Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Grupo de corrida mais antigo de Brusque comemora trajetória de sete anos

Grupo do Bay abriu caminho para diversas assessorias esportivas existentes na cidade hoje

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Atletismo (9 de outubro) relembramos a história do primeiro grupo de corrida da cidade de Brusque, o Grupo do Bay, que iniciou sua trajetória há sete anos. Em outubro de 2014, Jose Armando Vasquez Soto, o Bay, deu início ao grupo, que de lá para cá, já motivou e transformou a vida de diversas pessoas através desta atividade física. Hoje, mais de 150 alunos participam do grupo e dos projetos 42k, 21k e Corrida do Zero ao 5k, os dois primeiros que também foram propostas pioneiras na cidade pelo fato de formarem maratonistas e também meio maratonistas em grupo.

A corrida é considerada uma das primeiras práticas esportivas do ser humano, já que está dentro do atletismo, conhecido por ‘esporte-base’, ou seja, uma modalidade que usa os movimentos primários do ser humano: andar, saltar, arremessar e … correr. A ideia do Bay, que veio para o Brasil na década de 1980 para estudar e que aqui ficou, sempre foi a de unir pessoas através do esporte. “Eu cresci acompanhando minha mãe, que era professora de Educação Física e também atleta, vinha de uma família de atletas bolivianos, nas competições de atletismo. Anos depois, quando vim para o Brasil para fazer faculdade, o objetivo era cursar Medicina, mas entrei no Campus de Educação Física e de lá só saí formado”, conta o treinador.

A chegada em Brusque aconteceu em 1987. Foi aqui, na cidade dos tecidos que Bay chegou, vindo de Santa Maria-RS, para trabalhar na área de natação, modalidade em que atua como treinador até hoje. Entusiasta das práticas esportistas, começou a correr há 25 anos e gostou tanto do bem-estar que a atividade lhe proporcionava, que começou a convidar os alunos nadadores e também outras pessoas a correrem junto com ele. “Não era comum vermos pessoas correndo pelas ruas da cidade, mas eu me sentia tão bem, que comecei a juntar algumas pessoas, os alunos da academia, para correr depois dos treinos. Foram eles que na época sugeriram que eu criasse um grupo de corrida com o meu nome: Grupo do Bay. Pensei por algum tempo nessa ideia e lancei o grupo”, relembra ele.

Oficialmente em outubro de 2014 nasceu o Grupo do Bay, que se reunia todas as noites na Praça Sesquicentenário, em frente à Prefeitura de Brusque. Ali, pessoas de todas as idades, homens e mulheres, se reuniam algumas vezes por semana e sob a orientação de Bay, saíam pelas ruas da cidade, para treinar os percursos propostos. Cada um no seu tempo, na sua condição e com a sua vontade e determinação. Foi aí que surgiu uma frase que o próprio Bay sempre repete: sonhe, acredite, realize. “Eu sempre digo que nosso maior objetivo é transformar a vida das pessoas através do esporte e da amizade. A corrida sempre me fez bem e eu queria que as pessoas se sentissem assim também. E depois de todos esses anos, percebemos quantas vidas a corrida transformou e ainda transforma, quantas amizades surgiram no grupo e o quanto isso motiva as pessoas a continuarem. Sonhe, acredite e realize, faça algo por você”, comenta.

Em 2020, o ano da pandemia da Covid-19, o Grupo do Bay deu um importante passo: criou o Centro de Performance e Saúde Grupo do Bay, um espaço próprio para as orientações de treinos e aulas de fortalecimento muscular. Nesta nova etapa, Bay uniu forças com o também educador físico Felipe Guilherme Ristow. Ele, atleta com mais de 10 maratonas, formado em Educação Física, estava há alguns anos sem atuar na área. Um período que aproveitou para estudar e adquirir ainda mais conhecimento sobre a corrida. “Eu aplicava estes conhecimentos nos meus próprios treinos. A corrida para mim sempre foi um momento muito particular, uma válvula de escape. No ano passado eu e o Bay conversamos e dessa parceria criamos o Centro de Performance, um local adequado para mantermos o grupo de corrida e também avançarmos nos projetos de treinamento para aqueles que queiram buscar novas distâncias e desafios”, conta Felipe, que tem mais de 10 maratonas em seu currículo, algumas no Brasil e outras no exterior.

“Transformar a vida das pessoas através da corrida e da amizade sempre foi um propósito nosso. A corrida é uma atividade ao ar livre, um esporte saudável, que traz saúde, união de pessoas, amizade, auxilia física e mentalmente. Queremos que as pessoas sintam todos os benefícios que a corrida traz, tudo isso de forma segura, com treinos planejados, com acompanhamento. Não é só sair correndo, é preciso fortalecer, é preciso respeitar os sinais que o corpo dá, é preciso respeitar seu próprio tempo e seguir as orientações de um profissional da área. Por este motivo abrimos o Centro de Performance e motivamos nossos alunos e as pessoas que nos procuram, a praticar esta atividade que é tão contagiante”, enfatiza Felipe.

Maratona de Brusque

Neste ano de 2021, o Centro de Performance e Saúde Grupo do Bay foi o responsável pela organização prova Fibra Fisio Marathon, a primeira maratona de Brusque, realizada pela Fibra Fisio – maior Centro de Fisioterapia e Reabilitação Esportiva do Brasil, instalado na cidade.

A prova reuniu atletas de oito estados brasileiros e foi motivada por um sonho em comum, de 12 pessoas, que há um ano iniciaram um treinamento focado nos 42,195km, o Projeto 42k, lançado pelo Grupo do Bay em 2020. O projeto piloto teve 100% de aproveitamento, ou seja, os 12 participantes completaram a prova e recentemente o Grupo do Bay abriu as inscrições para a segunda turma do projeto, como também para os Projetos 21k e Corrida do Zero ao 5k. “Captamos muitas informações durante esse período no projeto piloto e agora ele segue com o objetivo de ser ainda mais aprimorado. Sabemos que a corrida é um esporte individual, mas um dos diferenciais de estar no grupo, é poder compartilhar ideias, objetivos e sonhos em comum. Trabalhamos com planilhas de treinamento personalizadas, focadas no desenvolvimento de cada pessoa dentro do projeto”, explica Felipe.

Os treinamentos englobam aulas de fortalecimento muscular, que são muito importantes para quem busca essas distâncias; planilhas de treinos personalizadas de acordo com a disponibilidade de tempo de cada aluno, e seu objetivo durante a prova, todas lançadas no aplicativo Treinus, do qual os integrantes têm acesso; e acompanhamento e orientação dos treinadores. Nesta edição, os projetos também estão abertos a participantes de outras cidades, com orientações e treinos de fortalecimento transmitidos de forma online.  “Somos dois profissionais que entendemos muito de corrida e queremos despertar nas pessoas o bem-estar que esse esporte pode trazer física e mentalmente”, enfatiza Felipe.

“É uma satisfação ver o Grupo do Bay completar sete anos e trazer projetos inovadores na área de corrida para as pessoas de nossa cidade”, complementa Bay.

Paralelo aos projetos, os grupos de corrida permanecem com aulas de segunda à quinta-feira à noite, e segundas, quartas e sextas pela manhã, com treinos pelas ruas da cidade. O local de encontro é a sede do Centro de Performance, localizado no Edifício Citrino, bairro Centro II.

 

Mais informações 47 99244-2339 ou Instagram @corridadobay

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)