Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Guarda Municipal de Balneario Camboriu completa 5 anos

A Guarda Municipal de Balneário Camboriú (GMBC) foi criada em 4 de dezembro de 2009 pelo Prefeito Edson Renato Dias, por meio da Lei Municipal Nº 3.029, com a finalidade de proteger bens, serviços, instalações públicas e, de uma forma sistêmica, toda a população. A Corporação iniciou suas atividades em 3 de maio de 2011 com a formação de 61 Guardas Municipais e faz parte da estrutura organizacional da Secretaria de Segurança (SSE).

Com o tempo e demanda das ocorrências, o efetivo foi aumentado com a formação de 34 guardas em 1 de março de 2012, 13 GMs em 14 de fevereiro de 2014 e mais 67 na 4ª turma em 18 de dezembro de 2015. Descontando as exclusões que ocorreram ao longo do tempo, a GMBC conta atualmente com 123 homens e 22 mulheres totalizando um efetivo de 145 guardas, número que supera o do efetivo da Polícia Militar em nosso município.

Pela estatística da Central de Operações e Monitoramento (153), que gera todas as ocorrências atendidas pela Guarda Municipal, foram atendidas até hoje aproximadamente 29 mil chamados relacionados a perturbação do sossego; furto; roubo; uso, comércio e posse de drogas; apoio ao cidadão e apoio a outros órgãos.

A GMBC, nesse curto período de história, já se estabeleceu como uma instituição importante para o combate ao crime e à violência, juntamente com os demais órgãos policiais do Estado, servindo de modelo para outros municípios. Desde de sua criação evolui constantemente com a formação de novas turmas, investimentos em equipamentos e serviços prestados à comunidade e implantação de projetos como o Grupo de Operações Preventivas (GOP), com formação em Controle de Distúrbio Civil (CDC) e o Patrulhamento Escolar que propicia mais segurança para a comunidade estudantil, com patrulhamento externo e interno nas unidades escolares. A instituição está com mais dois projetos em análise de implantação que serão o Grupo de Proteção Ambiental e Grupo do Canil (K-9).

A Comandante da Guarda Municipal de Balneário Camboriú, Taís Baruffi, explica que a GMBC está sendo fortalecida com investimentos em equipamentos, serviços e cursos de atualização anuais.  “Hoje estamos fortalecendo ainda mais a nossa relação com a comunidade e outras forças de segurança para que estejamos cada vez mais próximos e com importante papel preventivo na sociedade”, afirma Baruffi.

Para o prefeito Edson Piriquito, a Guarda Municipal e todo o serviço prestado por ela em favor da comunidade é essencial. “A presença da nossa GM nas ruas da cidade é de suma importância para que os munícipes e turistas se sintam mais seguros para aproveitar tudo que a nossa cidade oferece em qualquer momento do dia. Apesar de segurança pública ser uma obrigação do Estado, nós estamos fazendo a nossa parte para garantir mais tranquilidade e qualidade de vida a todos. Nesta data especial eu parabenizo e agradeço profundamente pelo empenho e pelo exercício da função com qualidade empregado por cada membro dessa corporação”, salienta o prefeito

Posts Relacionados

De Vw Voyage a imóveis no litoral: veja os bens dos candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú.

Diário da Cidade

Agência Nacional de Águas inclui Santa Catarina no projeto Monitor de Secas

História em quadrinhos valoriza cultura italiana do sul do Brasil

Prazo para inscrições no Programa de Pesquisa Universal termina dia 23 de setembro

Recicla Xanxerê coleta mais de 6 toneladas de produtos

Setembro amarelo e o tabu com o tema

Projeto de Dário torna inafiançável crime relacionado a pedofilia

Novo protocolo sanitário define regras para retorno de esporte recreativo em SC

Alesc aceita segundo pedido de impeachment de governador e vice

Movimento MP Mulheres SC lamenta “prática de fazer graça com a violência doméstica”

Grupo Pereira dobra as doações do tradicional Troco Solidário

CartonDruck doa mais de 1,3 milhão de copos descartáveis de papel para hospitais de Santa Catarina

A EFICÁCIA DA GRATIDÃO pela psicóloga Sandra Morais

Lei institui Delegacia Virtual da Mulher em Santa Catarina

Diário da Cidade

Produtor artesanal catarinense vai expandir o mercado para todo o território nacional

Cuidados simples evitam a entrada de escorpiões em casa

Diário da Cidade

Governo do Estado entrega nova frota de ônibus escolares

Governo realiza chamada de 36 engenheiros para a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade

Santa Catarina passa a ter ligação aérea com Miami no transporte de cargas

Caixa credita hoje saque emergencial do FGTS para nascidos em junho

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: