Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Helio de La Peña estreia série Preto À Porter

Ator se une à empreendedora Neyzona, ao fotógrafo Roger Cipó e à historiadora Caroline Sodré para apresentar novo programa do UOL, criado e dirigido por Rodrigo Pitta

São Paulo, 24 de agosto de 2021 -Decolonizar o pensamento do público, resgatando a realeza negra.  É com esta proposta que Preto À Porter, nova série do diretor Rodrigo Pitta, estreia hoje, 24 de agosto, às 11h, no Canal UOL, projeto inédito de conteúdo em vídeo do UOL, com uma programação de notícias, entretenimento e esportes.

Com apresentação do ator Helio de La Peña,a empreendedora Neyzona (Loo Nascimento), o fotógrafo Roger Cipó e a historiadora Caroline Sodré, o programa, publicado pelo Selo Plural, projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes de produção e conteúdo vai contar com histórias, entrevistas, números musicais e performances relacionadas à cultura negra a fim de contribuir para a transformação do pensamento da sociedade brasileira.

Ao rever pontos históricos e discutir temas importantes, a atração irá ressaltar e saudar, de maneira afro afirmativa, a herança deixada pelos povos africanos ao Brasil. O programa tem ainda um diferencial específico: o elenco, direção, roteiro, convidados e produção são compostos exclusivamente de pessoas pretas.

Criada e dirigida por Rodrigo Pitta, em parceria com a MOV, a produtora de vídeos do UOL, e o coletivo de entretenimento internacional TEAM O!,a série mostra um recorte que batiza de “prisma do poder preto”. Em vez de representar o preto com base na desigualdade, ele é apresentado pela cultura, entretenimento e conhecimento político-social.

“Vamos apresentar exemplos de vitória e orgulho, dando visibilidade a pretos que estão inseridos em contextos sociais, culturais e econômicos importantes no Brasil, porém, muitas vezes, invisibilizados pelo racismo estrutural. Com esta proposta, a série pretende diminuir a falta de representatividade, que impede o processo evolutivo do povo preto na sociedade”, destaca Pitta.

Preto À Porter terá episódios temáticos para abordar assuntos como ancestralidade, cultura, música, arte, religiosidade, entre outros. A série se passa em algumas cidades do Brasil, como São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, mas também visita países como Estados Unidos, Camarões e Senegal, e conta com repórteres especiais pretos em cada um dos núcleos. Dessa forma, o programa se transforma em um caldeirão de informações vindas dos quatro cantos do planeta, para mostrar a trajetória e existência do povo preto de maneira afirmativa e representativa.

Em sua abertura, a série terá uma música-tema inédita composta pelos Gilsons, banda musical formada por filhos e netos de Gilberto Gil.

Murilo Garavello,  Diretor de Conteúdo do UOL, afirma: “Ao mostrar exemplos aspiracionais da cultura negra, Preto À Porter cumpre um papel importante de produzir visibilidade afirmativa para temas relevantes na sociedade, tudo a partir de um conteúdo original, com olhar brasileiro, e a qualidade editorial do UOL”.

Passarão pela tela de Preto À Porter nomes como Gilberto Gil, Preta Gil, a cozinheira Dadá, Chico Brown e Bruno Gagliasso, entre outras personalidades como advogados, médicos, antropólogos, políticos, empresários e engenheiros, que trarão suas histórias e pontos de vista.

A fim de garantir a segurança da equipe de produção, foram tomados todos os cuidados necessários recomendados pelas autoridades de saúde, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, além da testagem periódica do time, que operou em formato reduzido.

Assista à série Preto À Porter pelo Canal UOL.

