Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Guarda Municipal de Balneário Camboriú conclui curso de Libras

Guardas Municipais de Balneário Camboriú concluíram, nesta sexta-feira (20), o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). As aulas foram realizadas no Centro Educacional Municipal (CEM) Jardim Iate Clube de 16 a 20 deste mês.

De acordo com a comandante da Guarda Municipal, Tais Baruffi, “a intenção é promover a inclusão social e aprimorar a comunicação dos agentes de segurança pública com os surdos por meio da Língua Brasileira de Sinais. Todos se inscreveram voluntariamente e pretendemos continuar com as turmas no ano que vem. Queremos que os formados aprimorem os conhecimentos, e outros possam ser inseridos”.

O curso foi ministrado em parceria com a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Especial. “Eles aprenderam todos os sinais para poder orientar a auxiliar os deficientes auditivos durante uma abordagem em várias situações. É, principalmente, um processo de inclusão social”, esclareceu o professor do curso, Anderson Ari Nicolau.

Além de aulas teóricas, os alunos treinaram o uso prático da língua, simulando situações comuns à atividade dos Guardas Municipais. Os alunos também tiveram contato com um aluno surdo durante a aula para praticar o uso da língua. O professor explica que não é só uma questão de aprimoramento dos trabalhos dos agentes de segurança pública, mas também de melhoria da acessibilidade. “Por exemplo: uma vítima de assalto quer explicar a cor da roupa do assaltante, para que lado seguiu e o que levou. Nesses casos, o conhecimento de Libras será de grande valia”, concluiu Nicolau.

“O curso foi muito produtivo. É uma forma de encarar o surdo como cidadão que tem acesso a um atendimento de qualidade. A parceria entre as Secretarias de Segurança e Educação deu certo e no ano que vem com certeza vamos nos aperfeiçoar nesta área”, destaca a GM Tassia Bruna Carvalho.

“É extremamente importante o conhecimento da Libras por parte da Guarda Municipal. São nossos parceiros dentro das unidades, estão sempre em contato com nossos alunos e precisa haver comunicação com todos”, afirmou a diretora Geral do Colegiado da Educação, Simone da Silva Ricardo.

Posts Relacionados

Restaurante catarinense especializado em sequência de trutas vai abrir franquias no Sul e Sudeste

Edenilson Floriani pronto para estrear no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão

Rede Plaza de Hotéis lança campanha beneficente TODOS PELO RS

Sebrae promove a ‘semana do MEI 2024’ com palestras e orientações

Desafios empresariais – por Leonardo Chucrute que é Gestor em Educação e CEO do Zerohum

Grupo Pereira inaugura nova unidade da Farmácia SempreFort, em Biguaçu

CEO do Grupo Koch é um dos palestrantes do Encontro LIDE SC

Semana da Indústria debate competitividade do setor têxtil

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas