Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Home office: cuidado com a postura

Home office é um método que tem conquistado cada vez mais adeptos, principalmente os profissionais que atuam de maneira autônoma ou em determinados segmentos. Com a pandemia do Coronavírus (Covid-19), trabalhar de maneira remota se tornou uma excelente opção para evitar o contágio, sem comprometer as demandas profissionais.

Os benefícios são bem difundidos como melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, evitar o estresse na mobilidade urbana nos grandes centros, atrair e reter talentos. Contudo, os profissionais devem evitar algumas situações para não comprometer a produtividade, como administrar o tempo para não extrapolar a jornada, evitar distrações como televisões e redes sociais para não perder o ritmo e criar uma agenda com horários pré-definidos.

“Trabalhar no sofá ou na cama são tentações que devem ser evitadas, assim como em locais improvisados. Os profissionais devem reservar um local tranquilo, com boa iluminação, bem arejado, organizado e confortável. Também precisam estar atentos à postura para evitar dores na coluna, na cabeça e em outras partes do corpo. Muitas horas na frente do computador, ao longo do tempo, resultam em um corpo extremamente cansado, desconforto e noites mal dormidas – condições que contribuem para o surgimento de dores crônicas”, alerta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.

Ao usar o computador, é necessário evitar que o corpo “escorregue na cadeira” e que os músculos e as articulações fiquem tensionados demais com as atividades diárias. Outra recomendação é sentar-se sobre os ísquios (os dois ossos pontudos da bacia, que ficam na transição entre os glúteos e o púbis). “Para saber onde eles estão, sente-se no chão e procure encostar esses ossinhos no plano. Quando sentamos nos ísquios, automaticamente, endireitamos toda a coluna, o que não acontece ao sentarmos sobre o osso sacro, que fica na base da coluna, fazendo com que nos curvamos para frente ou para trás”.

Segundo Reichmann, quando a pessoa estiver sentada na cadeira, os pés devem ter um apoio firme no chão. “É importante que os joelhos fiquem num ângulo de 90 graus, pois isso ajuda a não sobrecarregar a coluna lombar. Também é fundamental que os ombros fiquem confortáveis, sem tensão e, principalmente, longe das orelhas”.

Outro aspecto importante a ser observado é a altura dos olhos em relação à tela do computador. Os olhos devem alcançar a tela sem que a pessoa abaixe ou levante o pescoço pois, ao longo do dia, isso causa desconforto e dores na cervical e no maxilar.

De acordo com o médico, o cuidado da postura diariamente deve estar entre as prioridades de todos, independentemente do local ou da atividade. “Entre os fatores essenciais para ganhar boa consciência corporal está a prática de alguma atividade física. Para os profissionais que estão trabalhando em casa a recomendação é fazer alongamentos e exercícios físicos antes e durante as pausas do trabalho”, comenta.

Posts Relacionados

Festival de Outono do Jurerê OPEN agita o final de semana com 16 atrações

Maior Feira do setor de Noivas e debutantes do Paraná chega em Itajaí

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul