Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Gripe e Covid impactam em planejamento odontológico de pacientes

Começo do ano é o período ideal para planejar um tratamento dentário a ser executado ao longo dos meses e sem pesar no orçamento doméstico

O início do ano é uma época propícia para o planejamento odontológico. “O período, que em geral coincide com as férias de trabalho e dos estudos, é o momento ideal para organizar os tratamentos ao longo dos meses”, afirma a dentista e ortodontista Roberta Held. Neste plano, destaca a especialista, são considerados os procedimentos de prevenção, incluindo a limpeza bucal periódica, até as necessidades mais específicas, como implantes, aparelhos ortodônticos ou alinhadores. “O planejamento odontológico não apenas prioriza a saúde de maneira integral, mas permite que o paciente ordene suas finanças para realizar os tratamentos com tranquilidade”, diz.

Impostos, despesas com materiais escolares, entre outros gastos que pesam no orçamento no começo do ano, acabam por adiar os tratamentos odontológicos. Em 2022, pontualmente, o cenário de crescimento de casos de gripe e covid contribui ainda mais para retardar a visita ao dentista. “Da mesma forma que constatamos um aumento no cancelamento de consultas e exames médicos essenciais para a prevenção e diagnóstico de inúmeras doenças durante a pandemia, verificamos que a saúde bucal também é comprometida pelo adiamento da prevenção e dos tratamentos”, destaca Roberta.

A prevenção não se limita a evitar o surgimento de cáries e gengivite, dois problemas bastante comuns quando se trata de saúde bucal. A odontologia praticada com esta finalidade se volta ainda à prevenção de doenças como gastrite, diabetes, problemas respiratórios e cardíacos. “A prevenção em dia também vai representar o melhor custo-benefício diante de um atendimento de emergência ocasionado por dor, por exemplo”, afirma a especialista.

No planejamento odontológico, que envolve tratamentos a longo prazo, os benefícios também são notáveis, observa Roberta Held. “O paciente pode, inclusive, definir com o especialista o período mais adequado para o início de um procedimento, visando o repouso adequado”, indica. “Pode também se organizar sobre os exames e as documentações necessárias e, assim, realizar o tratamento com mais tranquilidade. E aqui destacamos a possibilidade de uma melhor organização financeira”, diz.

Dentes quebrados, lascados, manchados, descoloridos e desalinhados podem ser restaurados e corrigidos por procedimentos estéticos. Nestes casos, afirma Roberta, o planejamento também é fundamental. “Para cada necessidade, há um plano que vai exigir um estudo detalhado por parte do profissional. Tudo isso para que o paciente possa usufruir dos melhores benefícios que a odontologia moderna pode proporcionar em nome da saúde e do bem-estar”, finaliza.

 

Mais sobre Roberta Held

Formada em odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) é especialista em ortodontia pela São Leopodo Mandic e mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde 2018 é Invisalign TOP Doctor com especialidade em alinhadores estéticos.

Posts Relacionados

De 25 para 130 colaboradores: empresa de Blumenau cresce apostando no desenvolvimento de apps

Justiça inocenta empresários catarinenses acusados como devedores contumazes por não recolher ICMS

Balneabilidade: índice de pontos próprios para banho no estado sobe para 65,3%

Diário da Cidade

Fort Atacadista abre operação temporária no Sul da Ilha, em Florianópolis

Sicoob libera transferências via WhatsApp

Sala do Empreendedor de Marema alerta MEIs sobre Declaração Anual

Startup catarinense oferece R$ 20 milhões em crédito para condomínios realizarem melhorias

TRT-SC retoma atividades presenciais a partir de sexta-feira (21)

Aresc intensifica fiscalização de transportes fretados em regiões litorâneas de Santa Catarina

Estudantes do Colégio Bom Jesus de Itajaí (SC) criam detergente de louças biodegradável

Como evitar golpes e fraudes relacionados ao IPVA 2022

Grupo Allog completa 20 anos e anuncia expansão de novas unidades no país e exterior

HDI Seguros abre inscrições para programa de estágio em Itajaí e Blumenau

Ouvidoria do TRT-SC passa a atender também por WhatsApp

Taxa Selic: especialista comenta projeções para 2022 e mostra como planejar as finanças para o futuro

Brusque FC renova contrato com a Fibra Fisio para fisioterapia e reabilitação esportiva de atletas

99 reduz 62% das ocorrências contra motoristas da plataforma em Santa Catarina

Maior prédio de Joinville terá 30 andares e vista para a Baía da Babitonga

Energia solar passa a ter lei própria de geração distribuída

Governador Carlos Moisés testa positivo para Covid-19 e cancela vinda a Camboriú