Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Grupo da Univali é premiado em Concurso de Novos Mobiliários e Equipamentos

Grupo da Univali é premiado em Concurso de Novos Mobiliários e Equipamentos

Representantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) tiveram colocação de destaque no Concurso Cultural de Novos Mobiliários e Equipamentos para Balneário Camboriú, aberto ao território nacional, dividido em duas categorias. Acadêmicos da graduação conquistaram o primeiro lugar na categoria Estudantes e o trabalho de autoria de egressos e professores da Instituição também foi vencedor da categoria Profissional.

2017-08-10- Mobiliário Urbano - todos premiados_.png

Os alunos Artur Guilherme Bernardoni, Mariah Vieira Mafra, Guilherme Kretzer e João Karnikovski, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali, são autores do projeto “Mob.48”. Eles desenvolveram projeto mobiliário de três equipamentos: banco, lixeira e chuveiro, para Balneário Camboriú. Um dos diferenciais da proposta vencedora apontado pelos autores foi a adaptação da linguagem dos equipamentos a qualquer espaço da cidade. Eles propuseram a utilização da madeira e do aço inox por aderirem à compatibilidade com os espaços de Balneário e buscaram uma linguagem de desenho mais contemporânea. “Os bancos aceitam diversos anexos e foram desenhados para que pudessem ser replicados, no intuito de facilitar a implantação em larga escala e otimizar a utilizado do espaço. O chuveiro e lixeiras seguem o mesmo desenho e materialidade”, explica o acadêmico Artur Guilherme Bernardoni.

2017-08-10- Mob.48.png2017-08-10- Mob.48-2.png

Já o projeto vencedor da categoria Profissional chama-se “Entrelinhas” e foi desenvolvido pelos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali, Eduardo Baptista Lopes e Marcelo Galafassi, e pelos egressos do curso Eduardo João Berté e Ana Cristina Meirinho Neves. De acordo com o professor Eduardo Baptista Lopes, que é coordenador do Núcleo de Concursos de Projeto da Univali, a proposta busca permitir que o movimento da cidade passe por entre sua estrutura, não sendo mais um, dentre tantos objetos que buscam destaque. A neutralidade dos elementos e formas adotadas são o retrato da busca pelo ponto focal que está além dos mobiliários, de maneira que não seja criada mais uma barreira na cidade, mas sim, algo que convide o olhar a passear livremente. “Essa permeabilidade aflora por meio das linhas horizontais do mobiliário, inseridas como uma folha em branco. Uma tela intocada, sem limites físicos e temporais. Um canvas sem bordas, aguardando para ser preenchido por alguma manifestação artística, cultural ou social, efêmeras no tempo”, explica.

2017-08-10- BWC_2-Entrelinhas.png

O concurso foi promovido e organizado pelo Casa Hall, IAB Litoral Norte e BC Criativo, para o evento Design Days, que ocorreu entre os dias 1º e 4 de agosto, em Balneário Camboriú. A cerimônia de divulgação dos resultados e entrega da premiação foi realizada no dia 3 de agosto. A premiação tem âmbito cultural, portanto não necessariamente os projetos serão executados. Contudo, existe um movimento e interesse entre a organização do concurso e os vencedores em levar os projetos adiante, mostrando às autoridades competentes, já que a escolha pelos mobiliários e equipamentos foi feita de forma legítima e democrática.

2017-08-10- Quiosque_1 _Entrelinhas_Premio BC2.png

Mais informações: (47) 3261-1245, na coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali.

 

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH