Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Noticia SC

Governo testa responsabilidade da população ao liberar comércio de rua.

Governo testa responsabilidade da população ao liberar comércio de rua.

Ao anunciar, neste sábado (11), a liberação do comércio de rua e de hotéis, pousadas, hospedagens em geral e bares e restaurantes (nestes casos com retirada de comida apenas no balcão) a partir da próxima segunda-feira (13), o governo do Estado dá um voto de confiança ao catarinense. Com o número de casos confirmados e mortes pelo novo coronavírus em trajetória ascendente, a flexibilização de novas atividades testará o nível de consciência das pessoas.

A essa altura do campeonato, todos os lojistas e prestadores de serviços, se não sabem, deveriam saber de cor e salteado as regras básicas de segurança sanitária: higienização constante dos ambientes (principalmente em áreas comuns de contato, como corrimões, maçanetas e máquinas de pagamento por cartão), fornecimento de álcool gel a funcionários e clientes, uso de máscaras de tecido por parte dos atendentes e, o mais importante, evitar aglomerações, mantendo distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas.

Carlos Moisés foi claro no recado: as liberações são temporárias. Estabelecimentos que descumprirem as normas poderão ser multados e até fechados e o governo não vai titubear em voltar atrás se a situação fugir do controle.

Numa sociedade onde muita gente costuma se queixar do nível de interferência do Estado na vida das pessoas, eis a oportunidade de demonstrar responsabilidade, saindo de casa apenas se realmente for necessário, cobrando dos estabelecimentos o protocolo de saúde e denunciando quem descumprir as regras. O bom comportamento parte primeiro do indivíduo, mas tem consequências coletivas. E é ele quem, no final das contas, determina a duração da quarentena. A conferir.

Quarentena prorrogada

Na coletiva de imprensa deste sábado (11), Moisés anunciou que o transporte coletivo municipal, intermunicipal, interestadual e internacional segue proibido até 30 de abril em too o Estado. O mesmo vale para shoppings, centros comerciais e galerias e para a permanência de pessoas dentro de bares, cafés, restaurantes e similares.

Já eventos e reuniões públicas, missas, cultos religiosos, excursões e cursos seguem vetados até 31 de maio. Parques, praças e praias também não poderão receber pessoas até esta data. Aulas das redes municipal, estadual e federal também continuam suspensas até o fim do próximo mês, assim como eventos esportivos, academias, cinemas, teatros, shows e casas noturnas.

Esta é a determinação do Estado. Os municípios, por outro lado, podem ser mais restritivos. Só não podem, conforme orientação do Ministério Público de Santa Catarina, implantar regras mais flexíveis que as impostas pelo governo estadual.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha