Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Grupo Mulheres ACATE vai mapear o perfil feminino do ecossistema de tecnologia catarinense

Objetivo é propor novas ações para fortalecer o protagonismo das mulheres no setor

 

Aumentar a participação feminina na área tecnológica é um grande desafio para os ecossistemas empreendedores. Segundo dados do ACATE Tech Report 2020, em 2015, cerca de 29,5% dos empreendedores eram mulheres, mas, em 2019, a taxa caiu, passando para 26,1%. Quanto ao número de colaboradores de empresas de tecnologia no Brasil,apenas 36,2% são mulheres. Embora esse número tenha crescido 60% nos últimos cinco anos — indo de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil em 2019 — ainda assim, é perceptível uma participação muito baixa no setor (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados — CAGED). 

 

Para entender melhor quem são essas mulheres, o grupo Mulheres ACATE, da Associação Catarinense de Tecnologia – que completou três anos de atuação neste mês de abril -,  lançou uma pesquisa que pretende traçar o perfil feminino do ecossistema catarinense. Todas as mulheres que atuam em empresas de base tecnológica em Santa Catarina estão convidadas a participar,  basta responder a pesquisa pelo  link até o dia 13 de maio. 

 

Além de mapear cargos, setor de atuação das empresas, faturamento médio, número de colaboradores, entre outros, a pesquisa visa entender quais as boas práticas adotadas pelas mulheres em suas empresas, e as principais dificuldades enfrentadas em suas trajetórias profissionais. A diretora do Mulheres ACATE, Gisele Machado, explica que o levantamento é de fundamental importância para orientar as novas ações do grupo conforme o perfil e interesse das mulheres do ecossistema, fortalecendo e aumentando a atuação feminina no setor e promovendo uma mudança de cultura nas empresas. 

 

“Apesar de já termos alguns dados, com a pesquisa vamos entender melhor quem são as mulheres e suas dores, o que vai nos ajudar nos próximos passos, pensando em ações estratégicas para o futuro das mulheres que já estão na tecnologia e as que ainda virão”, ressalta.. 

 

O grupo Mulheres ACATE foi criado em abril de 2018 e tem o propósito de fortalecer o protagonismo feminino no universo tech e, assim, transformar a cultura empreendedora, impactando o ecossistema e o tornando mais igualitário, justo, criativo, inovador e diverso. Além da pesquisa, o grupo está realizando uma série de ações para comemorar os três anos de atuação. A próxima delas será uma rodada de pitches para mulheres empreendedoras.

 

Atualmente reúne cerca de 165 participantes – CEOs, fundadoras de empresas, empreendedoras, interlideranças, e mulheres  que ocupam cargos técnicos – e está estruturado em quatro comitês: Geração de Negócios, que tem o objetivo de promover treinamentos e capacitar as mulheres ativas para que atuem em outros projetos; Comitê Evento , que trabalha na organização de um grande evento abordando as diversas temáticas profissionais do universo das mulheres; Comitê T&D (Treinamento e Desenvolvimento), com objetivo de gerar as oportunidades reais entre as mulheres do ecossistema catarinense e outros players estaduais, nacionais e internacionais; e Vagas & Oportunidades, conectando empresas com as mulheres que buscam vagas.

O Grupo se reúne mensalmente na segunda segunda-feira do mês, das 17h30 às 19 horas. Podem participar regularmente dos encontros e ações desenvolvidas todas as mulheres de empresas associadas à ACATE e entidades parceiras. Mais informações em https://sc.acate.com.br/mulheres-acate

Posts Relacionados

Mutirão Juntos Pelo Rio recolheu cinco toneladas de lixo em sua 11ª edição

Associação Amar Cura realiza ação de bem-estar para pacientes da Associação Madre Teresa

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana