Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Home office: cuidado com a postura

Home office é um método que tem conquistado cada vez mais adeptos, principalmente os profissionais que atuam de maneira autônoma ou em determinados segmentos. Com a pandemia do Coronavírus (Covid-19), trabalhar de maneira remota se tornou uma excelente opção para evitar o contágio, sem comprometer as demandas profissionais.

Os benefícios são bem difundidos como melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, evitar o estresse na mobilidade urbana nos grandes centros, atrair e reter talentos. Contudo, os profissionais devem evitar algumas situações para não comprometer a produtividade, como administrar o tempo para não extrapolar a jornada, evitar distrações como televisões e redes sociais para não perder o ritmo e criar uma agenda com horários pré-definidos.

“Trabalhar no sofá ou na cama são tentações que devem ser evitadas, assim como em locais improvisados. Os profissionais devem reservar um local tranquilo, com boa iluminação, bem arejado, organizado e confortável. Também precisam estar atentos à postura para evitar dores na coluna, na cabeça e em outras partes do corpo. Muitas horas na frente do computador, ao longo do tempo, resultam em um corpo extremamente cansado, desconforto e noites mal dormidas – condições que contribuem para o surgimento de dores crônicas”, alerta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.

Ao usar o computador, é necessário evitar que o corpo “escorregue na cadeira” e que os músculos e as articulações fiquem tensionados demais com as atividades diárias. Outra recomendação é sentar-se sobre os ísquios (os dois ossos pontudos da bacia, que ficam na transição entre os glúteos e o púbis). “Para saber onde eles estão, sente-se no chão e procure encostar esses ossinhos no plano. Quando sentamos nos ísquios, automaticamente, endireitamos toda a coluna, o que não acontece ao sentarmos sobre o osso sacro, que fica na base da coluna, fazendo com que nos curvamos para frente ou para trás”.

Segundo Reichmann, quando a pessoa estiver sentada na cadeira, os pés devem ter um apoio firme no chão. “É importante que os joelhos fiquem num ângulo de 90 graus, pois isso ajuda a não sobrecarregar a coluna lombar. Também é fundamental que os ombros fiquem confortáveis, sem tensão e, principalmente, longe das orelhas”.

Outro aspecto importante a ser observado é a altura dos olhos em relação à tela do computador. Os olhos devem alcançar a tela sem que a pessoa abaixe ou levante o pescoço pois, ao longo do dia, isso causa desconforto e dores na cervical e no maxilar.

De acordo com o médico, o cuidado da postura diariamente deve estar entre as prioridades de todos, independentemente do local ou da atividade. “Entre os fatores essenciais para ganhar boa consciência corporal está a prática de alguma atividade física. Para os profissionais que estão trabalhando em casa a recomendação é fazer alongamentos e exercícios físicos antes e durante as pausas do trabalho”, comenta.

Posts Relacionados

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados

Dia Internacional do Milho: sabor tipicamente brasileiro é ingrediente para todo tipo de bolo

Workshop sobre mesa posta, etiqueta à mesa e etiqueta social reúne convidadas em Itajaí

Paixão por selos e flores é tema de exposição inédita em Florianópolis

Como se preparar para um intercâmbio?

Banda Nós Naldeia faz show gratuito neste sábado no Jurerê OPEN

A Geolocalização do Balneário Shopping agora é estampa da The North Face

Dia das Mães: open shopping de Florianópolis faz promoção especial para a data

SC se consolida como palco para grandes eventos de fisiculturismo e vai receber a 3ª edição do Eduardo Corrêa Classic em maio

Warung Day Festival chega à nona edição anual com 21 atrações