Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Green Nation leva experiências interativas e sensoriais para o 8º Fórum Mundial da Água

Green Nation leva experiências interativas e sensoriais para o 8º Fórum Mundial da Água

[themoneytizer id=”16208-1″]

Tratar de temas como água e sustentabilidade por meio de uma série de experiências interativas, sensoriais e emocionais, festival multimídia e momentos de diálogo e diversão com o objetivo de despertar novas atitudes no cotidiano das pessoas.

Essa é a proposta do Green Nation, movimento brasileiro criado em 2012, que na sua quarta edição – a primeira fora da capital fluminense – ocupará a Vila Cidadã, área gratuita e aberta ao público dentro do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, de 17 a 23 de março.

As atividades trazem diversos olhares sobre a água, que é rio, mar, gelo, mata ciliar, alimento, transporte, reciclagem, inovação e tecnologia. Os visitantes farão um passeio pelas nove instalações do Green Nation, que ocuparão cerca de 2.700 m² da Vila Cidadã. Um percurso de 1h20min de imersão nos temas propostos.

“Nós acreditamos que a sustentabilidade é uma atitude. Para entendê-la, é preciso experimentar. Quem sente, não esquece. E muda seus hábitos, porque entende que a sua vida e a de outros dependem disso. O Green Nation acredita que, para garantir o futuro do planeta agora, é preciso engajar pessoas através das emoções e das inovações. No Fórum Mundial da Água, nossa missão é mostrar a sustentabilidade em todos os sentidos”, destaca o diretor geral do movimento, Marcos Didonet.

SENSAÇÕES

No Espaço Green Nation, os visitantes poderão conhecer e interagir com as seguintes instalações: Estação Antártica, Submarino, Nave, Asa Delta, Florestas do Mar, Falta Água!, Plante Água, PET Vira PET e Sabores e Sentidos.

Também serão realizadas oficinas de cocriação, Festival Multimídia, Mostra de Cinema, oficinas maker, oficinas de design thinking para crianças, contação de histórias e muito mais.

DESTAQUES

Na instalação Submarino, o público, por meio de um ambiente multimídia, irá imergir ao fundo do mar, tendo contato com as exuberantes fauna e flora marinhas, que sofrem com poluição, lixo e pescas predatórias.

Na Asa Delta, um simulador em realidade virtual, os visitantes “voam” numa viagem emocionante a lugares no Brasil em que a água é protagonista no transporte, na alimentação, na geração de energia e muito mais.

O público também conhecerá de perto como é a vida no frio extremo, por meio da instalação Estação Antártica, que reproduzirá o laboratório e a moradia dos cientistas no continente gelado.

Em Sabores e Sentidos, os participantes irão degustar diferentes sucos e descobrirão o segredo da embalagem dos ingredientes, que vai muito além da proteção ao alimento. Tudo isso de olhos vendados.

Os caminhos da reciclagem e as oportunidades para o reaproveitamento do plástico estarão presentes na instalação PET Vira PET, que mostra a importância da reciclagem de um jeito descomplicado e a sua relação com a economia de água e a redução do lixo no planeta, a partir de uma máquina de reciclagem de PET.

ESPAÇOS E ATIVIDADES

O universo do empreendedorismo e das startups também não ficará de fora da programação. Nos dias 19, 20 e 21 de março o Green Nation receberá o Camp de Ecoinovação: Desafio Água, voltado a empreendedores que tenham ideias inovadoras sobre o uso da água. Uma parceria com o Sebrae e a ONU Meio Ambiente, que premiará as propostas com soluções mais criativas e sustentáveis para os problemas da água nas áreas de indústria, cidades e agricultura.

Cocriando o Futuro – Nestas oficinas, os participantes desenvolvem novos olhares sobre atitudes que precisam mudar para construir uma sociedade sustentável e realmente nova. Cada um traz suas ideias, que serão trabalhadas com o desafio de se descobrir como colocá-las em prática.

Arduino Flamingo da Seca – Nesta oficina Maker, será criado o Flamingo da Seca, sensor de umidade a partir do uso de Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única). Cada participante sairá com seu sensor para vasos ou pequenos jardins, que indicará quando as plantas precisam ser aguadas, otimizando o consumo.

Design Thinking para Crianças – Oficina Maker em que será vivenciado um processo de reflexões sobre o consumo de água nos ambientes mais próximos (casa, escola etc), além da prototipagem e da criação de soluções para reuso, reciclagem ou redução (3Rs) do consumo de água nesses locais.

Contação de Histórias – O Projeto Douradinho convida crianças a sentirem, pensarem e agirem em defesa dos rios e matas ciliares a partir do livro “Amiga Lata, Amigo Rio”. O projeto Turma do Planeta lançará o livro da primeira aventura contando a história de “Como Tudo Começou” e, com o e-book “Fala Bia! “, mostrará como a turma limpou o seu rio. A escritora de origem étnica potiguara, Eliane Potiguara, também integra essa área da programação com o livro “A Cura da Terra”, história que fala sobre a natureza, os homens, a origem das coisas e a sabedoria dos ancestrais.

Mesa de Debates “Água na Mídia”– No dia 22 de março, entre 16h e 18h, em parceria com a TV Globo, autores de novelas e minisséries, mediados pela jornalista Sônia Bridi, abordarão o assunto sobre como a questão da água pode e deve ser tratada na dramaturgia e outros produtos audiovisuais, na arena da Vila Cidadã.

Festival Multimidia – Até o dia 15 de março o Green Nation recebe pelo seu site oficial fotografias, filmes/vídeos de micro-metragem em ficção, documentário e animação. No último dia do evento, serão conhecidos os vencedores destas categorias que concorrem ao “Troféu Green Nation”.

Mostra de Cinema – Exibição première da série “Manual de Sobrevivência para o Século 21”, episódio “Água que vem do céu”, com a presença do diretor João Amorim e do ator e apresentador Marcos Palmeira. A quarta edição da mostra oferece ao público olhares transversais sobre as várias questões da água. Dia 21 de março, às 18h30.

SOBRE O GREEN NATION

O Green Nation é um movimento brasileiro que une experimentação, sensorialidade, emoções, interatividade, entretenimento e inovação para dialogar com a sociedade sobre as mudanças necessárias para a consolidação de novos cenários para pessoas, negócios e o meio ambiente.

As ações são estruturadas em três áreas: Sustentabilidade, com atividades voltadas para o meio ambiente, cidades justas e sustentáveis; Cidadania, que tem foco em diversidade, tecnologia da informação, comunicação e negócios sociais; e Bem-estar, que pensa sobre saúde e incentiva o esporte e a qualidade de vida.

Posts Relacionados

Vini Jr e o racismo que nos adoece

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos

Parceria entre Librelato e Copa Truck segue com força em 2024

Seguro para carro elétrico é mais caro? Veja o que pode mudar

Dia Mundial da Síndrome de Down: tecnologia assistiva e abordagem interdisciplinar contribuem para melhora de mobilidade e inclusão social

Passo a passo: como migrar a sua empresa para o mercado livre de energia

Empoderamento? O impacto da mulher na sociedade

South Summit Brazil 2024: Mercur apresenta solução de acessibilidade no Palco Innovation Stage

Serasa dá auxílio de R$ 100,00 para quem pagar contas de água, energia, gás, telefone e internet