Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Gotardo e Patrick pedem reabertura do processo de cassação de Medeiros e responsabilização dos vereadores que o arquivaram

Inconformados com o arquivamento do processo de cassação do vereador Asinil Medeiros (PL), condenado por corrupção passiva após a Operação 30 Graus, os vereadores Lucas Gotardo (NOVO) e Patrick Machado (PDT), reapresentaram a denúncia para a presidência do Legislativo. Eles requerem que o processo de ética parlamentar tenha seguimento, até ser lido e julgado pelo plenário da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.

Devido indícios de prevaricação, Lucas e Patrick também assinam em conjunto uma representação, por transgressão ética, contra os vereadores Elizeu Pereira (MDB) e Juliethe Nitz (PL), que perderam o prazo, resultando no arquivamento do processo de cassação.

Entenda o caso

A Operação 30 Graus investigou agentes públicos suspeitos de venderem alterações no Plano Diretor em troca de propina. No final de 2019, o vereador Asinil Medeiros foi condenado em 1ª instância a dois anos e oito meses de prisão. Os demais edis foram absolvidos por falta de provas.

O Conselho de Ética decidiu analisar o caso pontual de Medeiros. Entretanto, com o início da pandemia, em março de 2020, a presidência da casa publicou portaria suspendendo os prazos de CPIs e das Comissões Processantes.

No dia 14 de abril, o presidente Omar Tomalih afirmou verbalmente em sessão plenária, que os prazos teriam sido retomados. No entanto, isso só seria oficializado em uma nova portaria (3039), em junho. A defesa de Medeiros aproveitou essa oportunidade e protocolou petição alegando fim do prazo para a Comissão Processante encaminhar a denúncia.

Os três integrantes da Comissão Processante tiveram que se reunir e decidir. Os vereadores Elizeu Pereira e Juliethe Nitz consideraram que o prazo já havia vencido e como consequência, o processo teria que ser arquivado. Já Pedro Francez votou que ainda haveria tempo para análise, haja vista a portaria 3039 ser o único documento formal de retomada dos prazos.

“Quando tiveram a oportunidade de lutar pela continuidade do processo ético, validando um ato formal em vez de um ato verbal, os vereadores representados optaram por aquilo que aparentemente seria mais cômodo, e passaram por cima de uma série de dispositivos legais e éticos. Por conta disso e por todo respeito e comprometimento que tenho com a nossa cidade e nossos munícipes nossa postura não poderia ser diferente”, declarou o vereador Patrick.

Lucas corrobora. “É inadmissível que a denúncia seja prejudicada pela inércia da própria comissão processante. Além de negligentes no acompanhamento dos prazos, a postura dos vereadores representados foi um péssimo exemplo de corporativismo. Por fatos como esse, a sociedade segue em descrédito com toda a classe política e não podemos aceitar isso sem indignação”, finalizou Gotardo.

O pedido de reabertura do processo de ética parlamentar precisa agora ser aprovado internamente pela Câmara de Vereadores.

Posts Relacionados

Vereadores de BC aprovam um projeto na sessão desta quarta

Segundo Afluentes Online vai ouvir lideranças comunitárias de Camboriú

Plenário aprova um projeto na sessão desta terça da Câmara de BC

Leões do Parque Beto Carrero são atendidos no ZooCare

IFC altera processos seletivos para 2021 devido à pandemia

Confira o expediente de segunda-feira, 07, feriado da Independência do Brasil

Projeto de lei que institui Programa Abraço Animal em Balneário Camboriú é aprovado

Fisioterapia da UniAvan oferece atendimento para profissionais de saúde que trabalham no enfrentamento ao coronavírus

Bar no Bairro das Nações é interditado por descumprir decreto municipal

Vereadora Jane Stefenn propõe instalação de placas do Ligue 180 em prédios públicos e estabelecimentos de Camboriú

Lar dos Idosos de BC instala cortina de abraços para aproximar residentes e familiares

Pavimentação asfáltica na Estrada Geral do Rio do Meio está em fase de conclusão

Educação de Camboriú inicia mais uma etapa de entrega dos kits emergenciais da merenda escolar

Artistas podem se credenciar até esta quarta-feira

Homem sobrevive a emboscada no interior de Camboriú

Aula da Escola do Legislativo trata da violência contra a mulher

Aprovados projetos sobre animais comunitários e vacinação de idosos e pessoas com deficiência

Sala do Empreendedor orienta sobre linhas de crédito para MEI

ABC Empreendimentos lança com exclusividade o Condomínio Rural Gralha Azul

Diário da Cidade

Vereador André Meirinho perseverante por novos leitos de UTI no Santa Inês

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: