Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Girl Power: Conheça mulheres que ocupam cargos de liderança dentro de uma empresa de tecnologia

Com um setor majoritariamente dominado por homens, a Pmweb estimula a forte presença de mulheres em postos C-level

Promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho é um grande desafio. Embora a quantidade de famílias sustentadas por mulheres tenha crescido bastante nos últimos anos, a inserção feminina em alguns setores, como o da tecnologia, ainda é baixa, principalmente em cargos de liderança. Segundo um estudo realizado pelo Instituto McKinsey, as mulheres ocupam cerca de 21% dos cargos de C-level, e no mercado de tecnologia o percentual cai para 5%.

Para desconstruir essa cultura e prezar por um ambiente de trabalho com igualdade de gênero, a Pmweb, empresa de tecnologia para marketing e CRM, mantém um board e uma equipe de gestão em que as mulheres representam 50%. A companhia está há 24 anos no mercado e promove um ambiente de respeito e companheirismo entre todo o time.

Grazielle Sbardelotto, Sócia e Vice-Presidente de Marketing Cloud da Pmweb, entrou na empresa em 2014 para a área de Strategic Services, responsável por montar as estratégias de CRM para os clientes. Na época, já via mulheres ocupando cargos de liderança, inclusive sua chefe. Ao longo de sua jornada dentro da companhia, encontrou oportunidades de se desenvolver até chegar ao posto que ocupa hoje em dia. Ela está à frente da operação que presta serviços para ferramentas de Marketing Cloud para grandes marcas no Brasil, como Lojas Renner, B2W, Oi, Latam, Azul, entre outros gigantes do varejo, e participa de movimentos decisivos e se tornou uma das sócias. “Aqui na Pmweb temos um board bem equilibrado entre homens e mulheres, sei que isso não é muito comum, por isso me dá muito orgulho ser parte desta empresa. Além disso, temos um ambiente muito amigável e de muito respeito. Em alguns momentos tive que aprender a ter jogo de cintura para lidar com clientes homens para impor limites e foram momentos desafiadores na minha carreira. Mas acredito que consegui superá-los”, explica.

Outro cargo que geralmente é ocupado por homens é o de CFO. De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, as mulheres ocupam apenas 7% destes postos nas empresas brasileiras. Na Pmweb, Juliana W. da Silva, CFO da companhia, é braço direito do CEO e responsável por reportar os resultados conquistados para os investidores. Ela entrou na Pmweb em 2013 como analista de controladoria e, assim como Grazielle, foi ganhando mais responsabilidades e conquistando reconhecimento até que chegou a um dos cargos mais importantes da empresa. Para Juliana, um dos seus principais desafios foi se adaptar ao cotidiano, que é totalmente dinâmico, e como mulher acredita que as habilidades de realizar várias tarefas ao mesmo tempo a fizeram se destacar. “Um ano nunca é igual ao outro, sempre encontro novos desafios. Tive que aprender a realizar novas funções, assumir novas responsabilidades, de acordo com o crescimento da Pmweb. Desde que entrei, a empresa cresceu muito, comecei a fazer reports mais detalhados para os investidores do exterior, crescer e desenvolver a minha equipe e ter uma visão mais ampla como gestora”, afirma Silva.

Mesmo com o tímido crescimento da participação de mulheres em cargos de liderança, Juliana acredita que, aos poucos, esse cenário pode ficar mais igualitário, já que também encontra outras referências de liderança feminina no trabalho. “Nos meus empregos anteriores, eu costumava ser a única mulher nas reuniões, mas isso nunca me intimidou. Aqui encontrei várias referências e dentro do grupo WPP, controlador da Pmweb, há muitas mulheres em cargos de CFO na América Latina. Sei que ainda somos poucas neste mercado, mas acredito que essa tendência deve mudar aos poucos”, explica Silva.

Para Grazielle, as mulheres devem buscar sempre se apoiar para conquistar cada vez mais lugares de alta liderança. “Se nos ajudarmos, teremos espaço para todas no mundo corporativo.Temos que brigar juntas para ocupar pelo menos os 50% em cargos de liderança. Na minha opinião, não devemos nos sentir menos porque somos mulheres. Desde criança, eu sempre me achei capaz de fazer as mesmas coisas que o meu irmão e cresci com esse pensamento. Temos que acreditar na nossa própria capacidade e potencial, e claro, trabalhar com muita dedicação para alcançar os nossos objetivos” acrescenta Grazi. Para Juliana, o segredo para alcançar o sucesso é ter muita persistência e dedicação, porque quando há comprometimento no trabalho, o reconhecimento acontece de forma natural.

Incentivo para a próxima geração

Pensando em contribuir para que outras garotas se sintam motivadas para entrar no mercado de tecnologia, Grazielle procura se envolver em projetos que colaboram com esse estímulo. Recentemente, ela deu uma palestra para o projeto “Meninas in Tech”, da ONG Fly Educação, onde ela compartilhou as suas experiências com jovens estudantes que sonham em trabalhar com tecnologia no futuro. “Eu tive a oportunidade de falar sobre o mercado para as meninas e deixá-las motivadas e determinadas para entrar no setor de tecnologia. É muito bom poder colaborar em projetos como esse e contribuir para que no futuro haja mais mulheres trabalhando com tecnologia ou em qualquer outra profissão que elas desejem”, afirma.

Sobre a Pmweb

Fundada em 1996, em Porto Alegre (RS), a Pmweb cria soluções, a partir de dados de compras online e offline, para impulsionar a experiência das marcas com seus consumidores. Para a empresa, as marcas de sucesso são as que estabelecem um relacionamento mais humanizado com os seus clientes. Para isso acontecer, é preciso entender as necessidades e características de cada pessoa e oferecer um serviço personalizado de acordo com o comportamento de cada um. Com a tecnologia da Pmweb é possível fazer isso em larga escala. As ferramentas têm inteligências que conectam, processam e organizam os dados, possibilitando uma análise mais completa e transformando números em inteligência para os negócios.

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados