Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Guarda Municipal ampara mulheres vítimas de violência em BC

Desde o começo do mês de março, o Grupo de Proteção às Mulheres (GPM) da Guarda Municipal de Balneário Camboriú (GMBC) tem atuado para fortalecer o apoio à rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. O grupo mantém uma aproximação ativa nos trabalhos realizando rondas constantes aos bairros de Balneário Camboriú. Prestes a completar três meses de funcionamento, o GPM já atendeu diversas ocorrências.

O grupo atende, em média, quatro ocorrências por dia. Além disto, desde o período de criação, 58 mulheres vítimas de violência doméstica, que possuem medida protetiva, têm sido acompanhadas continuamente pelo grupo. Foi registrado apenas um caso onde o autor descumpriu a medida e foi preso em flagrante pela Guarda Municipal de forma rápida, logo após a vítima entrar em contato com as integrantes do grupo.

Nas ocorrências geradas os números são: dois acompanhamentos para retirada de pertences das vítimas, designado pelo poder judiciário; 23 encaminhamentos psicológicos; sete encaminhamentos sociais; seis encaminhamentos jurídicos e três prisões de agressores.

De acordo com a inspetora da Guarda Municipal, Tássia Bruna Carvalho, a criação do grupo surtiu resultado positivo nesses primeiros meses de atuação.

“Nós acolhemos as vítimas e dependendo o motivo, encaminhamos para atendimentos psicológicos, assistência social e assessoria jurídica. Tudo isso para fortalecermos ainda mais essa rede constituída em nosso município, pois o acolhimento ofertado pelo grupo tem contribuído para que as vítimas tenham coragem e confiança para quebrar o ciclo de violência. A criação desse grupo é um recado para todas as mulheres: que elas não estão sozinhas,” conclui.

As mulheres podem pedir auxílio através do número 153, e ainda diretamente pelo Grupo de Proteção à Mulher (47) 9982-2275, onde as guardas do GPM se deslocam imediatamente e prestam o apoio que for necessário à vítima – os encaminhamentos variam conforme a situação.

_________________
Informações adicionais:

Secretaria de Segurança
(47) 3263-0190

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição