Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Governo realiza audiência pública do novo Complexo Hospitalar de Santa Catarina

Uma audiência pública sobre o novo Complexo Hospitalar de Santa Catarina apresentou estudos técnicos, minuta de contrato, aspectos da parceria público-privada (PPP) e informações sobre o processo licitatório, nesta quarta-feira, 20, em Florianópolis. Com isso, o Governo cumpriu mais uma etapa para a implantação do maior projeto de infraestrutura social da história do Estado, o qual reunirá os hospitais Governador Celso Ramos, Nereu Ramos, Infantil Joana de Gusmão e Maternidade Carmela Dutra. O evento tirou dúvidas sobre o projeto, do investimento e do apoio às obras do empreendimento. O canal do Governo de SC no Youtube fez a transmissão ao vivo.

Durante o evento, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes, citou o protagonismo da SES neste que é o maior projeto do Governo na saúde estadual e que gerará uma qualificação ainda maior para a rede hospitalar. “São inúmeros projetos que cumprimos e melhoramos serviços, como a Política de Terapia Renal Substitutiva e a Política Hospitalar Catarinense. O Complexo será o maior do Brasil e é um marco para a saúde do povo catarinense. Esse é o momento de uma construção organizada e coletiva, de parceria, uma fase de finalização de projetos para começar a licitação”, resumiu. Ainda em sua fala, o secretário agradeceu o empenho dos profissionais no dia a dia, que colaboraram a dimensionar uma construção como essa.

A secretária da Fazenda em exercício, Michele Roncalio, completou que esse é um projeto do governador Carlos Moisés para reestruturar esses quatro importantes hospitais da Capital. “A ideia de PPP é produzir modernização, trazer um novo modelo de gestão da Saúde, que promova a inovação constante. Essa é a segunda consulta pública que o Estado promove sobre PPPs e estamos trabalhando em diversos projetos de concessões em diferentes áreas”, destacou Michele.

Durante a audiência pública, o diretor de Desestatização e Parcerias da Fazenda, Ramiro Zinder, apresentou detalhes do projeto, premissas do edital, contratos e anexos. Após a apresentação, os participantes puderam expor seus questionamentos sobre o projeto.

O deputado estadual Vicente Caropreso, que também é o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), reconheceu os esforços do Governo do Estado com a proposta do Complexo Hospitalar. Também estavam presentes na audiência pública o chefe do Departamento de PPPs da SCPar, Maurício Melo; e a diretora de Gestão de Licitações e Contratos da Secretaria da Administração (SEA), Karen Bayestorff.

Maior projeto de infraestrutura social da história do estado

O projeto foi anunciado em 2020 pelo governador Carlos Moisés e concentrará os serviços realizados pelos hospitais Infantil Joana de Gusmão, Maternidade Carmela Dutra, Nereu Ramos e Governador Celso Ramos. Planeja-se com isso uma reforma, construção, modernização, operação e manutenção – via PPP – de um Complexo Hospitalar Especializado em Florianópolis.

Mais qualidade

O projeto prevê um aumento de leitos de 77% em UTIs, incluindo pediátrico e neonatal, e um aumento de leitos gerais de 515 para 601. Haverá igualmente uma estrutura mais flexível entre leitos clínicos e cirúrgicos, nas diferentes especialidades, de acordo com evolução de demandas. Um dos diferenciais do projeto também é a aderência à demanda assistencial para os próximos 40 anos.

O investimento no Complexo Hospitalar de Florianópolis é de R$ 872 milhões e a entrega está prevista para os próximos anos. Neste mês, o Governo já havia aberto uma consulta pública pelo site. Essa consulta pode ser feita até 11 de maio por qualquer cidadão catarinense.

Fundo garantidor das Parcerias Público-Privadas

O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial de terça-feira, 19, o Estatuto do Fundo Garantidor de Parcerias Público-Privadas (FGP). O objetivo é prestar garantias de pagamento de obrigações assumidas pela Administração Direta ou Indireta do Poder Executivo Estadual, em virtude de contratos de parcerias público-privadas (PPPS) celebrados nos termos das legislações federais e estaduais aplicáveis.

“O Comitê Gestor de PPPs vem estudando a matéria há algum tempo para estabelecer a governança para as parcerias que o Governo do Estado vem realizando. Nós temos três modelos em andamento, a do Complexo Prisional em Blumenau; a do Complexo Socioeducativo, em parceria com a Unesco e com o Governo Federal; e o Complexo Hospitalar de Santa Catarina”, esclarece Michele Roncalio.

A SEF preside o Comitê Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas do Estado de Santa Catarina e o fundo será gerido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Posts Relacionados

Itajaí Shopping lança campanha anual com presentes que se completam ao longo de 2024

Campanha do agasalho Karsten arrecada roupas de inverno para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Balneário Camboriú já destinou 160 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul

Projeto Visite Balneário Camboriú e Região Costa Verde & Mar estará nesta semana em Minas Gerais

Grupo Oceanic destina valor da venda de ingressos online ao Rio Grande do Sul em gesto solidário

Mulher é morta a facadas em Camboriú; autor do crime foi preso

Balneário Camboriú envia mais de 60 toneladas de mantimentos ao Rio Grande do Sul

Itajaí amplia vacinação contra gripe influenza para a população em geral

Polícia Militar de Itajaí apreende grande quantia de haxixe com valor estimado em R$ 700 mil

Itajaí tem mais de 50 vagas na área têxtil para contratação imediata nesta terça (07)