Sobre Rodrigo Pitta

Nascido brasileiro, mas cidadão do mundo, Rodrigo Pitta esteve à frente da criação e direcão da Instasérie de formato inédito para o IGTV do Instagram “Alta Sociedade Baixa”.  Ele também é responsável pelo remake do sucesso musical “Cazas de Cazuza”, que estrearia 10 de abril no Vivo Rio, Rio de Janeiro, adiada por conta do confinamento da quarentena.   Produziu o álbum Pandora, de Luísa Sonza, da Universal Music, o clipe “Só o Amor”, de Preta Gil e Glória Groove, “Pronto pro Rolê”,com KarolConKá e Johnny Hooker, entre outros. Pitta também criou“Made in Brazil Tour” de Anitta, premiada turnê que passou por Portugal no Rock in Rio Lisboa, França no Le Trianon e Inglaterra no histórico Royal Albert Hall), além do programa de TV “Lazinho com Você” e do musical “Jantar Secreto”, baseado no best-seller de Raphael Montes, com estreia prevista para 2021.

Sobre o UOL Conteúdo e Serviços:

UOL Conteúdo e Serviços oferece mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços. Com cobertura de 90% (9 em cada 10 brasileiros acessam o conteúdo UOL todos os meses), o UOL tem a maior audiência entre veículos de comunicação da internet brasileira. O UOL Conteúdo e Serviços oferece ainda produtos de entretenimento (UOL Play, UOL Economia+, Clube UOL), segurança e Assistência (Antivírus, Assistência Técnica, UOL Resolve), soluções para mídia digital (Publicidade), entre outros. O Grupo UOL é o maior grupo brasileiro de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais e tem ainda as seguintes unidades de negócios: PagSeguro PagBank, companhia aberta na NYSE (EUA), que tem soluções completas para pagamentos online e presenciais (mobile e POS) para todos os meios de pagamento (cartões de crédito, débito e refeição), além das contas digitais gratuitas que permitem pagar contas, recarregar celular, fazer portabilidade de salário e enviar e receber transferências (TEDs); a Compasso UOL, que oferece soluções tecnológicas para a transformação digital de grandes empresas; e o UOL EdTech, plataforma com soluções para ensino online.

Acesse: www.uol.com.br/sobre

Posts Relacionados

Enem: 6 dicas para aumentar o foco

Diário da Cidade

Restaurantes adotam cardápio digital para otimizar o atendimento

Confira as delícias para celebrar o Dia Nacional da Banana, em 22 de setembro

Rafa Kalimann desabafa: “A mulher é colocada à prova muito mais. É testada muito mais”

Cãominhada será dia 12 de outubro

Livro que ensina a criar seu próprio negócio no mercado digital entra na lista dos mais vendidos

Diário da Cidade

Gêmeas Melissa e Nicole lançam quinto livro da carreira

Raça Negra & Convidados confirmam live no Teatro Bradesco

Garten recebe musical gratuito “A Bela e a Fera” nesta quarta

Diário da Cidade

Capa da Sexy de setembro faz subir a temperatura em Campos do Jordão

“Praça da Pérola” leva os encantos do fundo do mar ao público infantil do Itajaí Shopping

Setembro chega com lançamento de novo trabalho da banda catarinense Stella Folks

Rafa Kalimann – “Preciso ter cuidado e responsabilidade ao me posicionar. Estou influenciando mais de 20 milhões de pessoas”

Artista Plástica Asta dos Reis expõe “Cromoformas” no Garten Shopping

Diário da Cidade

Dia do Cliente: o Rei do Mate anuncia promoção especial para celebrar a data (15/09)

Diário da Cidade

Roteiro de Observação de Aves será lançado na Costa Verde & Mar

Diário da Cidade

Beiramar Shopping promove exposição de motos de colecionadores

Diário da Cidade

Vai Ter Samba neste sábado com Belo, Ferrugem, Akatu e Revelação no Mega Space

Diário da Cidade

Brahma Pela Volta: Marca cria movimento de incentivo à segunda dose da vacina contra a covid-19

Grupo Velocity expande franquia e inaugura sua primeira unidade em Balneário Camboriú