dossiê de candidatura do município ao selo do Programa de Geoparques Mundiais da UNESCO durante a programação dos 190 anos de fundação de Caçapava do Sul, município do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu no fim de outubro do ano passado.

O dossiê busca demonstrar a singularidade de Caçapava do Sul, em nível internacional, para as geociências. Expõe, ainda, toda a articulação do aspirante Geoparque Caçapava com seus parceiros, que inclui opções de hospedagem, artesanato, produção agropecuária familiar e com instituições de ensino, governamentais e culturais.

Caçapava do Sul apresenta uma rica e complexa geologia, com exposições de rochas metamórficas, plutônicas, vulcânicas e sedimentares. Estas litologias representam uma sucessão de rochas continentais e marinhas, com idade que varia de 500 a 760 milhões de anos.

As paisagens contam a história geológica e geomorfológica de parte da denominada província geológica Escudo Sul-rio-grandense. Aliado a isso, foram encontrados, nos sedimentos de seus arroios, fósseis de animais extintos da megafauna, da espécie preguiças-gigantes.

Ocorrem, ainda, diversas espécies vegetais raras e endêmicas do bioma Pampa, como cactáceas da espécie Parodia gaucha, por exemplo, e a ocupação humana em comunidades humanas tradicionais, como indígenas e, recentemente, pequenas propriedades familiares.

O geoparque, possui, atualmente, 24 geossítios cadastrados, contendo os mais variados tipos de sítios geológicos e geomorfológicos, desde afloramentos rochosos, cascatas, cavernas, rios e arroios, serras, morros e cerros. O Cerro do Bugio é um exemplo de atração turística. Formado por uma rica e complexa geologia, o local apresenta ocorrência de exposições de rochas metamórficas, plutônicas vulcânicas e sedimentares de idade Neoproterozóica, aproximadamente 570 milhões de anos, resultado de eventos vulcânicos do tipo explosivo.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) é responsável pela elaboração do relatório de proposta encaminhada para a instituição local UNIPAMPA, em colaboração para articulação do encaminhamento do dossiê para a UNESCO. Após essa etapa — onde a tramitação pode levar até 10 anos, como no caso do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul –, o SGB-CPRM atua como assessor técnico no que compete ao meio físico, em especial à geologia.

A candidatura do geoparque aspirante marca mais um passo na luta pela proteção ao meio ambiente local e na melhoria da economia baseada nos conceitos de desenvolvimento sustentável. A cidade de Caçapava do Sul é considerada a capital gaúcha da geodiversidade e a entrada do geoparque na Rede Global de Geoparques da UNESCO marcaria ainda mais esse título.

O dossiê será analisado pela UNESCO que irá avaliar o documento técnico e o potencial do território. O próximo passo será o envio de uma equipe de avaliadores especialistas para o local, como forma de checagem e conhecimento de pontos específicos do Geoparque Caçapava e de toda estrutura existente e ainda conhecer e dialogar com as entidades parceiras que estão envolvidas na gestão ambiental do território .

Posts Relacionados

Comunicado Oficial – Winter Play 2024

Pet já faz parte da família e compra de ração em supermercados é tendência do consumidor

Sodiê mobiliza franquias de Santa Catarina para auxiliar vítimas do Rio Grande do Sul

Max Mohr dará auxílio moradia de até seis meses para profissionais vindos do RS

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

Startup oferece cursos de idiomas gratuitos online

Tirol envia mais de 150 mil litros de leite para o Rio Grande do Sul

Dívida da família do senador bolsonarista Jorge Seif com a União chega a R$ 15,2 milhões

Diário da Cidade

Dia das Mães: conheça franquias para empreender em família

Smart Fit faz campanha de arrecadação para ajudar vítimas das chuvas no RS